O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Paisagismo no entorno da Burj Khalifa / SWA Group

Paisagismo no entorno da Burj Khalifa / SWA Group

Paisagismo no entorno da Burj Khalifa / SWA Group
Paisagismo no entorno da Burj Khalifa / SWA Group, © Tom Fox
© Tom Fox

O escritório norte americano SWA Group foi encarregado de desenvolver o projeto de paisagismo nos arredores da torre mais alta do mundo, Burj Khalifa, situada no adverso contexto climático de Dubai, nos Emirados Árabes.

© Tom Fox

Apesar de esta torre parecer um atentado á cidade, devido a seu impacto ambiental, as exigências ao seu contexto imediato, os recursos utilizados ou seu desmesurado custo, o edifício também tem uma lado positivo, e este não esta em seus 828 metros de altura, e sim próximo ao solo, onde cada cidadão é capaz de refugiar-se em um ambiente fresco e sombreado.

© Tom Fox

Utilizando materiais e elementos próprios do contexto, este oásis verde destaca-se por enfrentar dualidades entre espaços abertos e outros mais cobertos, texturas suaves e outras mais ásperas, propiciar o encontro de multidões ou dar espaço a reflexão do indivíduo.

© Tom Fox

Utiliza também palmeiras, parte do imaginário coletivo da cidade, para marcar distintos pontos, como acessos ou linhas que definem caminhos de pedestres ou de automóveis.

© Tom Fox

O parque de transição até a torre fornece sombra, refresco e refugio a esta cidade que no verão pode superar facilmente os 40ºC de temperatura. Caminhos circulares que entre espécies verdes conduzem o acesso ao hotel e que a partir desse ponto, pequenos parques separam o hotel das zonas residenciais, que por sua vez conduzem seus visitantes à essas zonas.

© Tom Fox

Distintas espécies, algumas floridas, outras ásperas e próprias de um clima desértico, distintos padrões de pavimentação e fontes de água vão dando caráter a cada lugar, dando a cada espaço qualidades especiais, gerando no imaginário de cada visitante uma sensação diferente.

© Tom Fox

O Grande Terraço reflete a importância e a escala da chegada à torre, possui uma série de espelhos e quedas d’água que caem até o lago, e caminhos que limitam estes elementos de água. Uma infinidade de percursos conduz ao shopping, o Island Park, às torres residenciais, ao hotel e à baía que rodeia o lago.

© Tom Fox

Grande parte dos caminhos circulares e o mobiliário urbano estão inspirados na estrutura da Lycoris, uma flor típica da Ásia, e outros padrões típicos do projeto islâmico.

© Tom Fox

O clima extremo da região oferece uma sinergia única entre a torre e sua paisagem circundante. O quente e úmido ambiente exterior ao se encontrar com a temperatura climatizada do edifício, gera uma abundante condensação. A cada ano, 15 milhos de galões de água obtida através dessa condensação serão utilizados para a irrigação do parque.

© Tom Fox

Ficha técnica:

  • Arquitetos:SWA Group
  • Ano: 2011
  • Área do terreno: 11 m²
  • Tipo de projeto: Paisagismo
  • Status:Construído
  • Localização: Dubai, Emirados Árabes Unidos

Equipe:

  1. Arquitetura:  SWA Group

Cita: Marina de Holanda. "Paisagismo no entorno da Burj Khalifa / SWA Group" 11 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/42665/paisagismo-no-entorno-da-burj-khalifa-swa-group> ISSN 0719-8906