O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Diversos
  3. Existe futuro para os poços da Índia?

Existe futuro para os poços da Índia?

Existe futuro para os poços da Índia?

Turistas, quando visitam a Índia, costumam fazer um tour por templos, palácios e fortalezas espetaculares. No entanto, mesmo estando praticamente sob seus pés, as pessoas frequentemente esquecem dos poços, enormes estruturas subterrâneas (de até dez pavimentos) que pontuam a paisagem indiana.

Como mostrado no vídeo, os poços, construídos pela primeira vez por volta do ano 300 a.C., surgiram da necessidade de coletar e armazenar água de forma confiável. Eles apresentam sistemas de circulação muito complexos e, com o passar dos anos, se transformaram em centros comunitários e templos. No entanto, como aponta a arquiteta e jornalista Victoria Lautman, com o aumento da industrialização e com o clima cada vez mais seco (sem mencionar as incontáveis demolições), os poços estão sendo lentamente abandonados.

Contudo, o panorama não é completamente desanimador: alguns destes poços estão sendo renovados, outros já serviram de inspiração para arquitetos e cineastas (as cenas da prisão em "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" foram filmadas em poços indianos). Com sorte, estas magníficas estruturas histórias terão um futuro digno.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Allen, Katherine. "Existe futuro para os poços da Índia?" [Is there a Future for India's Stepwells?] 08 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/151334/existe-futuro-para-os-pocos-da-india> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.