O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Istambul: O grande protesto para salvar o último parque público da cidade

Istambul: O grande protesto para salvar o último parque público da cidade

Istambul: O grande protesto para salvar o último parque público da cidade
Istambul: O grande protesto para salvar o último parque público da cidade

A destruição de um parque, ou melhor, a destruição do último grande parque do centro de Istambul foi o que gerou a manifestação de milhares de pessoas nesta e em outras cidades da Turquia.

O governo turco decidiu que o Parque Gezi – localizado junto à Praça Taksim, uma das principais praças de Istambul – seria substituído por um novo shopping center. Isso fez com que, um dia antes das máquinas chegarem ao local, um pequeno grupo de pessoas decidisse ocupar o parque para evitar sua destruição.

 “O que aconteceria se quisessem destruir o Central Park ou o Hide Park para a construção de um shopping center? É isso que está acontecendo aqui!” se lia em um cartaz erguido por um dos manifestantes.

Pouco a pouco, milhares de cidadãos começaram a sair às ruas, transformando o protesto em um grande movimento, que gerou conflitos entre civis e a polícia que já duram alguns dias e que transformaram o parque e a Praça Taksim em um campo de batalha, com centenas de feridos e alguns cidadãos mortos.

O que aconteceu no Parque Gezi é a gota que transbordou do copo. O protesto se converteu em um movimento massivo contra o autoritarismo do governo, nesta metrópole de 15 milhões de habitantes, em que os habitantes reivindicam a participação nos processos de tomadas de decisão sobre a cidade em que vivem.

Milhares de cidadãos cruzando à pé uma das pontes sobre o estreito de Bósforo como forma de protesto.
Milhares de cidadãos cruzando à pé uma das pontes sobre o estreito de Bósforo como forma de protesto.

Outros projetos urbanos, como uma nova ponte sobre o estreito de Bósforo, os processos de gentrificação em diferentes áreas da cidade – que vêm forçando a saída de seus habitantes para dar lugar a lojas de departamento e de luxo – e a construção de vários centros comerciais, estariam transformando a cidade sem o consentimento de seus cidadãos.

O movimento começou a se estender a outras cidades da Turquia, dentre as quais a capital Ancara. Os cidadãos reclamam de diversas outras medidas autoritárias vêm ferindo a liberdade de expressão e o direito de se reunir legalmente em qualquer parte da cidade, entre outros direitos fundamentais que não vêm sendo respeitados pelo governo. 


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Istambul: O grande protesto para salvar o último parque público da cidade" 03 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/117909/istambul-o-grande-protesto-para-salvar-o-ultimo-parque-publico-da-cidade> ISSN 0719-8906