O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arte e Arquitetura: Labirinto Urbano – a transformação de um espaço lúdico

Arte e Arquitetura: Labirinto Urbano – a transformação de um espaço lúdico

Arte e Arquitetura: Labirinto Urbano – a transformação de um espaço lúdico
Arte e Arquitetura: Labirinto Urbano – a transformação de um espaço lúdico, © Estudiantes  de la Escuela Roberto Mata
© Estudiantes de la Escuela Roberto Mata

O Proyecto Colectivo, um grupo aberto interessado em arte, arquitetura e cidade, recentemente exibiu a instalação Laberinto Urbano, apresentada no Festival de arte urbana “Por meio da rua” em Caracas – Venezuela, que consiste em outorgar um caráter lúdico e reconverter o espaço através da cor, da fotografia e de um jogo de luzes artificiais.

Conheça mais sobre o projeto no texto abaixo.

© Estudiantes de la Escuela Roberto Mata © Estudiantes de la Escuela Roberto Mata © Estudiantes de la Escuela Roberto Mata © Estudiantes de la Escuela Roberto Mata + 25

A arte e a arquitetura desde o século passado têm desenvolvido espaços comuns onde as intenções convergem e as estratégias se cruzam. O projeto encontra grande liberdade a partir de uma pluralidade de aproximações criativas, inicia-se um caminho aberto redesenhando fronteiras, as obras tendem a se dissolver no lugar assim como os limites entre as disciplinas. 

© Estudiantes de la Escuela Roberto Mata
© Estudiantes de la Escuela Roberto Mata

Laberinto Urbano é uma intervenção efêmera de arte contemporânea que usa a arquitetura, fusionando temas do espaço e cor em um evento de participação massiva. As pessoas interagem com a obra através de um percurso complexo, é um projeto de caráter lúdico a partir do retrato fotográfico e da transformação das cores. Os espaços se modificam cromaticamente, diferentes camadas de planos absorvem as cores do dia até o entardecer e durante a noite são tomados por um jogo plástico de luz artificial. 

© Estudiantes de la Escuela Roberto Mata
© Estudiantes de la Escuela Roberto Mata

A instalação aconteceu em “Por meio da rua”, um festival de arte urbana em que diversos ramos da cultura se apropriam da rua por uma noite. Esse evento surgiu de uma iniciativa da fundação Plátano Verde e vem crescendo com o apoio da Direção de Cultura do Município de Chacao, em Caracas, Venezuela. Depois de oito anos, esta manifestação se converteu no maior espaço para a experimentação que a arte urbana tem em Caracas.

© Estudiantes de la Escuela Roberto Mata
© Estudiantes de la Escuela Roberto Mata

O valor desses trabalhos não está somente no resultado formal da peça ou nas relações que se estabelecem com o espectador. Nos bastidores se esconde uma produção complexa e interdisciplinar. É o produto de trabalhos acadêmicos de estudantes de arquitetura da FAC UCV. Assim como, alianças com escolas de fotografia para o registro da obra e seus processos de construção. Dessa vez, os estudantes do estúdio de Roberto Mata foram os que acompanharam o trabalho através da fotografia documental. O Proyecto Colectivo surge a partir desses encontros, através da busca pela conexão como meio articulador de situações, capaz de se fazer ponte entre a academia, as instituições, as prefeituras, a arte e as pessoas, agrupando-os em um espaço comum. 

© Estudiantes de la Escuela Roberto Mata
© Estudiantes de la Escuela Roberto Mata

Proyecto Colectivo é uma equipe aberta, multidisciplinar e mutante. A visão dessa plataforma se desenvolve em três arestas: A integração com a arte, a arquitetura e o desenho urbano em propostas que desenvolvam esses três espaços sobre um olhar comum; A participação de especialistas, de estudantes e membros de uma comunidade que podem fazer do projeto um espaço de intercâmbio de experiências e conhecimentos; A inovação em materiais, formas e meios que permitam fazer das propostas um espaço para a experimentação, onde os produtos e os processos têm o mesmo valor como resultado de múltiplos encontros.

© Estudiantes  de la Escuela Roberto Mata
© Estudiantes de la Escuela Roberto Mata

Projetos como estes ocorrem graças aos cruzamentos e deslocamentos, um componente vital do fazer criativo no espaço contemporâneo. O intercambio alimentou as formas de explorar em múltiplas maneiras, construindo outras metáforas do labirinto. 

Autor: Proyecto Colectivo
Coordenador do Projeto: Miguel Braceli
Equipe de projeto: Julio Cesar Mesa, Tiago Loureio, Luis Castro
Colaboradores: Carlos Augusto Pajuelo, Jean Carlos Leal
Data: 19 de Octubre del 2013
Fotografias: Estudantes da Escola Roberto Mata
Evento: Por meio da rua - 2013

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Javiera Yávar
Autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: Labirinto Urbano – a transformação de um espaço lúdico" [Arte y Arquitectura: Laberinto Urbano - la transformación de un espacio lúdico] 22 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/162138/arte-e-arquitetura-labirinto-urbano-nil-a-transformacao-de-um-espaco-ludico> ISSN 0719-8906