O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Pássaros de origami enfeitam ruas na China, França e Vietnã

Pássaros de origami enfeitam ruas na China, França e Vietnã

Pássaros de origami enfeitam ruas na China, França e Vietnã
Pássaros de origami enfeitam ruas na China, França e Vietnã, Cortesia de Mistura Urbana
Cortesia de Mistura Urbana

A artista francesa Mademoiselle Maurice se dedica a criar instalações urbanas com figuras feitas de origami. Aos 28 anos, já percorreu algumas das ruas de Hong Kong, Lyon, Marselha, Paris e Vietnã, com formas geométricas de cores e tamanhos diferentes. Dependendo do lugar onde realiza a instalação, atribui uma mensagem de acordo com o contexto histórico da cidade.

Maurice começou a desenvolver o seu trabalho com esta técnica após viver um ano no Japão. Como os pássaros de origami – tsuru - são considerados símbolos internacionais de paz, ela decidiu incluí-los no seu trabalho, buscando deixar uma mensagem de esperança nas cidades.

Veja os trabalhos de Maurice na China, França e Vietnã, após o intervalo.

Pássaros de origami enfeitam ruas na China, França e Vietnã Pássaros de origami enfeitam ruas na China, França e Vietnã Pássaros de origami enfeitam ruas na China, França e Vietnã Pássaros de origami enfeitam ruas na China, França e Vietnã + 16

No Vietnã, Maurice os organizou em forma de mandalas, ou diagramas, conforme as cores do arco-íris, formando a bandeira do país em uma parede. Para Maurice, a estrela central representa os vietnamitas - camponeses, estudantes, intelectuais, operários e soldados - que lutaram juntos pela sua independência.

Cortesia de Arte y Callejero
Cortesia de Arte y Callejero

Em Hong Kong, a artista organizoua intervenção "Hexágono do arco-íris", que consistia em montar uma colméia de abelhas com origami. A artista descreve este trabalho como "falar sobre o espírito de liberdade nas ruas de Hong Kong e estimular as pessoas a manterem-se independentes”.

Cortesia de Arte y Callejero
Cortesia de Arte y Callejero

A terceira versão do festival ARTAQ 2013, que promove a arte urbana entre colecionadores, galerias, imprensa e público, apresentou o seu mais recente trabalho. O ARTAQ foi realizado em Angers, no oeste da França, entre 10 e 12 de maio deste ano, e recebeu os demais participantes com duas decorações realizadas pela artista. Uma delas foi colocada em uma das entradas e nas escadarias da Catedral St. Maurice, enquanto a outra foi instalada no rio Maine.

Cortesia de Mistura Urbana
Cortesia de Mistura Urbana

Os origamis colocados na catedral, monumento nacional da França, poderiam ser vistos por seus próprios criadores. A segunda instalação consistiuna criação de um rosto humano enfeitado com pássaros dediversas cores.

Cortesia de Mistura Urbana
Cortesia de Mistura Urbana

Os 30 mil pássaros e mandalas que foram usados ​​em ambas as intervenções foram feitos pelos habitantes de Angers. O trabalho foi realizado por Maurice, ao lado da equipe cultural da cidade e dois artistas Yan e Cecilia, através de workshops semanais, que aconteceram a partir de janeiro deste ano, em que as pessoas aprendiam a técnica necessária para a confecção das dobraduras.

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Pássaros de origami enfeitam ruas na China, França e Vietnã" 30 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/123888/passaros-de-origami-enfeitam-ruas-na-china-franca-e-vietna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.