O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Especial Dia do Arquiteto / Arquitetura Contemporânea: Brasil Arquitetura, grupoSP, StudioMK27, MMBB, spbr, UNA Arquitetos.

Especial Dia do Arquiteto / Arquitetura Contemporânea: Brasil Arquitetura, grupoSP, StudioMK27, MMBB, spbr, UNA Arquitetos.

Especial Dia do Arquiteto / Arquitetura Contemporânea: Brasil Arquitetura, grupoSP, StudioMK27, MMBB, spbr, UNA Arquitetos.
Especial Dia do Arquiteto / Arquitetura Contemporânea: Brasil Arquitetura, grupoSP, StudioMK27, MMBB, spbr, UNA Arquitetos., spbr: Casa em Santa Teresa, 2008 | © Nelson Kon
spbr: Casa em Santa Teresa, 2008 | © Nelson Kon

O passado recente da modernidade, inspira a arquitetura contemporânea brasileira que reúne todas as tendências  e técnicas arquitetônicas utilizadas nos tempos atuais. A produção é  consistente e plural, dotada de sentido estético ajustada ao nosso tempo, sendo capaz de aliar o conhecimento prévio modernista e simultaneamente amenizando a percepção formal,  rompendo assim, com os paradigmas pré-existentes. O resultado é uma experimentação diária de soluções  projetuais abstratas, inovadoras e únicas.

A geração atual,  busca  soluções tecnológicas mais sustentáveis e perspectivas mais amplas. Nesse contexto, nos referimos ao nosso segundo grupo de arquitetos que hoje homenageamos, conformado por profissionais,  que atualmente são mais que reconhecidos mundialmente por sua produção  ímpar e ilimitada.

Foi uma tarefa difícil para nós, delimitar esse grupo, pois em todo o Brasil sabemos e reconhecemos diariamente os grandes produtores nacionais de arquitetura. Desejamos que todos  sintam-se de alguma forma identificados com estes seis escritórios, que representam perfeitamente a brilhante  atual geração de arquitetos brasileiros.

Feliz Dia do Arquiteto!

Brasil Arquitetura -  Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

Fundado em 1979, o escritório Brasil Arquitetura realiza projetos de arquitetura, urbanismo, recuperação e restauro e desenho industrial para os mais diversos setores de atividade: residências e conjuntos residenciais, lojas, restaurantes, indústrias, edifícios para lazer e de uso público/institucional.

Brasil Arquitetura: Museu do Pão, 2007| © Nelson Kon

É dirigido por Francisco de Paiva Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz, arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – FAUUSP.Em 1986 fundam a Marcenaria Baraúna, desenvolvendo trabalhos de design de mobiliário e objetos de madeira.

Brasil Arquitetura: Museu do Pão, 2007| © Nelson Kon

Em 1991,desenvolveram  com Lina Bo Bardi , André Vainer e Marcelo Suzuki, o projeto para a nova sede da Prefeitura do Município de São Paulo, no Parque Dom Pedro II.

Brasil Arquitetura: Villa Isabella, 2007

Em 2005, publicam o livro Francisco Fanucci Marcelo Ferraz – Brasil Arquitetura, com a retrospectiva dos vinte e seis anos de trabalho do escritório.

Brasil Arquitetura: Centro de Interpretação do Pampa, 2011

Receberam inúmeros prêmios Brasil Arquitetura, possui uma trajetória excepcional de produção arquitetônica, citamos alguns:  1º lugar no concurso internacional do projeto para re-caracterização do Bairro Amarelo, em Hellersdorff, Berlim, 1998; Prêmio IAB/SP – categoria “Revitalização de Edifícios – Melhor Projeto 2002”, pelo Conjunto KKKK em Registro – SP,2002; 1° lugar no concurso internacional de projeto para residência unifamiliar localizada no litoral de Hanko, Finlândia,2005;   Vencedor da Exposição Geral de Arquitetos, da “VIIª BIA – Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo”, com o projeto “Museu Rodin Bahia”,2007;  Prêmio Rino Levi Ex Aequo do IAB/SP, pelo projeto do Museu do Pão, 2008;

Veja a publicação  de Brasil Arquitetura em ArchDaily Brasil clicando no link: Museu do Pão

grupoSP –   Alvaro Puntoni e João Sodré.

O grupoSP, considera seu escritório de um espaço aberto à participação de arquitetos e outros profissionais interessados na discussão sobre a produção dos espaços de vivência e os espaços da cidade.

grupoSP: Sede do SEBRAE, 2010 | © Nelson Kon
grupoSP: Sede do SEBRAE, 2010 | © Nelson Kon

Não pretende ser um escritório tradicional com um núcleo rígido e fechado, mas uma organização flexível que admite colaborações e parcerias conforme o trabalho a ser desenvolvido.

FDE Votorantim, 2006 | © grupoSP, Carlos Kipnis

O grupoSP tem se dedicado a elaboração de concursos de arquitetura, projeto para ONGs e instituições públicas, além de incorporar no cotidiano de suas atividades a participação em pesquisas e docência de seus participantes.

grupoSP: Edifício na Rua Simpatia,2001 | © Nelson Kon

A lista de prêmios do grupoSP, é extensa, citamos alguns: 1° Lugar – Concurso Nacional Memorial da República Piracicaba, São Paulo, 2002;  Menção Honrosa Concurso Nacional Habita Sampa – São Paulo-SP,2004; 1° Lugar – 6° Prêmio Jovens Arquitetos – Museu do Ouro, Sabará – MG, 2004; 2° Lugar – Concurso Nacional Sede da Petrobrás – Vitória –ES; Menção Honrosa Concurso Nacional Habitação Social no Amazonas, Manaus –AM, 2005; Menção Honrosa Concurso Nacional Edifício Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura  do Paraná, Curitiba- PR, 2008; 1° Lugar – Concurso Nacional Sebrae Nacional, 2010.

Veja as publicações  do grupoSP em ArchDaily Brasil clicando nos links: Sede do SEBRAEEdifício Habitacional na Rua Simpatia.

StudioMK27 - Marcio Kogan.

O studiomk27 foi fundado no início da década de 1980 por Marcio Kogan e é hoje integrado por mais 14 arquitetos,  além de colaboradores em vários países do mundo. Os arquitetos do estúdio desenvolvem os projetos do começo ao  fim, e assinam a co-autoria das obras.

StudioMK27: Studio SC, 2011 | © Nelson Kon

Recentemente, o escritório ganhou diversos prêmios internacionais como o  recente  Wallpaper Design Awards, Record House, D&AD “Yellow Pencil”,  LEAF Awards, Dedalo Minosse, Barbara  Cappochin da Bienal Internacional de Padova e foi duas vezes finalista do WAF, o World Architecture Festival.

StudioMK27: Casa Corten, 2008 | © Nelson Kon

No Brasil, recebeu importantes prêmios  como 12 premiações do IAB, Instituto dos Arquitetos do Brasil. Os projetos  arquitetônicos do studiomk27 prezam pela simplicidade formal, sempre trabalhando com especial atenção aos  detalhes e acabamentos.

StudioMK27: Berçário Primetime, 2007 | © Nelson Kon

Marcio Kogan e os arquitetos da equipe, grandes admiradores da geração modernista brasileira, procuram cumprir a difícil missão de dar continuidade à linha dessa produção.

StudioMK27: Casa Cobogó, 2011 |© Nelson Kon

Sua obra é extensa e tem sido premiada desde 1984 em diferentes oportunidades, veja alguns dos prêmios:

Short List – World Architecture Awards – Residência Gama-Issa, 2002;    Prêmio Record Houses – concedido pela revista americana Architectural Record - Casa du Plessi, 2004; Short List - Wallpaper Design Award - Hotel Fasano em parceria com Isay Weinfeld, 2005;  Prêmio International Design Awards IDA - USA -  Casa das Mirindibas, 2007;  Primeiro Prêmio- categoria residencial / LEAF award 2009 – Leading European Architect forum em Berlim – Casa Paraty, 2009; Melhor casa do ano – Wallpaper Design Awards – Casa Paraty, 2010; Premio Record Houses  – concedido pela revista americana Architectural Record – Csa da Bahia;

Veja a publicação de algumas das obras do StudioMK27 em ArchDaily Brasil clicando nos links: Casa CortenBerçário Primetime.

MMBB -  Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga.

Experiências anteriores acumuladas como colaboradores em empresas brasileiras e estrangeiras foram reunidas em uma organização comum, consolidando uma atuação profissional abrangente que tem se destacado pelo desenvolvimento de projetos públicos e institucionais na área de edificações e urbanismo.

MMBB: Residência no City Boaçava,2006 | © Nelson Kon

Os projetos, realizados na forma de diversas associações e colaborações com diferentes arquitetos e empresas de engenharia consultiva, tem possibilitado a estruturação de uma atividade multidisciplinar  necessária à abrangência e complexidade dos trabalhos realizados.

MMBB: Casa na Vila Romana, 2006 | © Nelson Kon

A associação com a empresa de engenharia consultiva Proenge Engenharia de Projetos caracteriza-se pelo desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana tais como corredores e terminais de ônibus, garagem subterrânea, praças de pedágio rodoviário, passarelas de pedestres etc.

MMBB: FDE em Campinas, 2003 | © Nelson Kon

A parceria com o Arquiteto Paulo Mendes da Rocha, por sua vez, oferece a oportunidade de desenvolvimento de projetos de grande porte para órgãos institucionais e de governo, destinados para atividades culturais,  educacionais, representativas e de serviços.

MMBB: Residência no City Boaçava | © Nelson Kon

A preocupação de uma postura reflexiva e crítica em sua atuação conduz à expansão das atividades do MMBB Arquitetos para o âmbito acadêmico e cultural. Seus sócios exercem uma produção paralela na participação e/ou organização de eventos culturais, exposições, bienais, assim como desenvolvem uma atividade acadêmica, tanto na docência como na pesquisa.

MMBB: Residência no City Boaçava | © Nelson Kon

O escritório MMBB recebeu inúmeros prêmios, como:  Prêmio “Ex Aequo” na VI Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, a Escola Pública FDE Campinas F1- Fundação Bienal São Paulo e IAB/SP São Paulo, 2005;Menção Honrosa na VII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo para a Residência na Vila Romana Fundação Bienal São Paulo e IAB/SP, São Paulo, 2007; 1º prêmio, categoria Edifício/Obra Concluída -Residência no City Boaçava - Habitacional na Premiação do IAB/SP 2008;

Veja a publicação de MMBB em ArchDaily Brasil clicando nos links: Residência no City Boaçava.

spbr - Angelo Bucci

Spbr, foi fundado em 2003 e é dirigido por Angelo Bucci, que há vinte anos vem se dedicando simultaneamente aos projetos de edificação e às atividades acadêmicas, numa atuação complementar que define a orientação deste escritório.

spbr: Casa de Fim de Semana, 2011 | | © Nelson Kon

O trabalho desenvolvido no spbr recupera criticamente alguns aspectos da arquitetura moderna brasileira. É a partir desta herança que valorizamos a importância da concepção estrutural, a solução construtiva, a viabilidade econômica e, principalmente, o entendimento da cidade como espaço democrático.

spbr: Casa em Santa Teresa, 2008 | © Nelson Kon

Os trabalhos estão vinculados pela especificidade projetos de edificações, por isso mesclam diferentes escalas e programas: habitação, serviços, institucional e infra-estrutura.

spbr: Casa em Ubatuba, 2008| © Nelson Kon

Em alguns trabalhos realizam diferentes grupos de colaboradores, através de associações com outros profissionais, de acordo com o interesse específico de cada projeto. spbr é um espaço aberto aos encontros, associações e colaborações diversas que trabalhem de modo solidário para o desenvolvimento de projetos de arquitetura.

spbr: FDE Jardim Ataliba Leonel, 2004 | © Nelson Kon

O spbr, recebeu já muitos prêmios durante sua trajetória: 3° Lugar – Concurso Nacional para Projeto da Sede do CREA CE, IAB e CREA CE, 2001; Prêmio IAB Melhor Obra Construída – Residência em Ribeirão Preto, IAB SP, 2002; 1° Lugar – Concurso Nacional de Projetos para o Memorial à República em Piracicaba, IAB / SP e Prefeitura Municipal de Piracicaba, 2002; 1° Lugar – Projeto Nova Biblioteca PUC Rio, 2006;  Honorary Fellow of the American Institute of Architects, American Institute of Architects, 2011.

Veja a publicação do spbr em ArchDaily Brasil clicando nos links: Casa em Ubatuba.

UNA Arquitetos - Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara, Fernando Felippe Viégas

Fundado em 1996, é uma associação de arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

UNA Arquitetos: FDE Campinas | © Nelson Kon

Desde sua formação desenvolve projetos em diversas escalas e programas como equipamentos para transporte público e projetos urbanos, espaços culturais, escolas, edifícios residenciais e comerciais.

UNA Arquitetos: Loja Garoa, 2010 | © Leonardo Finotti

Trabalha associado a empresas de engenharia e consultorias, o que garante uma reflexão abrangente e multidisciplinar das questões da arquitetura e do urbanismo.

UNA Arquitetos: Casa em Joanópolis, 2002 | © Bebete Viégas
UNA Arquitetos: Casa em Joanópolis, 2002 | © Bebete Viégas

Recebeu vários premios durante sua trajetoria. Em 2011 recebeu o 1º prêmio  público nacional do renova sp, pelo Oratório 1 e foi  finalista do prêmio ‘o melhor da arquitetura’, da revista arquitetura e construção e  do prêmio ‘az awards’,  da azure magazine, de toronto, com a Loja Garoa.

Veja a publicação de obras de UNA Arquitetos em ArchDaily Brasil clicando nos links: Casa em Joanópolis, Loja Garoa.

Continuem lendo mais um artigo especial para o Dia do Arquiteto: “Nova geração: Arquitetos Associados, Estudio America, FGMF, METRO, Triptyque

 

 

 

 

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Especial Dia do Arquiteto / Arquitetura Contemporânea: Brasil Arquitetura, grupoSP, StudioMK27, MMBB, spbr, UNA Arquitetos." 11 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/13996/especial-dia-do-arquiteto-arquitetura-contemporanea-brasil-arquitetura-gruposp-studiomk27-mmbb-spbr-una-arquitetos> ISSN 0719-8906