Especial Dia do Arquiteto / Nova geração: Arquitetos Associados, Estudio America, FGMF, METRO, Triptyque

Nosso terceiro grupo de arquitetos homenageados representa a nova geração da arquitetura contemporânea brasileira. Está formado por arquitetos jovens, a maioria com menos de 40 anos, e seus escritórios foram fundados nos últimos 15 anos.

Eles partem a sua trajetória em um caminho da arquitetura contemporânea já iniciado pelo grupo anterior e se deparam hoje com o chamado Brazilian Boom que reflete, por um lado, um crescimento econômico forte do país, e por outro lado, um grande interesse pela cultura, moda, artes e estilo de vida dos brasileiros. Somado a isso, o país sediará proximamente a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpiadas do Rio em 2016, dois eventos que mexem com a estrutura das cidades que os recebem e provocam questionamentos e debates importantes sobre a questão urbana.

Enfim, paira no ar a sensação de que todas as atenções estão voltadas para o Brasil! E nós, arquitetos, nesse momento único para a profissão, temos o potencial de traduzir essas tendencias intangíveis à realidade construída, produzindo mudanças relevantes e significativas em nossas cidades. E isso é exatamente o que nossos homenageados estão fazendo!

Arquitetos Associados - Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Carlos Alberto Maciel, Bruno Santa Cecília, Paula Zasnicoff Cardoso

Fundado em 1996, é um estúdio colaborativo dedicado à arquitetura e urbanismo sediado em Belo Horizonte, MG, Brasil.

“Nosso trabalho toma a tradição da arquitetura moderna brasileira como ponto de partida. Com sutis diferencas de abordagens, procuramos repensar alguns de seus principais conceitos a fim de buscar respostas adequadas e inovadoras para os problemas contemporâneos da arquitetura e das cidade brasileiras.”

Arquitetos Associados: Praça Pampulha, 2008 | © Eduardo Eckenfels
Arquitetos Associados: Casa no vale das Araras, 2010

Desenvolvido em paralelo à prática docente, o trabalho do escritório lida com uma extensa variedade de escalas e programas, da moradia individual a edifícios públicos e espaços urbanos, sempre comprometido em repensar as questões programáticas e construtivas para além das aplicações usuais.

Arquitetos Associados: Centro Educativo Burle Marx, 2009
Arquitetos Associados: Centro Educativo Burle Marx, 2009

Receberam inúmeros premios desde 1997 e recentemente foram premiados na 13a edição do prêmio IAB/MG 2011 pela Galeria Miguel Rio Branco em Inhotim, MG e pela Residência NB em Nova Lima, MG. Também receberam o segundo lugar no 10 premio jovens arquitetos, pela Galeria Miguel Rio Branco.

Arquitetos Associados: Galeria Miguel Rio Branco, 2010 | © Leonardo Finotti

Veja a publicação completa das obras do Arquitetos Associados em ArchDaily Brasil clicando nos links: Galeria Miguel do Rio Branco , Praça da Pampulha

Estúdio América - Guilherme Motta, Lucas Fehr, Mario Figueroa, Carlos Garcia, Marcus Vinicius Damon

Este coletivo de arquitetura foi constituído em 2007 após obter o 1º. Prêmio no Concurso Internacional para o Museu da Memória, em Santiago do Chile.

Estúdio América: museu da Memória, 2007 | © Cristobal Palma

Por seu “laboratório multidisciplinar de projetos”, como se definem, passaram, em menos de 4 anos, mais de 70 pessoas, entre profissionais e estudantes, de distintas nacionalidades: Brasil, Angola, Chile, França, Itália, México, Noruega, Portugal.

Estudio America: Novo Teatro Castro Alves, 2010

“Esta grande diversidade é uma das principais características do Estúdio América, postura indispensável para abordar os desafios e as demandas específicas com a equipe de profissionais capacitada para atender de forma inovadora e sem conceitos pré-estabelecidos as questões contemporâneas de projeto.”

Estudio America: Novo Teatro Castro Alves, 2010

O Estúdio América tem o comprometimento com um processo intelectual criativo aberto e busca de maneira investigativa debater, desenhar e construir arquitetura e urbanismo com responsabilidade social e ambiental.

Estudio America: Novo Teatro Castro Alves, 2010

Sua curta trajetória foi extensamente premiada. Os mais recentes são: 1º Prêmio no Concurso Público Nacional do Complexo Novo Teatro Castro Alves, IAB-BA, 2010; 1ºPrêmio no Concurso Público Nacional de Arquitetura para Novas Tipologias de Habitação de Interesse Social Sustentáveis, Categoria Edifícios de 6 e 7 Pavimentos, IAB SP, 2010 – Realizado em parceria com Daniel Bonilla Arquitectos [Colombia]; 1º Prêmio no Concurso Público Nacional de Arquitetura Ponte e Passarela em Blumenau, SC, 2011.

Veja a publicação completa das obras do Estudio America em ArchDaily Brasil clicando nos links: Museu da Memória , Novo Teatro Castro Alves, Complexo Hotel Paineiras .

FGMF - Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz arquitetos

Foi fundado em 1999 com o propósito de “produzir uma arquitetura contemporânea, sem restrições ao uso de materiais e técnicas construtivas diversas, e investigar a relação entre a arquitetura e o Homem.”

FGMF: Casa Grelha, 2007
FGMF: Casa Grelha, 2007

“O FGMF busca uma aproximação diferente e inovadora em todos os projetos propostos. Não há fórmulas pré-definidas ou rígidas: a cada desafio, partimos do zero e fazemos do desenho o nosso instrumento de pesquisa para elaborar uma nova visão de edifício, de objeto e de cidade.”

FGMF: FDE - Escola Várzea Paulista, 2008

Nestes poucos anos de vida, tiveram a oportunidade de lidar com um amplo espectro de programas e escalas arquitetônicas. Eles acreditam que, como a vida, a arquitetura deve ser plural, heterogênea e dinâmica. Sua investigação espacial tem se concentrado nas relações entre a obra e seu entorno, questionando os limites do objeto.

FGMF: Casa 4X30, 2011 | © Fran Parente
FGMF: Casa 4X30, 2011 | © Fran Parente

Sua obra é extensa e tem sido premiada desde 2004 em diferentes oportunidades. Em 2011, foram premiados por: Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo [Destaque - Casa 4x30], III Prêmio Lafarge [ 1º Lugar -BPGM e 2º Lugar - Casa 4x30], Bloomberg Americas Property Awards [Prêmio Projeto Residencial - Casa Grelha], X Prêmio Jovens Arquitetos – [Menção Honrosa Obras Construídas - Casa 4x30], The International Architecture Award – Chicago Athenaeum [Casa Grelha], Prêmio OCCAM sotto 40 , Premio Internazionale Dedalo Minosse [Casa Grelha], entre outros.

Veja a publicação completa das obras de FGMF em ArchDaily Brasil clicando nos links: Casa 4×30, Kaze Paulista, Na Mata Café, Museu do Aço.

METRO - Martin Corullon, Anna Ferrari e Gustavo Cedroni

Fundado em 2000, em S. Paulo, é um escritório de arquitetura que desenvolve projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas. O trabalho alia uma tradição arquitetônica moderna, proveniente da constante colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, a uma prática que atende a demandas contemporâneas.

METRO + Paulo Mendes da Rocha: Galeria Leme, 2004 | © Leonardo Finotti

“Produzimos uma arquitetura na qual a organização material está a serviço do uso público do espaço construído, por um lado; e por outro, consideramos a importância da especulação formal e dos materiais, além de uma abordagem que procura reconhecer e apresentar soluções às necessidades e desejos da ampla rede de atores envolvidos na produção do espaço.”

METRO: Museu da Nestlé, 2011 | © Leonardo Finotti

Descrevem o projeto como resultado de um procedimento que procura identificar, desenhar e dar forma arquitetônica aos sistemas infra-estruturais do programa, amplificando suas funções e dando lugar a usos imprevistos.

METRO: Espaço Itaú de cinema , 2011 - em construção

METRO: Espaço Itaú de cinema , 2011 - em construção

Foram premiados recentemente pelo NPSP – New practices São Paulo pelo conjunto da obra, e pelo o X Premio Jovens Arquitetos pela obra da Nestlé.

Veja a publicação completa do Museu da Nestlé.

Triptyque - Grégory Bousquet, Carolina Bueno, Guillaume Sibaud, Olivier Raffaelli

Fundado em 2000, em São Paulo, é um escritório franco-brasileiro. Todos  seus arquitetos  se formaram na Ecole d’Architecture de Paris-La-Seine, na França. Possuem  também uma sede  em Paris desde 2008.

Triptyque: Colombia 325, 2007 | © Fran Parente

“Enfrentamos a problemática das cidades emergentes, e o desejo de desenvolver um método e ferramentas de questionamento e/ou modificação da evolução dos espaços urbanos e da construção moderna.”

Triptyque: Harmonia 57, 2008 | © Fran Parente
Triptyque: Harmonia 57, 2008 | © Fran Parente

Definem seu trabalho como um hibrido de vários personagens e disciplinas que se traduzem na busca constante por superar repertórios comumente aceitos, integrando novos conceitos sobre responsabilidade social e ambiental e com uma abordagem inovadora em relação à pluralidade dos pontos de vista.

Triptyque: Fidalga 727, 2009 | © Fran Parente
Triptyque: Fidalga 727, 2009 | © Fran Parente

Receberam muitos prêmios durante sua trajetória e tiveram seu trabalho exposto em importantes cenários como a Bienal de Veneza e o Festival de Arquitetura de Londres. Este ano foram vencedores do prêmio New Practices, do Instituto Americano de Arquitetura, Nova York, e foram selecionados para ”The best in urban global design” (O melhor em design urbano global) da New York Magazine.

Veja a publicação completa do Fidalga 727 e do Harmonia 57

Sobre este autor
Cita: Gica Fernandes. "Especial Dia do Arquiteto / Nova geração: Arquitetos Associados, Estudio America, FGMF, METRO, Triptyque" 11 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-13643/especial-dia-do-arquiteto-nova-geracao-arquitetos-associados-estudio-america-fgmf-metro-triptyque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.