Uma Jornada Fotográfica através do Vale de Zumthor

Nosso amigo e fotógrafo de arquitetura Felipe Camus embarcou recentemente em uma peregrinação arquitetônica pelo vale do Reno. Localizado na região Graubünden, na Suíça, o vale possui muitas das obras mais importantes do arquiteto premiado com o Pritzker, Peter Zumthor, todas em um raio de 60 quilômetros. Nascido na região, Zumthor fez os projetos relacionando-os à suas localizações e tempos, prestando especial atenção aos detalhes e materiais. Como resultado, as obras espelham suas habilidades inigualáveis e integridade.

Junte-se a nós para este Guia especial de Arquitetura que inclui um mapa detalhado, fotos e descrições de algumas das obras de Peter Zumthor, a seguir...

Uma Jornada Fotográfica através do Vale de Zumthor - Mais Imagens+ 132

Capela Saint Benedict, Sumvitg, Graubünden, Suíça, 1988

Courtesy of Felipe Camus

Esta Capela foi construída na vila de Sumvitg, após uma avalanche no ano de 1984 que destruiu a construção de estilo barroco ali existente. A modesta capela, de forma cilíndrica, foi construída com revestimento de madeiras locais e com a cobertura lembrando um casco de um barco. Um anel de pilares verticais de madeira e painéis de vidro permite que a luz natural penetre no espaço interno, que contém um trabalho minimalista de carpintaria, demonstrando os aspectos artesanais das obras de Zumthor.

Uma Jornada Fotográfica através do Vale de Zumthor - Mais Imagens+ 132

Para mais informações, confira em Saint Benedict Chapel, no ArchDaily

Abrigo para as Escavações Romanas, Chur, Graubünden, Suíça, 1986

Courtesy of Felipe Camus

Esta estrutura, na cidade de Chur, busca proteger um sítio arqueológico local, salvaguardando as delicadas escavações em curso e integrando o local à cidade. Para isto, Zumthor projetou uma estrutura retilínea protetora com finas molduras de madeira, o que permite que a luz, som e ar fluam entre a cidade e o sítio. Além disso, uma rampa foi construída de tal forma que os visitantes possam observar as ruínas, sem perturbar o curso das escavações.

Uma Jornada Fotográfica através do Vale de Zumthor - Mais Imagens+ 132

Casa Gugalun, Versam, Suíça, 1994

Courtesy of Felipe Camus

Esta casa foi reformada por Zumthor seguindo um pedido dos moradores, proprietários do imóvel há mais de três gerações e que desejavam atualizar esta casa de férias, mas "sem que perdesse sua magia." Zumthor projetou a ampliação da casa ao lado do edifício existente, respeitando materiais e técnicas originais. Seu projeto incluiu a ampliação do volume de casa - a adição de uma nova cozinha, dois dormitórios, uma sala de leitura e um banheiro - que se estendem em direção à montanha. O trabalho sutil de Zumthor neste projeto junta delicadamente o antigo com o novo, estabelecendo um sentido de continuidade do tempo.

Uma Jornada Fotográfica através do Vale de Zumthor - Mais Imagens+ 132

Residências para Idosos, Masans, Graubünden, Suíça, 1993

Courtesy of Felipe Camus

Este empreendimento residencial, ao lado de uma casa de repouso local, na cidade de Masans, contém vinte e dois apartamentos de atendimento para idosos. O complexo foi construído com materiais locais, tais como o tufo, pinho e maple, criando um ambiente tradicional e confortável para os inquilinos. Cada apartamento possui iluminação natural abundante: a cozinha se localiza a leste, enquanto as varandas abrigadas e os espaços de estar ficam a oeste, para o vale e o pôr do sol.

Escritório de Peter Zumthor, Haldenstein, Graubünden, Suíça, 1986

Courtesy of Felipe Camus

Este humilde retiro na encosta abriga o escritório e a casa do arquiteto. A estrutura em forma de U delimita um pátio interno, que conecta o interior e o exterior, os espaços de estar e de trabalho. O estúdio foi ampliado em 2005 para incluir um novo espaço de trabalho, construído com vidro, concreto e aço; as amplas esquadrias da nova extensão permitem que a luz natural penetre o interior, criando um ambiente ideal de trabalho.

Uma Jornada Fotográfica através do Vale de Zumthor - Mais Imagens+ 132

Termas de Vals, Graubünden, Suíça, 1996

Courtesy of Felipe Camus

O Therme Vals é um hotel e spa construído sobre as únicas fontes naturais na região. A estrutura é semi-enterrada na encosta e construída com 60.000 placas de quartzo extraídas localmente. Esta pedra se tornou a inspiração para dirigir o projeto, devido às suas qualidades reflexivas e acústicas. A organização informal da planta, contendo espaços retilíneos abertos e fechados permite que os visitantes circulem livremente e redescubram os luxos e benefícios dos banhos quentes. O edifício tornou-se um marco imediato e foi declarado um patrimônio apenas dois anos após sua conclusão.

Uma Jornada Fotográfica através do Vale de Zumthor - Mais Imagens+ 132

Para mais informações, confira em Termas de Vals.

Zumthor observou uma vez: "Em meus edifícios, tento evidenciar o que parece ser valioso, corrigir o que está perturbando e recriar o que sentimos falta... cada edifício é construído para um uso específico em um lugar específico e por uma sociedade específica. Meus projetos tentam responder às perguntas que surgem a partir desses simples fatos tão precisamente e criticamente quanto for possível. "


View A journey through the works of Peter Zumthor in a larger map

Sobre este autor
Cita: Merin, Gili. "Uma Jornada Fotográfica através do Vale de Zumthor" [A Photographer's Journey Through Zumthor Valley] 20 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-144870/uma-jornada-fotografica-atraves-do-vale-de-zumthor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.