O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “Spinlister”: um serviço de empréstimo de bicicletas em mais de 40 países

“Spinlister”: um serviço de empréstimo de bicicletas em mais de 40 países

“Spinlister”: um serviço de empréstimo de bicicletas em mais de 40 países
“Spinlister”: um serviço de empréstimo de bicicletas em mais de 40 países, Cortesia de spinlister.com
Cortesia de spinlister.com

A ausência de infraestrutura pública de aluguel de bicicletas fez surgir o “Spinlister”, um sistema online criado por e para cidadãos. O mais interessante é que este serviço não se concentra em uma cidade, mas abrange 500 em mais de 40 países e tem 2.000 bicicletas disponíveis, número que aumenta diariamente.

Mais informações a seguir.

Este projeto foi idealizado por Will Dennis e Jeffrey Noh, que precisaram mudar de cidade para estudar, e quando voltavam a suas cidades de origem durante as férias paravam de andar de bicicleta. É por esta razão que pensaram em um sistema que não fosse complicado e que lhes permitisse alugar uma bicicleta em qualquer lugar. Foi assim que surgiu o Spinlister que, primeiramente, foi lançado em São Francisco e Nova York, onde antes se chamava “Citi Bike”.

Seu funcionamento é bem simples. Uma pessoa que possui uma bicicleta só precisa criar um perfil no site, disponibilizar fotos e descrevê-la, indicando o peso que deve ter o ciclista que vai emprestá-la, em que superfície é recomendado usá-la, os acessórios que inclui e em que condições técnicas se encontra. Depois disso, deve informar a maneira como irá alugá-la, se por algumas horas, um dia ou uma semana, e os preços que serão cobrados de acordo com o tempo de uso. Em média, um dia de aluguel custa cerca de US$18. O último passo da inscrição consiste em dizer onde se encontra a bicicleta (bairro, cidade e país).

Cortesia de spinlister.com
Cortesia de spinlister.com

A pessoa que procura alugar a bicicleta deve seguir os seguintes passos: buscar o bairro ou a cidade que irá visitar; e selecionar uma bicicleta de acordo com o tamanho, estilo e localização. Após isto, o interessado deve definir a data que pretende alugar o veículo, esta chegará como mensagem ao dono da bicicleta. Este último é quem deve aceitar ou recusar um empréstimo através da mensagem. No caso da pessoa aceitar, o interessado deverá pagar o aluguel.

Depois de ser lançado nos EUA, o sistema foi ampliado para o Canadá. Em ambos os países os ciclistas que disponibilizam suas bicicletas na página tem um seguro de US$5.000 que os reembolsa pelos danos que a bicicleta pode sofrer durante o empréstimo ou o custo total em caso de roubo.

© Eric Demarcq, Flickr
© Eric Demarcq, Flickr

Durante os três primeiros meses de Spinlister foram inscritas mais de 500 bicicletas em diversos países. No entanto Dennis e Noh quiseram mudar o nome da empresa para Liquid durante o inverno e incluir outros serviços, como aluguel de pranchas de snowboard e skis. Esta decisão prejudicou a rentabilidade da empresa, o que causou seu fechamento, com mais de 10.000 usuários.

Entretanto, há três meses o serviço voltou renovado graças ao lançamento de um aplicativo para Iphone que permite conectar os ciclistas entre si. Nas primeiras duas semanas o aplicativo teve 2.000 downloads, um grande êxito se comparado o fato de que anteriormente o serviço só estava disponível através de sua página.

Neste vídeo os criadores explicam o que os levou a criar o sistema e os desafios futuros.

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Naiane Marcon, ArchDaily Brasil.


Ver a galeria completa

Cita: Romullo Baratto. "“Spinlister”: um serviço de empréstimo de bicicletas em mais de 40 países" 26 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/142850/spinlister-um-servico-de-emprestimo-de-bicicletas-em-mais-de-40-paises> ISSN 0719-8906