O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Reivindicar os rios: a última tendência no urbanismo

Reivindicar os rios: a última tendência no urbanismo

Reivindicar os rios: a última tendência no urbanismo
Reivindicar os rios: a última tendência no urbanismo, Floods in Calgary displaced over 100,000 people. Image © Wikimedia Commons
Floods in Calgary displaced over 100,000 people. Image © Wikimedia Commons

Por muito tempo os rios foram a principal fonte de transporte e energia de diversas civilizações, suas margens viram muitas de nossas cidades nascer. Contudo, com a industrialização das áreas urbanas, muitos deles sofreram com o despejo de dejetos e doenças - tornando-se não apenas desagradáveis, mas também perigosos. A menos que fossem úteis, os rios foram desviados, cobertos, colocados para baixo da terra e esquecidos.

Isso não acontece mais. Reivindicar os rios parece ser a mais nova tendência no urbanismo, e muitas cidades ao redor do mundo estão surfando nesta onda. No Reino Unido, o Conselho do Meio Ambiente está trabalhando para recuperar 9.500 milhas de rios; em Los Angeles, o rio homônimo está prestes a sofrer uma transformação completa.

The Los Angeles River cuts a concrete path through the sprawling metropolis. Image © Wikimedia Commons
The Los Angeles River cuts a concrete path through the sprawling metropolis. Image © Wikimedia Commons

Não será fácil. A principal fonte de água da Bacia de Los Angeles, a foz e as margens do Rio Los Angeles foram canalizadas em 1938 como medida de segurança devido a uma série de inundações devastadoras. Desde então, o rio não tem sido nada além de uma saída para os drenos de águas pluviais da cidade - e é comum encontrá-lo completamente seco. A morte dos rios é uma história que ressoa em muitas cidades em todo o mundo.

Contudo, na eternamente árida cidade do automóvel que é Los Angeles, este "projeto anti-rodovias" tem o potencial de mudar tudo.

Projetos de reivindicação de rios provaram ser catalisadores sem igual para a renovação urbana, impulsionando a criação de espaços comunitários funcionais e belos. A San Antonio Riverwalk é o segundo ponto mais visitado do Texas (atrás apenas do Alamo), e revitalizou completamente a antiga pequena cidade. A recuperação do rio e do passeio da orla de Chicago teve início na década passada e foi um enorme sucesso, abrindo caminho para a segunda fase da renovação.

Em uma escala ligeiramente menor, Yonkers, uma cidade no estado de New York, recentemente vivenciou este  processo após revitalizar o Rio Saw Mill, que corta o centro da cidade. O projeto meticulosamente planejado, que levou uma década para ser concluído, transformou um antigo estacionamento (que cobria o rio) em um vibrante parque público. 

Cortesia de  Sasaki Associates and Ross Barney Architects
Cortesia de Sasaki Associates and Ross Barney Architects

Muitos destes resultados são apenas uma consequência de um objetivo mais amplo: revitalizar o rio como um habitat natural. O Projeto Saw Mill deu muita ênfase em garantir que o rio voltasse abrigar a grande variedade de espécies nativas que ali existia. O rio se tornou uma parte importante da rota migratória da enguia americana. Parece que todos saíram ganhando. 

No entanto, este movimento apresenta, até agora, uma escala relativamente pequena. Um recente documentário, intitulado Lost Rivers, pode ajudar a mudar isso.

O filme mostra os rios esquecidos das cidades de Londres, Toronto, Seul, Montreal, Brescia e Yonkers, destacando os esforços das autoridades em revelar e descobrir suas histórias e vida natural. O escopo do filme pode impulsioná-lo para um nível mundial - isto é, de certo modo, fortuíto, já que a questão não poderia ser mais urgente. 

Reivindicar os rios: a última tendência no urbanismo, Floods in Calgary displaced over 100,000 people. Image © Wikimedia Commons
Floods in Calgary displaced over 100,000 people. Image © Wikimedia Commons

As ameaças de inundação estão ficando cada vez mais palpáveis e vêm sendo potencializadas pelas mudanças climáticas e pelo espraiamento urbano. E, com a contínua urbanização, estes problemas só ficarão mais graves.

Mas não tema. Se estes recentes projetos bem sucedidos servem de indicação, a resposta para nossos problemas pode ter estado o tempo todo sob nossos pés.

Sobre este autor
Katherine Allen
Autor
Cita: Allen, Katherine. "Reivindicar os rios: a última tendência no urbanismo" [Reclaiming Rivers: The Latest Trend in Urban Design] 05 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/157515/reivindicar-os-rios-a-ultima-tendencia-no-urbanismo> ISSN 0719-8906