O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. "The Living" vence competição P.S.1 com uma torre compostável feita de tijolos

"The Living" vence competição P.S.1 com uma torre compostável feita de tijolos

"The Living" vence competição P.S.1 com uma torre compostável feita de tijolos
"The Living" vence competição P.S.1 com uma torre compostável feita de tijolos , © The Living
© The Living

O Museum of Modern Art e o MoMA PS1 selecionaram o projeto "Hi-Fi", uma "torre circular de tijolos orgânicos e reflexivos" concebida pelo escritório The Living (David Benjamin), como vencedor do 15º Young Architects Program (YAP) em Nova Iorque. Um exemplo da filosofia biomimética, a instalação temporária será construída inteiramente a partir de materiais orgânicos através de um método de bio-design.

O projeto "Hy-Fi" se distinguiu dos demais devido aos efeitos de luz hipnotizantes que refletem em suas paredes internas, efeitos alcançados pelo empilhamento de dois novos materiais: tijolos orgânicos ecoativos, feitos a partir de espigas de milho e raízes especialmente desenvolvidas, e tijolos reflexivos, projetados pelo 3M, que foram usados como vasos para o desenvolvimento dos tijolos orgânicos antes destes serem implementados à estrutura.

© The Living
© The Living
© The Living
© The Living

Segundo o MoMA: “Os tijolos orgânicos estão arranjados na base da estrutura e os reflexivos no topo, levando luz até a parte mais baixa da torre. A estrutura inverte a lógica da construção autoportante e cria um efeito que desafia a gravidade - ao invés de ser espessa e densa na base, ela é fina e porosa em sua porção mais baixa." A instalação também proporciona aos visitantes um abrigo confortável, com ar fresco entrando pela base e ar quente saindo pelo topo. 

O projeto apresenta uma "estrutura familiar - embora completamente nova - ao contexto de torres de vidro do skyline de Nova Iorque e da construção de tijolos do edifício do MoMA PS1."

© The Living
© The Living

“O projeto vencedor do YAP deste ano não é pouca coisa. É a primeira estrutura em grande escala com quase nenhuma emissão de carbono em seu processo e, além de reciclar, se apresenta como sendo 100% compostável", disse Pedro Gadanho, Curador do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA.

“Recorrendo aos últimos desenvolvimentos em biotecnologia, a instalação reinventa o mais básico componente da arquitetura - o tijolo -  transformando em um material aberto a novas possibilidades de projeto."

Dentre os vencedores das edições anteriores estão CODA com o projeto Party Wall (2013), HWKN com Wendy (2012), Interboro Partners com Holding Pattern (2011), SO-IL com Pole Dance (2010), MOS Architects coom Afterparty (2009) e Work AC com PF1 (2008).

Referência: MoMA PS1

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. ""The Living" vence competição P.S.1 com uma torre compostável feita de tijolos " [The Living Wins P.S.1 with Compostable Brick Tower] 06 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/175171/the-living-vence-competicao-p-dot-s-1-com-uma-torre-compostavel-feita-de-tijolos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.