O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Intervenção na Paisagem: Baixa-mar, espelhos do céu / x-studio

Intervenção na Paisagem: Baixa-mar, espelhos do céu / x-studio

Intervenção na Paisagem: Baixa-mar, espelhos do céu / x-studio
Intervenção na Paisagem: Baixa-mar, espelhos do céu / x-studio, © Iván Juárez
© Iván Juárez

A intervenção Baixa-mar, espelhos do céu, realizada pelo x-studio e localizada na Baia de Todos os Santos Brasil, consiste em gerar um diálogo com a natureza a partir do ciclo de transformação do mar. O arquiteto mexicano Iván Juaréz procurou desenvolver uma série de oásis que vão desaparecendo ao longo do dia, com o único objetivo de contemplar a paisagem em transformação que oferece a ilha, desde a costa.

Conheça mais, a seguir.

© Iván Juárez © Iván Juárez © Iván Juárez © Iván Juárez + 12

Arquitetos: x-studio 
Localização: Ilha de Itaparica, Salvador, Bahia, Brasil
Arquiteto Responsável: Iván Juárez
Fotografias: Iván Juárez

Itaparica é uma ilha de pescadores com paisagem de saveiros, canoas e barcos a vela, onde seus habitantes têm uma rainha: Iemanjá, a senhora das águas, sereia dos cinco nomes, poderoso orixá do candomblé. É uma ilha em que as paisagens associam-se à literatura de Jorge Amado, as letras de Dorival Caymmi e as imagens de Pierre Verger.

© Iván Juárez
© Iván Juárez

Localizada frente à cidade de Salvador, no centro da maior das entradas marítimas costeiras do estado da Bahia, na Baía de Todos os Santos, a ilha de Itaparica está intimamente relacionada ao ciclo do mar, onde o vínculo  da população com a água é absoluto. A ilha oferece um cenário natural inigualável, onde, a cada dia sua paisagem litorânea transforma-se constantemente, pelo fenômeno natural das marés, associado ao ciclo lunar.

© Iván Juárez
© Iván Juárez

A intervenção Baixa-mar, espelhos do céu, realizada pelo arquiteto mexicano Ivan Juárez, do x-studio, consiste em criar um diálogo com a natureza a partir do ciclo de transformação do mar. Uma série de cenários realizados na areia durante a maré baixa, onde são propostos lugares íntimos ou pequenos oásis para contemplação da paisagem em transformação que oferece a ilha desde a costa: o horizonte da baía, os perfis das ilhas da Maré e Dos Frades e o perfil da cidade de Salvador. Além disso, observar os pescadores em seus barcos e os coletores de moluscos ao longo da duna. Mas, sobretudo, contemplar o espetáculo natural que oferece o mar durante o dia com o movimento da maré. Ao entardecer, quando volta a subir, a areia e seus cenários desaparecem no mar, para que no dia seguinte, novamente com a maré baixa, voltem-se a descobrir os pequenos oásis, mas desta vez por meio destes "espelhos do céu".

© Iván Juárez
© Iván Juárez

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Javiera Yávar
Autor
Cita: Yávar, Javiera. "Intervenção na Paisagem: Baixa-mar, espelhos do céu / x-studio" [Intervención en el Paisaje: Baixa-mar, espelhos do céu / x-studio] 25 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/155524/intervencao-na-paisagem-baixa-mar-espelhos-do-ceu-slash-x-studio> ISSN 0719-8906