O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Florianópolis lidera lista de capitais brasileiras com maior IDHM

Florianópolis lidera lista de capitais brasileiras com maior IDHM

Florianópolis lidera lista de capitais brasileiras com maior IDHM
Florianópolis lidera lista de capitais brasileiras com maior IDHM

Os dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), colocam a cidade de Florianópolis no topo da lista da capitais com o maior índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com pontuação de 0,847.

A capital catarinense é seguida por Vitória - ES, que ocupa a segunda colocação com 0,845. Na sequência estão Brasília (0,824), Curitiba (0,823) e Belo Horizonte (0,810), as cinco com maior IDHM do País. São Paulo, cidade com a maior concentração de renda do país, atingiu 0,805 no índice, ocupando a sétima posição, atrás de Porto Alegre.

Das 27 capitais brasileiras, sete, cerca de 25%, possuem nível considerado muito alto de desenvolvimento humano. As demais possuem avaliação considerada alta. Maceió, capital de Alagoas, é a cidade sede administrativa com menor IDHM do País. De acordo com o estudo, o município possui índice de 0,721, próximo ao limite mínimo de 0,700 que separa a avaliação de alta (0,700 - 0,799) para média (0,600 - 0,699).

É importante esclarecer que este índice não evidencia algumas fragilidades das cidades examinadas. A exemplo disto temos que Florianópolis, primeiro lugar no ranking, apresenta sérios problemas de mobilidade urbana que não se fazem visíveis na sua pontuação de 0,847. O índice, entretanto, faz uma análise dos dados referentes à saúde, renda e educação, e elabora, ao fim, um indicador da atual situação destes três fatores.

Veja a lista das demais capitais:

Cortesia de noticias.terra
Cortesia de noticias.terra

Fonte: noticias.terra


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Florianópolis lidera lista de capitais brasileiras com maior IDHM" 31 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/131692/florianopolis-lidera-lista-de-capitais-brasileiras-com-maior-idhm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.