Florianópolis lidera lista de capitais brasileiras com maior IDHM

Florianópolis lidera lista de capitais brasileiras com maior IDHM

Os dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), colocam a cidade de Florianópolis no topo da lista da capitais com o maior índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com pontuação de 0,847.

A capital catarinense é seguida por Vitória - ES, que ocupa a segunda colocação com 0,845. Na sequência estão Brasília (0,824), Curitiba (0,823) e Belo Horizonte (0,810), as cinco com maior IDHM do País. São Paulo, cidade com a maior concentração de renda do país, atingiu 0,805 no índice, ocupando a sétima posição, atrás de Porto Alegre.

Das 27 capitais brasileiras, sete, cerca de 25%, possuem nível considerado muito alto de desenvolvimento humano. As demais possuem avaliação considerada alta. Maceió, capital de Alagoas, é a cidade sede administrativa com menor IDHM do País. De acordo com o estudo, o município possui índice de 0,721, próximo ao limite mínimo de 0,700 que separa a avaliação de alta (0,700 - 0,799) para média (0,600 - 0,699).

É importante esclarecer que este índice não evidencia algumas fragilidades das cidades examinadas. A exemplo disto temos que Florianópolis, primeiro lugar no ranking, apresenta sérios problemas de mobilidade urbana que não se fazem visíveis na sua pontuação de 0,847. O índice, entretanto, faz uma análise dos dados referentes à saúde, renda e educação, e elabora, ao fim, um indicador da atual situação destes três fatores.

Veja a lista das demais capitais:

Cortesia de noticias.terra
Cortesia de noticias.terra

Fonte: noticias.terra


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Florianópolis lidera lista de capitais brasileiras com maior IDHM" 31 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-131692/florianopolis-lidera-lista-de-capitais-brasileiras-com-maior-idhm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.