O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária de Xiaoquan / Tao

Escola Primária de Xiaoquan / Tao

Escola Primária de Xiaoquan / Tao
Escola Primária de Xiaoquan / Tao, © Yao Li
© Yao Li

A antiga escola primária de XiaoQuan foi severamente destruída durante o catastrófico terremoto Sichuan de 5.12 em 2008. Financiado por doações, o projeto é construir a nova escola no centro da velha cidade de Xiaoquan. O programa consiste no edifício principal de salas de aula, salas para diversas atividades, salas para os professores, edifícios de alojamento estudantil e refeitório. A nova escola acolherá mais de 900 alunos.

© Yao Li

O projeto foi concebido como um aglomerado de pequenos edifícios para criar uma microcidade como um campus. A fragmentação ao invés da união dos blocos na composição produz diversos espaços de caráter urbano como ruas, praças, pátios e patamares em várias escalas. Estes espaços são destinados a encorajar as crianças a atividades espontâneas e diversificadas.

© Yao Li

Pequenos cantos lúdicos e labirintos como locais de passagem e playgrounds são criados para provocar a imaginação e a criatividade da criança. Através disso, também pretendemos continuar a memória do espaço urbano da cidade de Xiaoquan no edifício da escola, de modo a evitar que se perca completamente a continuidade do tecido urbano durante o processo de reconstrução após o terremoto.

© Yao Li

O projeto responde ao clima úmido e quente. Dispositivos de barreira solar, ventilação natural e redução do calor são elementos importantes a serem considerados. Além disso, exploramos maximizar o uso de recursos locais e artesanato que podem ser adquiridos. Materiais locais como madeira, tijolo e bambu são usados para janelas, paredes e tetos.

© Yao Li
© Yao Li

Os tijolos reciclados do terremoto são aplicados na pavimentação. O concreto moldado in loco é usado para a estrutura aparente. A construção é completamente executado por um empreiteiro local e seu custo é bem controlado com orçamento econômico de RMB 1,500 yuan por metro quadrado.

Planta baixa
© Yao Li

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquiteto: HUALi/TAO (Trace Architecture Office)
  2. Equipe de projeto: HUALi, ZhuZhiyuan, Jiang Nan, Li Guofa, Kong Desheng

Informação Complementar:

  1. Empreiteira: Sichuan Huaxiluyi Construction Co.
  2. Sistema estrutural: Concreto armado
  3. Patrocinadores: Jiangsu Taicang Red Cross, Canton Liuzu Buddhism Temple, Tsinghua_HKCU MBA Group, Peking University HSBC School of Business PE Fund, Qiaoai Organization, Sichuan Society for Promotion of the Guangcai Program
  1. Projeto: 2008-2009
  2. Construção: 2009-2010

Sobre este escritório
Tao (Trace Architecture Office)
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "Escola Primária de Xiaoquan / Tao" 12 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/30005/escola-primaria-de-xiaoquan-tao> ISSN 0719-8906