O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Petição de arquitetos famosos para salvar a Casa Melnikov

Petição de arquitetos famosos para salvar a Casa Melnikov

Petição de arquitetos famosos para salvar a Casa Melnikov
Petição de arquitetos famosos para salvar a Casa Melnikov, © ArchDaily instagram user, dbasulto
© ArchDaily instagram user, dbasulto

Peter Eisenman, Steven Holl, e Rem Koolhaas estão entre os arquitetos que assinaram uma carta pedindo a preservação de um dos maiores trabalhos de Konstantin Melnikov, a Casa Melnikov.

As fundação da casa, de 83 anos, enfraqueceu muito desde o início da construção vizinha e infelizmente a situação só tem piorado, e muito, nos últimos meses.

Saiba mais sobre o estado de conservação da Casa Melnikov, e o que os arquitetos estão fazendo para prevenir sua deterioração...

 Image © Natalia Melikova, docomomo-us
Image © Natalia Melikova, docomomo-us

Para ter uma ideia do estado da casa, Natalia Melikova, fundadora do The Constructivist Project (que procura fotografar e preservar a arquitetura vanguardista russa), visitou a casa e entrevistou sua atual moradora, Ekaterina Karinskaya, neta de Melnikov.

Melikova descreve as novas fissuras na casa como "claras, uma prova visível de que a Casa Melnikov está na zona de influência " da construção (que fora previamente embargada). Além disso, Karinskaya aponta a construção de uma garagem subterrânea próxima como o principal fator a levar a casa ao colapso:

 Image © Natalia Melikova, docomomo-us
Image © Natalia Melikova, docomomo-us

"Durante anos corre água por baixo da Casa Melnikov, causando a erosão do solo em diversos lugares (alguns pontos afundaram até 30 cm). Como resultado, a fachada principal está cedendo e o vidro está trincando. As paredes da garagem subterrânea atingem 20 metros de profundidade e funcionaram como uma barragem: estas paredes bloqueiam o fluxo da água e causam a inundação da Casa Melnikov. Está é a principal ameaça para a casa."

"A diagram (modified in red) showing the house surrounded by construction sites, underground garages, and flow of groundwater" Image © Natalia Melikova, docomomo-us
"A diagram (modified in red) showing the house surrounded by construction sites, underground garages, and flow of groundwater" Image © Natalia Melikova, docomomo-us

Com evidências fotográficas, o Archnazdor, um grupo de fiscalização e preservação que luta contra empreendimentos do setor imobiliário de Moscou, publicou uma carta para o Presidente Vladimir Putin em seu site, exigindo uma ação imediata.

Outra carta aberta, de Frederick S. Starr, da Universidade Johns Hopkins, e Ginés Garrido, da Escola de Design da Universidade de Harvard, pedem não apenas a preservação do edifício (como um museu), mas também de todo o acervo e arquivos de Melnikov: "Queremos encorajar os russos a abraçar e preservar esta importante parte de seu patrimônio, mas também devemos lembrá-los de que o edifício e estes arquivos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade."

“'The Melnikov House has been shouting SOS already for several months, but nobody is listening...' - Ekaterina Karinskaya."  Image © Natalia Melikova, docomomo-us
“'The Melnikov House has been shouting SOS already for several months, but nobody is listening...' - Ekaterina Karinskaya." Image © Natalia Melikova, docomomo-us

A petição recebeu algumas assinaturas famosas, incluindo a de Peter Eisenan, Steven Holl, Rem Koolhaas, Rafael Moneo, e Alvaro Siza (veja a lista completa de assinaturas no arquitecturaviva.com) que "buscam a preservação da Casa Melnikov como um museu público e uma compensação justa à família de Melnikov por seus esforços em preservá-la ao longo dos anos, desde a morte do arquiteto. Os assinantes pedem, além disso, a compilação de todo o material na Rússia relacionado a Melnikov, e que este seja preservado em um lugar, preferencialmente em um museu adjacente à casa, onde estará à disposição de arquitetos, estudantes e do público."

Evidentemente, uma das razões da casa ter sido deixada a se deteriorar está relacionada à controvérsia do seu direito de propriedade (mesmo entre os membros da família), que impediram que a ela fosse reconhecida como patrimônio e a deixaram em um estado de incerteza. Os escritores da carta e assinantes esperam que crescente atenção impulsione o governo a tomar uma atitude em relação ao edifício, apesar de seus incertos direitos de propriedade.

Via docomomo, New York Times' Arts Beat Blog 

Sobre este autor
Vanessa Quirk
Autor
Cita: Quirk, Vanessa. "Petição de arquitetos famosos para salvar a Casa Melnikov" [Melnikov House Listed As Cultural Heritage Site] 11 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/112789/peticao-de-arquitetos-famosos-para-salvar-a-casa-melnikov> ISSN 0719-8906