O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Em foco: Severiano Porto

Em foco: Severiano Porto

Em foco: Severiano Porto
Em foco: Severiano Porto, Cortesia de acritica.uol.com.br
Cortesia de acritica.uol.com.br

Hoje, 19 de fevereiro, um mestre da arquitetura brasileira completa 86 anos. Severiano Porto, conhecido como “arquiteto da floresta” ou “arquiteto da Amazônia” foi o responsável por conceber um modelo único de arquitetura amazônica, que mescla técnicas locais com estratégias que atentam ao rigor do clima e à economia de meios.

Nascido em Uberlândia em 1930, aos cinco anos de idade Severiano muda-se com a família para o Rio de Janeiro. Em 1954 forma-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura – FNA, da Universidade do Brasil.

Em 1963 viaja a turismo para Manaus. Dois anos mais tarde é convidado pelo então governador do Estado do Amazonas, Arthur Cezar Ferreira Reis, a realizar a reforma do palácio do governo, 1965, e o projeto da Assembléia Legislativa do Estado, 1965 – obras que acabam por não se concretizar. No período em que permanece na capital amazonense, Severiano recebe outras encomendas de projetos e então se muda para Manaus.

Seu escritório no Rio de Janeiro permanece sob a coordenação de seu sócio Mário Emílio Ribeiro, colega de turma na FNA e coautor de importantes projetos como o Estádio Vivaldo Lima (1965) e o Campus da Universidade do Amazonas (1970 - 1980), ambos construídos no Amazonas.

Estádio Vivaldo Lima, 1965. Image © Severiano Porto
Estádio Vivaldo Lima, 1965. Image © Severiano Porto

Em Manaus elabora um caderno de encargos, com os engenheiros Sérgio S. Machado e Milber Guedes, para assegurar que as construtoras cumpram os prazos e as especificações técnicas conforme o projeto e os dispositivos legais estabelecidos. A iniciativa inédita no Estado é rapidamente assimilada pelo governo. 

Campus da Universidade do Amazonas, 1970-1980. Image © Severiano Porto
Campus da Universidade do Amazonas, 1970-1980. Image © Severiano Porto

O conjunto de sua obra foi premiado em 1985 pela Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires. Em 1987 é reconhecido internacionalmente, sendo eleito o homem do ano pela revista francesa L'Architecture d'Aujourd'hui.  A parceria entre Severiano e Mário Ribeiro é, também, amplamente reconhecida, tanto que ambos receberam o prêmio Personalidade do Ano em 1986 pelo IAB carioca.

Entre 1972 e 1998, Severiano exerce a função de professor de arquitetura e urbanismo na Faculdade de Tecnologia da Universidade do Amazonas. Em 2003 retorna ao Rio de Janeiro e transfere seu escritório para Niterói, onde passa a morar.

A obra de Severiano Porto, sobretudo os projetos desenvolvidos em Manaus, é marcada pela presença de um regionalismo eco-eficiente, no sentido de uma “aplicação sempre renovada dos princípios de conveniência e economia tradicionais” da cultura local amazonense.

Em foco: Severiano Porto, Cortesia de acritica.uol.com.br
Cortesia de acritica.uol.com.br

Uma anedota que mostra um pouco do espírito de Severiano é a história de seu carro que trazia em destaque um adesivo do IAB com a frase “a natureza cria, o arquiteto transforma”. Contestando a afirmação, o arquiteto rasurou severamente a palavra “transforma”, sobrepondo a ela o termo “INTEGRA”. Para Severiano Porto, o arquiteto integra.

Ver a galeria completa

Cita: Romullo Baratto. "Em foco: Severiano Porto" 19 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/177767/feliz-aniversario-severiano-porto> ISSN 0719-8906