Proposta de Norman Foster pretende transformar Londres em uma "utopia cicloviária"

O escritório Foster + Partners divulgou um plano que pretende transformar as vias férreas de Londres em ciclovias. Se aprovada, a proposta - concebida com a ajuda do escritório de paisagismo Exterior Architecture e da consultora de transportes Space Syntax - conectaria mais de seis milhões de habitantes através de uma rede elevada de ciclovias sobre as ferrovias existentes da capital inglesa.

"SkyCycle é uma abordagem paralela para encontrar espaço em uma cidade congestionada", disse Norman Foster, que é ciclista e presidente da National Byway Trust. "Ao utilizar corredores sobre as ferrovias metropolitanas, poderíamos criar uma rede de transporte cicloviário segura e livre de automóveis com ótima localização para os usuários."

"Para melhorar a qualidade de vida de todos em Londres e encorajar uma nova geração de ciclistas, temos que fazer isso de modo seguro", acrescentou Foster. "No entanto, a maior barreira para segregar carros e ciclistas são as limitações das ruas de Londres, onde o espaço já é bastante disputado."

A SkyCycle de 220 km, que já recebeu apoio da Network Rail and Transport for London, proporcionaria uma alternativa mais barata e segura para a construção de novas vias. Os usuários acessariam os caminhos elevados através de 200 pontos de entrada, todos conectados às ruas por meio de rampas e plataformas hidráulicas.

“Trata-se de ter um olho para o futuro", disse Sam Martin do escritório Exterior Architecture. "Se Londres continuar crescendo e se espalhando, com as pessoas sendo obrigadas a percorrer distâncias cada vez maiores, então em 20 anos a cidade se transformará em um grande gueto. Após o aumento do preço da passagem de trem nesta semana, uma grande porcentagem da renda das pessoas estará sendo tomada pelo custo do trasporte. Deve haver um outro modo de permitir que todas as pessoas acessem o centro e de parar este efeito doughnut" (crescimento das áreas periféricas e consequente esvaziamento das regiões centrais das cidades).

No momento a equipe de projeto está concentrada em angariar fundos para um estudo de viabilidade e em detalhar um trecho de 6,5 km entre Stratford e Liverpool Street Station, com custo estimado em £220 milhões.

Se aprovada, a SkyCycle pode se tornar realidade nos próximos 20 anos.

Referências: The Guardian, Dezeen

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Proposta de Norman Foster pretende transformar Londres em uma "utopia cicloviária"" [Norman Foster-Designed Scheme Aims to Transform London into “Cycling Utopia”] 06 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-166344/proposta-de-norman-foster-pretende-transformar-londres-em-uma-utopia-cicloviaria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.