Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

"The Living" vence competição P.S.1 com uma torre compostável feita de tijolos

"The Living" vence competição P.S.1 com uma torre compostável feita de tijolos

O Museum of Modern Art e o MoMA PS1 selecionaram o projeto "Hi-Fi", uma "torre circular de tijolos orgânicos e reflexivos" concebida pelo escritório The Living (David Benjamin), como vencedor do 15º Young Architects Program (YAP) em Nova Iorque. Um exemplo da filosofia biomimética, a instalação temporária será construída inteiramente a partir de materiais orgânicos através de um método de bio-design.

O projeto "Hy-Fi" se distinguiu dos demais devido aos efeitos de luz hipnotizantes que refletem em suas paredes internas, efeitos alcançados pelo empilhamento de dois novos materiais: tijolos orgânicos ecoativos, feitos a partir de espigas de milho e raízes especialmente desenvolvidas, e tijolos reflexivos, projetados pelo 3M, que foram usados como vasos para o desenvolvimento dos tijolos orgânicos antes destes serem implementados à estrutura.

© The Living
© The Living
© The Living
© The Living

Segundo o MoMA: “Os tijolos orgânicos estão arranjados na base da estrutura e os reflexivos no topo, levando luz até a parte mais baixa da torre. A estrutura inverte a lógica da construção autoportante e cria um efeito que desafia a gravidade - ao invés de ser espessa e densa na base, ela é fina e porosa em sua porção mais baixa." A instalação também proporciona aos visitantes um abrigo confortável, com ar fresco entrando pela base e ar quente saindo pelo topo. 

O projeto apresenta uma "estrutura familiar - embora completamente nova - ao contexto de torres de vidro do skyline de Nova Iorque e da construção de tijolos do edifício do MoMA PS1."

© The Living
© The Living

“O projeto vencedor do YAP deste ano não é pouca coisa. É a primeira estrutura em grande escala com quase nenhuma emissão de carbono em seu processo e, além de reciclar, se apresenta como sendo 100% compostável", disse Pedro Gadanho, Curador do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA.

“Recorrendo aos últimos desenvolvimentos em biotecnologia, a instalação reinventa o mais básico componente da arquitetura - o tijolo -  transformando em um material aberto a novas possibilidades de projeto."

Dentre os vencedores das edições anteriores estão CODA com o projeto Party Wall (2013), HWKN com Wendy (2012), Interboro Partners com Holding Pattern (2011), SO-IL com Pole Dance (2010), MOS Architects coom Afterparty (2009) e Work AC com PF1 (2008).

Referência: MoMA PS1

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. ""The Living" vence competição P.S.1 com uma torre compostável feita de tijolos " [The Living Wins P.S.1 with Compostable Brick Tower] 06 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/175171/the-living-vence-competicao-p-dot-s-1-com-uma-torre-compostavel-feita-de-tijolos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.