O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Conjunto Casas Vedoble / Barclay & Crousse

Conjunto Casas Vedoble / Barclay & Crousse

Conjunto Casas Vedoble / Barclay & Crousse
Conjunto Casas Vedoble / Barclay & Crousse, © JP Crousse
© JP Crousse

Este conjunto de quatro casas nasce de uma investigação sobre a variação tipológica a partir de um “protótipo”, a Casa Equis (2003), situada na mesma baía. Com o crescente adensamento de construções na praia La Escondida, operamos com o tempo na costa peruana, testando o protótipo segundo as circunstâncias de uso, de situação especifica e as aspirações dos seus moradores.

Implantação

As casas não foram projetadas como um conjunto, prologando-se em um período de três anos, elas formam um conjunto compacto e coerente por encontrarem-se em lotes vizinhos e por procederem de um mesmo “protótipo”. Elas formam parte de um único laboratório de investigação projetual sobre as qualidades de habitação que oferece o deserto peruano.

Planta Cobertura

As casas exploram assim o conceito de “Praia Artificial”, em um clima ameno, sem calor ou frio, sem ventos e sem chuva, e nos permitem imaginar que a arquitetura aqui foi despojada de seu papel de abrigo, de criar intimidade e de celebrar o prazer de viver.

© JP Crousse

Uma série de espaços fluídos e abertos é definida por um grande pátio e uma plataforma, dois dispositivos arquitetônicos que estas casas compartem com as edificações pré-colombianas peruanas. Relacionam-se ao mar e ao horizonte através de uma piscina que convida a paisagem marinha a compartilhar a intimidade do pátio.

© JP Crousse

Em cada uma das habitações acessa-se o pátio por uma/um soleira/limiar(umbral) que une e separa dois espaços exteriores: o espaço infinito do deserto e o espaço íntimo da residência.

© JP Crousse

Escadas abertas generosas são esculpidas nas plataformas, unindo as praias artificiais com o nível dos dormitórios. As plataformas habitadas interligam-se por pátios e corredores que correm entre as casas, como rachaduras no solo, reforçando a idéia de a casa de praia como um lugar de vida predominantemente “ao ar livre”, em comunhão com a natureza, mas resguardado do sol.

© JP Crousse

A construção pré-colombiana da costa, onde as paredes de adobe parecem surgir do solo como um extrudamento do deserto, traduz-se na utilização do concreto armado aparente, usando fôrmas de tábuas rústicas, que dá a impressão de volumes extraídos diretamente da falésia.

© JP Crousse

A utilização de cores ocre-areia tem também esse objetivo e evita o desgaste visual do edifício devido a grande quantidade de pó que o vento do deserto impregna nas construções.

© JP Crousse

A alta qualidade da mão-de-obra artesanal que existe no lugar permite cruzar tecnologias arcaicas e industriais, ajudando a abstração formal em sua busca por “destemporalizar” as construções e em sua aspiração de integrar-se a paisagem cultural milenária da costa desértica peruana.

© JP Crousse

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Barclay & Crousse
  • Ano: 2011
  • Área construída: 917 m²
  • Área do terreno: 1120 m²
  • Endereço: Praia “La Escondida” Província de Cañete Peru
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Praia “La Escondida”, Província de Cañete, Peru
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Barclay & Crousse – Sandra Barclay e Jean Pierre Crousse
  2. Colaboradores: Vahl del Solar, Rosa Aguirre

Informação Complementar:

  1. Construtora: Constructora Edward Barclay
  2. Cálculo estrutural: Engenheiro Luis Flores
  1. Área dos lotes: 4x280 m2
  2. Área construída: TOTAL: 917 m2 – W1 = 255 m2, W2 = 172 m2, W3 = 217 m2, W4 = 273 m2
  3. Principais materiais: concreto aparente (paredes e lajes), cimento polido (pisos e móveis projetados), vidros temperados sem moldura (fixos e móveis), cimento e pintura (paredes exteriores e interiores), seixo rolado (pedra bola) (pisos)
  4. Texto original em espanhol: Cortesia dos Autores

Sobre este escritório
Barclay & Crousse
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Conjunto Casas Vedoble / Barclay & Crousse" 09 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/29395/conjunto-casas-vedoble-barclay-e-crousse> ISSN 0719-8906