O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Sede da CCTV eleita o “Melhor Edifício em Altura do Mundo”

Sede da CCTV eleita o “Melhor Edifício em Altura do Mundo”

Sede da CCTV eleita o “Melhor Edifício em Altura do Mundo”
Sede da CCTV eleita o “Melhor Edifício em Altura do Mundo”, CCTV/OMA Arquitetos encarregados: Rem Koolhaas e Ole Scheeren, projetista, David Gianotten, fotografia de Iwan Baan
CCTV/OMA Arquitetos encarregados: Rem Koolhaas e Ole Scheeren, projetista, David Gianotten, fotografia de Iwan Baan

O edifício sede da CCTV em Pequim, projetado pelo OMA, vencedor do "Edifício do Ano" pelo ArchDaily em 2012, foi considerado o "Melhor Edifício em Altura do Mundo" pelo Conselho de Edifício em Altura e Habitat Urbano (CTBUH). Selecionado dentre uma lista de quatro arranha-céus, o CCTV foi eleito o "melhor" devido a sua "abordagem tipológica incomum para arranha-céus"

O júri comentou: "Ao invés de competir em altura e estilo através de um torre tradicional bidimensional que sobe rumo ao céu, o loop do edifício da CCTV apresenta uma experiencia verdadeiramente tridimensional, cujo clímax é um balanço de 75 metros."

Ao aceitar o prêmio, Rem Koolhaas proferiu a apresentação "Uma Nova Tipologia para o Arranha-céu: Sede da CCTV, Pequim" e comentou:

"Quando publiquei meu último livro, Content, em 2003, um capítulo se chamava "Kill the Skyscraper" (Matar o Arranha-céu)" disse Koolhaas. "Basicamente era uma expressão do desapontamento com o modo como a tipologia do arranha-céu era usada e aplicada. Não acho que havia muita criatividade nos arranha-céus. Portanto, tentei lançar uma campanha contra o arranha-céu em sua forma mais insípida."

"O fato de eu estar aqui hoje, nesta posição, significa que minha declaração de guerra passou completamente despercebida, e minha campanha foi completamente mal sucedida." brincou Koolhaas, concluindo "Estar aqui é muito comovente - fazer parte de uma comunidade que tenta tornar os arranha-céus mais interessantes. Sou profundamente grato a todos os meus sócios."

Referência: CTBUH

Cita: Rosenfield, Karissa. "Sede da CCTV eleita o “Melhor Edifício em Altura do Mundo”" [CCTV Headquarters Named “Best Tall Building Worldwide”] 13 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/152603/sede-da-cctv-eleita-o-melhor-edificio-em-altura-do-mundo> ISSN 0719-8906