Arte e Arquitetura: Eidos ou quando o desejo se converte na Matéria por Carlo Bailey & Lorenzo Villaggi

Situado na rua 130  com a Park Avenue no East Harlem, Eidos é uma comunidade prototípica auto-suficiente livre de arquitetura baseada em algum momento do futuro próximo. O projeto consiste em fazer a gestão da diferença e o desejo dentro de uma condição espacial coletiva. As tecnologias de fabricação aditiva (7 eixos robô - impressoras 3D) são empregadas com os meios técnicos através dos quais os habitantes expressam e manifestam fisicamente seus lares desejados.

Mais detalhes a seguir.

Arte e Arquitetura: Eidos ou quando o desejo se converte na Matéria por Carlo Bailey & Lorenzo Villaggi - Mais Imagens+ 13

Proposta

Eidos é uma proposta de um complexo de habitações situado no East Harlem, Nova Iorque, projetado pelos estudantes de arquitetura Carlo Bailey e Lorenzo Villaggi. O projeto foi levado a cabo para o estudo da habitação na Universidade de Columbia GSAPP, sob tutela do crítico Charles Eldred.

Planta

Conceito

Eidos é uma comunidade prototípica auto-suficiente baseada em algum futuro próximo. O projeto tem como objeto a gestão da diferença e do individualismo dentro da colectividade territorial. Empregam-se tecnologias de fabricação aditiva (7 eixos robô de impressão 3D) para facilitar um complexo de habitações que é a manifestação física do que seus habitantes querem, executado dentro de um conjunto de regras rígidas que permitem a máxima autonomia e expressão. O conjunto de regras consiste em um conjunto de algoritmos, uma estrutura "ADN" programada nos robôs que se alimentam tanto do meio ambiente e dos desejos do habitante como dos insumos para permitir a construção de unidades e a infraestrutura da cosntrução. As normas se põe de manifesto tanto na escala macroscópica - apartamentos, tamanho de lote, distância entre unidades, máxima e mínima área do solo - como na escala microscópica - halls, janelas, tamanho das habitações, etc.

Cortesia de Carlo Bailey & Lorenzo Villaggi

Organização e Massa

A organização do complexo quer ser tão genérica como uniforme possível, com a menor intervenção manual do arquiteto. O movimento do sol através do local foi analisado para definir a localização ideal dos poços de luz e dos vazios nas quadras para minimizar as sombras e dar luz ao plano de terra. Os recortes na massificação e as quadras se introduzem no solo para proporcionar conexões através de blocos da cidade adjacente e estender a malha de Manhattan. A praça do mercado está localizada no piso térreo, com a escola sobre os dois pavimentos superiores. As zonas comuns estão estrategicamente situadas junto aos quatro núcleos de circulação vertical e se entrelaçam com as unidades de habitação através dos andares restantes do complexo. 

Diagrama

Programa

O programa público de Eidos consta de instalações educativas que formam os que querem aprender as ferramentas de projeto e técnicas de fabricação rápida, um mercado para aqueles que vendem bens de produção local impressos em 3D, e as zonas comuns proporcionam um espaço genérico, onde a fabricação e a produção dos bens pode ser praticada de maneira informal. As zonas comuns voltadas para dentro buscam ir contra a tipologia de "uma só varanda privada" e fomentar as atividades da comunidade e espaços compartilhados. Um grau de autonomia econômica e cultural será atingido pela comunidade graças a uma forma resistente e autônoma da produção e das condições espaciais adaptáveis no tempo.

Cortesia de Carlo Bailey & Lorenzo Villaggi

Construção

O complexo residencial se compõe de uma mega-estrutura tubular de aço (o único rastro explícito da mão do arquiteto). Isto tem a função combinada de ser a pista para que os robôs funcionem ao longo e a (infra)estrutura que sustenta as unidades de habitação. A malha de 2,43 m X 2,43 m sem folga esgota o plano horizontal através do local e se expressa constantemente durante todo o projeto - dormitórios penetrantes, salas de estar e as vezes visíveis nas fachadas da unidade.

Cortesia de Carlo Bailey & Lorenzo Villaggi

A malha contudo muda para 4,87m X 4,87 m de espaçamento nos espaços das áreas de produção e áreas escolares. a cada habitante é atribuída uma área de lote quando se unem a comunidade (que pode ampliar-se ou reduzir-se em função das necessidades e disponibilidade de espaço); o habitante é livre para pedir qualquer estilo arquitetônico para a sua casa e configuração espacial. As unidades de habitação são impressas como um composto de polímero + concreto com tonalidades cromáticas diferentes. Cada detalhe é reproduzido com fidelidade e alta resolução.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: Eidos ou quando o desejo se converte na Matéria por Carlo Bailey & Lorenzo Villaggi" [Arte y Arquitectura: Eidos o cuando el deseo se convierte en la Materia por Carlo Bailey & Lorenzo Villaggi] 23 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-184972/arte-e-arquitetura-eidos-ou-quando-o-desejo-se-converte-na-materia-por-carlo-bailey-and-lorenzo-villaggi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.