Fotografias dos Laboratórios Bell, de Eero Saarinen

Fotografias dos Laboratórios Bell, de Eero Saarinen

Este artigo de Samuel Medina foi originalmente publicado na Metropolis Magazine com o título "Eero Saarinen's Bell Labs, Now Devoid of Life" e apresenta impressionantes fotografias de Rob Dobi deste leviatã abandonado.

Em seu auge, milhares de pessoas passaram por seu imenso átrio iluminado. Hoje, o edifício da Bell Labs Holmdel está vazio, com seus 200 mil m² sem vida. Um exemplo icônico do agora depreciado parque de escritórios, o campus de Jersey foi fechado em 2007 e esvaziado logo após. Anos depois, o edifício permanece no estado de abandono, senão de descuido. Os interior é limpo, os pisos são varridos e as plantas internas podadas, porém a esmo. 

Mais sobre o futuro do edifício e outras fotos de Rob Dobi, a seguir.

© Rob Dobi© Rob Dobi© Rob Dobi© Rob Dobi+ 9

© Rob Dobi
© Rob Dobi

Para fãs de zumbis, não é muito difícil imaginar os desafortunados protagonistas de Walking Dead neste local, isolados do resto do mundo por neste prédio de seis pavimentos de altura. Evidentemente, em tal cenário, é plausível que o vírus capaz de espalhar a morte tenha sido desenvolvido dentro do próprio laboratório. Como é frequentemente observado, o edifício é bastante valorizado tanto por cientistas quanto por arquitetos. Foi aqui, nesta fortaleza de Saarinen, que muitas das descobertas científicas mais significativas do século passado aconteceram.

© Rob Dobi
© Rob Dobi

E é aqui que a nova proprietária do edifício, a Somerset Development, imagina um novo templo urbano do comércio. Existem planos em andamento para transformar o local num centro composto por serviços, comércios e outros programas. Entretanto, como observou Fred Bernstein, o layout descompromissado dos laboratórios dificulta a adaptação para seu reuso. O arquiteto novaiorquino Alexander Gorlin atualmente estuda estratégias para trazer novamente à vida o histórico complexo, e, simultaneamente, presevar o belo projeto de Saarinen.

Neste meio tempo, faça um passeio pelo edifício através das impressionantes fotografias de Rob Dobi. Pode ser a última chance de vermos o edifício neste estado, antes que seja adaptado ao seu novo programa.

© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
Sobre este autor
Cita: Medina, Samuel . "Fotografias dos Laboratórios Bell, de Eero Saarinen" [Photos of Eero Saarinen's Abandoned Bell Labs] 01 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-172539/fotografias-dos-laboratorios-bell-de-eero-saarinen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.