O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Proposta controversa de Gehry para o Memorial Eisenhower é aprovada

Proposta controversa de Gehry para o Memorial Eisenhower é aprovada

Proposta controversa de Gehry para o Memorial Eisenhower é aprovada
Proposta controversa de Gehry para o Memorial Eisenhower  é aprovada, Cortesia de Gehry Partners, LLP, 2013
Cortesia de Gehry Partners, LLP, 2013

Apesar das pesadas críticas e da ameaça de cancelamento do financiamento federal, como uma forma de sabotagem à sua realização, a Eisenhower Memorial Commission aprovou unanimemente o projeto de Frank Gehry para o Memorial Dwight D. Eisenhower, em Washington. O projeto de 110 milhões de dólares e quase 14 anos de construção passou por diversas revisões nos últimos anos em busca de uma conciliação entre a comissão e seus opositores, que incluem a família Eisenhower.

Apesar das chances penderem para o lado dos opositores, a comissão segue avançando e Gehry apresentará seu projeto para a Comissão de Belas Artes dos EUA no próximo mês e para a Comissão de Planejamento de Washington no início do último bimestre para revisões e aprovação.

Na mais recente apresentação da proposta, o presidente da Comissão, Rocco C. Siciliano, há dez anos a frente do Eisenhower World Affairs Institute declarou que a família Eisenhower "merece ser ouvida, mas não obedecida". Também disse: "Quero deixar claro que não estamos tentando nos sobrepor às opiniões alheias, sobretudo as da família".

Cortesia de Gehry Partners, LLP, 2013
Cortesia de Gehry Partners, LLP, 2013

As mudanças aprovadas incluem o reestabelecimento dos baixos-relevos do memorial e alterações nas estátuas de Eisenhower como "um garoto descalço do Kansas", o trigésimo quarto presidente e o general da Segunda Guerra Mundial. Também foi aprovada a inclusão de excertos do discurso de Guildhall, dado pelo presidente após a vitória aliada na Europa.

Cortesia de Gehry Partners, LLP, 2013
Cortesia de Gehry Partners, LLP, 2013

Após a apresentação Gehry afirmou estar "mais humilhado que nunca em demonstrar a evolução do projeto [deles]".

Cortesia de Gehry Partners, LLP, 2013
Cortesia de Gehry Partners, LLP, 2013

O memorial será localizado em um exuberante passeio arborizado na Praça Eisenhower, ao sul do National Mall na Independence Avenue e da 4th Street. O local será emoldurado por uma colunata de 25 metros de altura - um dos elementos mais criticados - que sustenta uma série de placas de metal que retratam cenas de Abilene, cidade natal de Eisenhower.

Fonte: The Washington Post

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Proposta controversa de Gehry para o Memorial Eisenhower é aprovada" [Gehry’s Controversial Design for Eisenhower Memorial Approved] 27 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/129741/proposta-controversa-de-gehry-para-o-memorial-eisenhower-e-aprovada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.