O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Suécia recusa Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 e evita usar dinheiro público

Suécia recusa Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 e evita usar dinheiro público

Suécia recusa Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 e evita usar dinheiro público
Suécia recusa Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 e evita usar dinheiro público, Cortesia de exame.abril
Cortesia de exame.abril

Grandes eventos esportivos implicam em grandes investimentos públicos, e foi pensando nisso que Estocolmo, capital sueca, optou por não sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

A decisão foi tomada através de uma votação entre partidos políticos e teve, inclusive, o apoio do prefeito, que não via necessidade da cidade se candidatar à disputa para receber o evento.

O argumento: a cidade tem prioridades mais importantes e o dinheiro público dos contribuintes deve antes ser usado para fins mais democráticos e urgentes. Não se pode negar que se trata de uma argumento bastante convincente e que deveria ser considerado por outras cidades que visam sediar tais eventos.

Não posso recomendar à Assembleia Municipal que dê prioridade à realização de um evento olímpico. Temos outras necessidades, como a construção de mais moradias", disse o prefeito Sten Nordin.

No jornal Dagens Nyheter, o secretário municipal de Meio Ambiente de Estocolmo, Per Ankersjö, escreveu um artigo defendendo a decisão.

“Os cidadãos que pagam impostos exigem de seus políticos mais do que previsões otimistas e boas intuições [sobre o orçamento]. Não é possível conciliar um projeto de sediar os Jogos Olímpicos com as prioridades de Estocolmo em termos de habitação, desenvolvimento e providência social", disse.

Impossível não traçar um paralelo entre a decisão tomada pelas autoridades de Estocolmo e as recentes manifestações que ocorreram nas ruas de várias cidades brasileiras contra o modo como as decisões públicas são tomas em relação aos eventos esportivos que acontecerão nestes dois anos que estão por vir.

No Brasil – bem como na África do Sul, sede da Copa do Mundo de 2010 – além das enormes despesas, as obras voltadas aos Jogos - direta ou indiretamente – implicaram numa série de transformações espaciais que, não surpreendentemente, elevaram o preço do solo e implicaram, com isso, na remoção de centenas de famílias dos locais onde habitavam.

Como disse o partido sueco Kristdemokraterna, "apresentar uma candidatura aos Jogos Olímpicos seria especular demais com o dinheiro dos contribuintes.”

Referência: exame.abril

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Suécia recusa Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 e evita usar dinheiro público" 29 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/171652/suecia-recusa-jogos-olimpicos-de-inverno-de-2022-e-evita-usar-dinheiro-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.