O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Fotografias dos Laboratórios Bell, de Eero Saarinen

Fotografias dos Laboratórios Bell, de Eero Saarinen

Fotografias dos Laboratórios Bell, de Eero Saarinen
Fotografias  dos Laboratórios Bell, de  Eero Saarinen, © Rob Dobi
© Rob Dobi

Este artigo de Samuel Medina foi originalmente publicado na Metropolis Magazine com o título "Eero Saarinen's Bell Labs, Now Devoid of Life" e apresenta impressionantes fotografias de Rob Dobi deste leviatã abandonado.

Em seu auge, milhares de pessoas passaram por seu imenso átrio iluminado. Hoje, o edifício da Bell Labs Holmdel está vazio, com seus 200 mil m² sem vida. Um exemplo icônico do agora depreciado parque de escritórios, o campus de Jersey foi fechado em 2007 e esvaziado logo após. Anos depois, o edifício permanece no estado de abandono, senão de descuido. Os interior é limpo, os pisos são varridos e as plantas internas podadas, porém a esmo. 

Mais sobre o futuro do edifício e outras fotos de Rob Dobi, a seguir.

© Rob Dobi © Rob Dobi © Rob Dobi © Rob Dobi + 9

© Rob Dobi
© Rob Dobi

Para fãs de zumbis, não é muito difícil imaginar os desafortunados protagonistas de Walking Dead neste local, isolados do resto do mundo por neste prédio de seis pavimentos de altura. Evidentemente, em tal cenário, é plausível que o vírus capaz de espalhar a morte tenha sido desenvolvido dentro do próprio laboratório. Como é frequentemente observado, o edifício é bastante valorizado tanto por cientistas quanto por arquitetos. Foi aqui, nesta fortaleza de Saarinen, que muitas das descobertas científicas mais significativas do século passado aconteceram.

© Rob Dobi
© Rob Dobi

E é aqui que a nova proprietária do edifício, a Somerset Development, imagina um novo templo urbano do comércio. Existem planos em andamento para transformar o local num centro composto por serviços, comércios e outros programas. Entretanto, como observou Fred Bernstein, o layout descompromissado dos laboratórios dificulta a adaptação para seu reuso. O arquiteto novaiorquino Alexander Gorlin atualmente estuda estratégias para trazer novamente à vida o histórico complexo, e, simultaneamente, presevar o belo projeto de Saarinen.

Neste meio tempo, faça um passeio pelo edifício através das impressionantes fotografias de Rob Dobi. Pode ser a última chance de vermos o edifício neste estado, antes que seja adaptado ao seu novo programa.

© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
© Rob Dobi
Sobre este autor
Cita: Medina, Samuel . "Fotografias dos Laboratórios Bell, de Eero Saarinen" [Photos of Eero Saarinen's Abandoned Bell Labs] 01 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/172539/fotografias-dos-laboratorios-bell-de-eero-saarinen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.