O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Noruega
  5. Schmidt Hammer Lassen Architects
  6. 2013
  7. Urban Mountain vence o Nordic Built Challenge, na Noruega

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Urban Mountain vence o Nordic Built Challenge, na Noruega

Urban Mountain vence o Nordic Built Challenge, na Noruega
Urban Mountain vence o Nordic Built Challenge, na Noruega, © schmidt hammer lassen architects
© schmidt hammer lassen architects

Schmidt Hammer Lassen Architects, juntamente com LOOP Architects, COWI Dinamarca e Noruega, Transsolar Energitechnik e Vugge til Vugge Denmark, venceu o Nordic Build Challenge na Noruega com seu inovador esquema Urban Mountain. A proposta vencedora - que seria o edifício mais alto da Noruega - busca renovar e ampliar uma torre de escritórios de 50 mil m² no centro de Oslo, transformando-a em um ícone de sustentabilidade de 79 mil m². Não seria apenas a primeira torre na Noruega a utilizar um sistema de ventilação natural, mas o projeto emprega também princípios de design regenerativo, reduzindo significativamente o consumo de energia do edifício, bem como sua pegada de CO2.

Saiba mais a seguir...

© schmidt hammer lassen architects
© schmidt hammer lassen architects

Se construído, o Urbain Mountain reciclaria cerca de 90% do material demolido na renovação da torre existente, destes, 80% seriam diretamente empregados no novo edifício. Por exemplo, todos os elementos de fachada do edifício existente seriam reutilizados nas fachadas do novo projeto. Além disso, o conceito do projeto lida com flexibilidade, biodiversidade, reutilização da água, calor e dejetos orgânicos.

“Uma fator importante deste projeto é permitir que as medidas sustentáveis sejam visíveis para os usuários e para a cidade, aumentando, assim, a consciência de como o edifício funciona. Por exemplo, quanto você olha para o edifício, sua fachada é caracterizada por uma série de 'pulmões verdes'," explica o sócio do escritório Schmidt Hammer Lassen Architects, John Lassen.

© schmidt hammer lassen architects
© schmidt hammer lassen architects

Os "pulmões verdes" fazem parte da estratégia de ingestão de ar no edifício. Utilizando plantas encontradas na região, os pulmões verdes contribuiriam para potencializar a biodiversidade local e criariam um microclima interno mais agradável e saudável. Estas plantas limpam, umidificam e reduzem a concentração de CO2 no ar que entra no edifício, aumentando o conforto para funcionários e visitantes. 

© schmidt hammer lassen architects
© schmidt hammer lassen architects

Além disso, as chaminés solares seriam executadas a partir da parte inferior para a parte superior do edifício. Uma estufa no telhado capturaria e reutilizaria o excesso de calor do edifício e o ganho de calor solar das chaminés solares. Isso resultaria em um projeto de construção reconhecível - um marco sustentável no ambiente urbano do horizonte de Oslo.

© schmidt hammer lassen architects
© schmidt hammer lassen architects

Outro exemplo de soluções sustentáveis ​​visíveis no edifício é o inovador armazenamento de gelo, o que seria visto através de uma grande janela por pessoas indo e vindo da estação de metro. O armazenamento, algo superior a 1000 metros cúbicos de gelo, seria utilizado como uma fonte de calor numa bomba de calor adaptada e como uma fonte de arrefecimento direto, durante o verão.

© schmidt hammer lassen architects
© schmidt hammer lassen architects

Para integrar o edifício de escritórios na comunidade local ao nível da rua, o acesso público seria dado através de um shopping verde urbano, e seriam vendidos alimentos saudáveis ​​e produtos de qualidade produzidos localmente. Aqui, as pessoas podem se conhecer e interagir no grande átrio, nos terraços, nos cafés e restaurantes.

© schmidt hammer lassen architects
© schmidt hammer lassen architects

Ao vencer o Nordic Built Challenge, a equipe de projeto por trás do Urban Mountain tornou-se uma das cinco equipes na corrida para se tornar o grande vencedor do Prêmio Nordic Built Challenge com um prêmio de um milhão de coroas norueguesas. O vencedor será anunciado no dia 17 de outubro de 2013.

Cita: Rosenfield, Karissa. "Urban Mountain vence o Nordic Built Challenge, na Noruega" [Urban Mountain Team Wins Nordic Built Challenge in Norway] 03 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/143811/urban-mountain-vence-o-nordic-built-challenge-na-noruega> ISSN 0719-8906