O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Tod Williams Billie Tsien Architects e Diller Scofidio + Renfro entre os finalistas para a Vancouver Art Gallery

Tod Williams Billie Tsien Architects e Diller Scofidio + Renfro entre os finalistas para a Vancouver Art Gallery

Tod Williams Billie Tsien Architects e Diller Scofidio + Renfro entre os finalistas para a Vancouver Art Gallery
Tod Williams Billie Tsien Architects e Diller Scofidio + Renfro entre os finalistas para a Vancouver Art Gallery, Site da futura Vancouver Art Gallery. Cortesia de http://vanartgallery.bc.ca/future/
Site da futura Vancouver Art Gallery. Cortesia de http://vanartgallery.bc.ca/future/

Em um estranho revés do destino, os responsáveis pelo Amarican Folk Art Museum, que deve ser em breve demolido, Tod Williams Billie Tsien Architects, e o escritório responsável pelo novo projeto do MoMA (que requer a demolição do Folk Museum), Diller Scofidio + Renfro, competem para projetar a Vancouver Art Gallery. Junto a eles, numa impressionante lista de finalistas, estão Herzog & de Meuron, KPMB Architects, e SANAA. Mais a seguir.

A Galeria espera que o novo edifício, que proporcionará ao museu espaço para aumentar a sua coleção, oferecer novas exposições e criar instalações educacionais, se torne um símbolo da transformação de Vancouver em um centro global de produção cultural. 

Os finalistas foram selecionados com base nas habilidades de cada escritório, voltadas para o principal objetivo do concurso: "criar um museu de arte arquitetonicamente significante que destaque os artistas e a arte e que celebre o rico contexto cultural de Vancouver."

Segundo Bruce Munro Wright, Presidente do Conselho de Curadores da Galeria e Presidente do Comitê de Seleção de Arquitetos: "Cada escritório selecionado é reconhecido por inovações e pela excelência em criar novos espaços de engajamento na arte e na cultura, e cada um demonstrou uma visão arquitetônica forte e criativa que apoia nossa missão e reforça a posição de Vancouver como um dos mais vibrantes centros de produção cultural."

As cinco equipes possuem prestigiosos portfólios em projetos de museus: os vencedores do Pritzker, Herzog de Meuron, fizeram seu nome com o projeto para o Tate Modern in London, os outros vencedores do Pritzker, do SANAA, tem recebido elogios e pelo recente Louvre Lens em Paris, KPMB Architects - a única firma canadense - é considerado um dos mais importantes escritórios de arquitetura do Canadá, particularmente em projetos culturais. Entretanto, devido às recentes notícias, todos os olhares devem estar voltados para as propostas de Diller Scofidio + Renfro, conhecidos por seu sensível trabalho no Lincoln Center for Performing Arts e pela sua - indiscutivelmente - menos sensível expansão do MoMA, e de Tod Williams Billie Tsien Architects, conhecidos pelo seu adorado - e fadado a demolição - projeto para o American Folk Art Museum.

A Galeria conduzirá entrevistas pessoais com cada um dos finalistas nos próximos meses. O resultado final deve ser anunciado ainda no primeiro semestre de 2014.

Mais informações sobre a Vancouver Art Gallery aqui.

Sobre este autor
Cita: Quirk, Vanessa. "Tod Williams Billie Tsien Architects e Diller Scofidio + Renfro entre os finalistas para a Vancouver Art Gallery" [Tod Williams Billie Tsien Architects, Diller Scofidio + Renfro Among Shortlist for Vancouver Art Gallery] 22 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/169836/tod-williams-billie-tsien-architects-e-diller-scofidio-mais-renfro-entre-os-finalistas-para-a-vancouver-art-gallery> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.