O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “Parkcycle Swarm”: uma mistura de bicicletas e parques

“Parkcycle Swarm”: uma mistura de bicicletas e parques

“Parkcycle Swarm”: uma mistura de bicicletas e parques
“Parkcycle Swarm”: uma  mistura de bicicletas e parques, Cortesia de n55.dk
Cortesia de n55.dk

Arte, bicicletas e parques. Estes três elementos, necessários para qualquer cidade, são os componentes do “ParkcycleSwarm”, um miniparque móvel que pode ser transportado por diversos pontos da cidade, evidenciando a importância das áreas verdes públicas, das esculturas nas cidades e da participação cidadã.

O parque consiste em um conjunto de bicicletas, construído a partir da união de quatro delas. Este novo conceito de parque proporciona o convívio das pessoas - como se estivessem em um parque - em qualquer parte da cidade, transportando-o livremente.

Mais detalhes a seguir.

Por seu tamanho, é possível transportar uma ou duas pessoas sobre a superfície de grama instalada na parte dianteira. Ali, as pessoas podem estirar-se e sentir que estão em um parque, com uma árvore no meio da instalação. Esta parte da bicicleta suporta até 250 kg, sendo feita em alumínio, o que a torna mais leve, resistente e fácil de mover.

Cortesia de designboom.com
Cortesia de designboom.com

A primeira vez que este tipo de parque esteve disponível ao público foi em 2007, para a celebração do Park(ing) Day em San Francisco. Há dois anos um protótipo passeou pelas ciclovias da cidade de Copenhague, na Dinamarca.

Cortesia de inhabitat.com
Cortesia de inhabitat.com

O conceito foi idealizado por John Bela, designer do Grupo Rebar e por Tim Wolfer, da empresa dinamarquesa N55. Consiste em uma estrutura que funciona de forma semelhante a uma bicicleta, sendo facilmente manejada por uma só pessoa. Cada módulo do parque possui uma árvore, um equipamento de pique-nique, elementos de jardinagem ou plantas, para que as pessoas possam familiarizar-se com estas atividades.

Cortesia de rebargroup.org
Cortesia de rebargroup.org

Para criar uma superfície plana e aproveitar o espaço que cria ao conectar as quatro bicicletas, a coluna de direção e o cano do selim de cada uma podem ser dobradas e fechadas com portas.

Atualmente o “ParkcycleSwarm” está sendo exibido no Festival de Arte Pública de Baku (Azerbaijão) e percorrerá a cidade até 17 de setembro.

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Eduardo Souza, ArchDaily Brasil.


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "“Parkcycle Swarm”: uma mistura de bicicletas e parques" 22 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/148120/parkcycle-swarm-uma-mistura-de-bicicletas-e-parques> ISSN 0719-8906