O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. New Cities Summit 2013: Vencedor e finalistas dos aplicativos urbanos para celulares

New Cities Summit 2013: Vencedor e finalistas dos aplicativos urbanos para celulares

New Cities Summit 2013: Vencedor e finalistas dos aplicativos urbanos para celulares
New Cities Summit 2013: Vencedor e finalistas dos aplicativos urbanos para celulares, Cortesia de Imagem tirada do vídeo do Publicstuff
Cortesia de Imagem tirada do vídeo do Publicstuff

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.

No último New Cities Summit 2013, que aconteceu entre 4 e 6 de maio em São Paulo, foi anunciado o vencedor do prêmio AppMyCity! Criado pela fundação New Cities, a mesma que organizou o evento, que busca reconhecer os aplicativos para celulares que ajudam a melhorar a experiência nas cidades, que conectam as pessoas e tornam as cidades lugares mais divertidos, justos e sustentáveis.

Antes do encontro, foram selecionados dez semifinalistas que, em seguida, foram reduzidos a três anunciados durante o evento, tiveram a oportunidade de apresentar seus aplicativos. Entre eles foi escolhida a equipe vencedora que recebeu 5.000 dólares para desenvolver seu aplicativo.

A seguir, os finalistas e o vencedor do prêmio AppMyCity!

1. Buzz Journey, Israel. (Finalista)

Buzz Journey é um aplicativo que fornece várias alternativas de meios de transporte na hora de planejar uma viagem. Como mostra o vídeo, permite que o usuário crie um perfil e possa compartilhar o seu carro com outra pessoa que está no mesmo percurso. Além disso, como ele está associado ao Ministério dos Transportes de Israel, conta com os horários e paradas dos ônibus públicos, que têm um sistema de GPS que fornece dados em tempo real. Ele também oferece as tarifas de táxi para o percurso e a localização mais próxima. Recentemente, foi incluído ao sistema um mapa com as estações de bicicletas georreferenciadas de Tel Aviv.

Seu fundador, Lior Harsat, explicou que as pessoas que usam este aplicativo reduzem o tempo de suas viagens e as emissões de carbono, economizando dinheiro.

2. PublicStuff, Estados Unidos (Finalista)

Com o aumento das demandas dos cidadãos por espaços públicos melhor equipados, nem sempre as prefeituras municipais podem atendê-las e as pessoas sentem que as autoridades não estão fazendo nada a respeito para resolver problemas que, para eles, são cotidianos.

O PublicStuff é um aplicativo em que cada pessoa pode tirar uma foto de um problema, como um buraco em uma rua que pode ser perigoso ou uma situação que cria conflito entre vizinhos, e publicar diretamente de seu telefone em uma página vista por um funcionário público que recebe todos os problemas georreferenciados. Cada foto é acompanhada de sua localização, uma breve descrição do problema e o status do trabalho. Em seguida, o mesmo funcionário processa internamente a reclamação e mantém contato com a pessoa que reclamou.

Na página do aplicativo é possível ver as imagens que as pessoas enviaram das doze cidades já possuem este serviço.

Este aplicativo permite que os cidadãos atuem diretamente na construção de suas cidades e na solução de problemas comunitários.

3. Colab, Brasil. (Vencedor do AppMyCity!)

Cortesia de colab.re
Cortesia de colab.re

Com três pilares de ação, o Colab permite que os cidadãos se envolvam no desenvolvimento de suas cidades. O primeiro desses pilares, "Fiscalizar", apresenta a possibilidade de cada usuário fiscalizar o estado das ruas e do mobiliário urbano, caso se encontrem deteriorados, podendo mostrá-los em uma fotografia

O segundo pilar, "Propor", oferece a opção de sugerir projetos que ajudariam a melhorar certos aspectos da cidade. Assim, é possível selecionar uma categoria que se encaixa o projeto e adicionar um título e uma descrição. Depois disso, a proposta pode ser compartilhada com outras pessoas através das redes sociais, dando espaço para gerar uma discussão sobre o projeto.

O último e terceiro pilar, "Avaliar", permite que os cidadãos deem notas a diferentes ações que estejam sendo feitas em seus espaços públicos. Em um ranking de 1 a 5, as pessoas podem avaliar a acessibilidade, os equipamentos urbanos e limpeza de um local.

Seus criadores Bruno Aracaty, Gustavo Maia, Paulo Pandolfi, Josemando Sobral e Vitor Guedes, receberam 5.000 dólares para investir no aplicativo. Mathieu Lefevre, diretor executivo da fundação New Cities e júri do concurso, disse que "o Colab realmente representa o lema do AppMyCity: os aplicativos móveis que fazem boas cidades. Ao conectar de novas formas as pessoas com o governo local e os outros cidadãos, este aplicativo tem potencial para revolucionar a gestão urbana.”


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "New Cities Summit 2013: Vencedor e finalistas dos aplicativos urbanos para celulares" 17 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/121190/new-cities-summit-2013-vencedor-e-finalistas-dos-aplicativos-urbanos-para-celulares> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.