O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Robô que "come" concreto desmonta edifícios sem gerar resíduos

Robô que "come" concreto desmonta edifícios sem gerar resíduos

Robô que "come" concreto desmonta edifícios sem gerar resíduos
Robô que "come" concreto desmonta edifícios sem gerar resíduos, © Omer Haciomeroglu
© Omer Haciomeroglu

A demolição é um negócio nada agradável, não apenas por necessitar de equipamentos pesados e produzir nuvens de poeira, mas também por gerar uma grande quantidade de escombros. Omer Haciomeroglu, estudante do Instituto de Desenho Umeå, da Suécia, concebeu o ERO, um robô que recicla o concreto de forma energeticamente eficiente e separa os vergalhões de aço do restante dos dejetos no lugar da demolição. O projeto ganhou o 2013 Internacional Design Excellence Award (IDEA), na categoria de projetos acadêmicos.

Mais informações a seguir.

© Omer Haciomeroglu
© Omer Haciomeroglu

As máquinas pesadas utilizadas na demolição consomem grandes quantidades de energia para converter estruturas de concreto em escombros menores, processo acompanhado de grande desperdício de água, usada para evitar a dispersão das nuvens de poeira. Uma vez concluído o trabalho, os escombros são transportados até as estações de reciclagem, onde são separados manualmente. Grandes trituradoras são utilizadas para pulverizar o concreto, enquanto que o metal é fundido para ser reutilizado.

ERO Concrete Recycling Robot permite desmontar de maneira eficiente as estruturas de concreto, sem gerar resíduos ou poeira e sem necessitar de separação manual após a demolição.

© Omer Haciomeroglu
© Omer Haciomeroglu

Este robô inteligente oferece a possibilidade de mudar do modo "pulverização" para o modo "desconstrução inteligente", separando o concreto. Isto permite recuperar os materiais construtivos para que sejam reutilizados como elementos prefabricados.

Após a desconstrução, a sucção e a separação do cimento, o robô ERO recicla a água para que seja utilizada novamente no processo. O concreto limpo é guardado e enviado às estações de elementos prefabricados para sua reutilização, enquanto que os vergalhões são limpos e cortados para serem utilizados em outra construção.

via Inhabitat

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Franco, José Tomás. "Robô que "come" concreto desmonta edifícios sem gerar resíduos" [Robot que "come" hormigón borra literalmente los edificios sin generar residuos] 28 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/149004/robo-que-come-concreto-desmonta-edificios-sem-gerar-residuos> ISSN 0719-8906