O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. WoZoCo / MVRDV

WoZoCo / MVRDV

WoZoCo / MVRDV
WoZoCo / MVRDV, © Samuel Ludwig
© Samuel Ludwig

A grande densidade populacional da Holanda causou uma demanda inerente por habitação, dando aos então jovens arquitetos holandeses do MVRDV a oportunidade de projetar e construir grandes edifícios em sua terra natal. WoZoCo é um excelente exemplo de uma necessidade específica de residências no país, dando respostas ao problemas da época.

© Samuel Ludwig

O complexo de apartamentos WoZoCo para idosos apresenta 100 unidades habitacionais em uma região de Amsterdã que foi recentemente ameaçada pela perda de áreas verdes e espaços livres devido ao grande crescimento da densidade populacional. A solução encontrada neste projeto é de interesse crucial deste escritório em ser imaginativo, porém prático.

© Samuel Ludwig

Limitado pelas regulamentações do zoneamento da área, o MVRDV calculou que apenas 87 das 100 unidades propostas caberiam na área determinada seguindo as normas de iluminação natural. A partir disso surgiu a ideia de suspender em balanço as unidades restantes na fachada norte para conectar-se a galeria transparente do bloco principal encontrada abaixo, criando ainda espaços no restante do terreno.

© Samuel Ludwig

A estrutura é ocultada dentro do bloco principal sob um revestimento em madeira que cria um senso de instabilidade entre as conexões das finas paredes da fachada norte.

© Samuel Ludwig

Apesar de marcante e poético, o gesto aumentou os custos da obra que tiveram que ser revistos em outras partes do projeto para que pudesse cobrir os gastos das unidades em balanço. O bloco principal caracteriza-se por um desenho mais simples, aparentemente aleatório pelo tamanho e posição de suas janelas e varandas na fachada sul. É dito que essa linguagem imita o desenho da fachada oposta (das unidades em balanço), em uma escala menor.

© Samuel Ludwig

Ficha técnica:

  • Arquitetos:MVRDV
  • Ano: 1997
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Amsterdã, Holanda
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
MVRDV
Escritório
Cita: Igor Fracalossi. "WoZoCo / MVRDV" 27 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/25071/wozoco-mvrdv> ISSN 0719-8906