O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Estados Unidos
  5. Sasaki Associates
  6. Plano prevê reutilização do Passado Industrial de Pittsburgh para reunir a cidade e seus cidadãos.

Plano prevê reutilização do Passado Industrial de Pittsburgh para reunir a cidade e seus cidadãos.

Plano prevê reutilização do Passado Industrial de Pittsburgh para reunir a cidade e seus cidadãos.
Plano prevê reutilização do Passado Industrial de  Pittsburgh para reunir a cidade e seus cidadãos. , 43rd St District Vista em direção à Pittsburgh, Cortesia de Sasaki Associates
43rd St District Vista em direção à Pittsburgh, Cortesia de Sasaki Associates

Com a criação do High Line em NYC e as recentes notícias sobre o Bloomingdale Trail de Chicago, está cada vez mais claro que as "vias verdes" são uma nova e poderosa força no planejamento urbano, que tem o potencial de mudar a maneira como funcionam cidades ao redor do mundo. Um novo projeto em Pittsburgh pretende aproveitar essas oportunidades, uma vez que a história industrial da cidade deixou sua forte marca na forma de enferrujadas instalações industriais às margens do rio. Uma proposta de Saski Associates prevê a reutilização destes espaços para criar um cinturão verde, amarrando a cidade de maneira mais próxima. Através da adição de rotas de transporte de pedestres, bicicletas e VLT, e criando uma infinidade de espaços verdes, espera-se explorar o potencial, até então desapercebido, de se tornar uma cidade que tem espaços de qualidade às margens do rio, ao mesmo tempo que se incentiva a proximidade geográfica e social entre as comunidades.

Mais imagens e descrição dos arquitetos na continuação…

Em meados de 1800, o Rio Allegheny se tornou o local de nascimento da indústria de Pittsburgh. As beiras do rio abrigavam galpões de aço e acomodavam transporte - ambos através do rio e de ferrovias - de carvão e aço. No despertar dessas indústrias em decadência, a cidade de Pittsburgh procura hoje transformar suas orlas do rio e a própria identidade da cidade. Sasaki está liderando o estudo do Boulevard Verde das Margens do Allegheny (ARGB, da sigla em inglês), uma iniciativa de transformar 10,5 quilômetros das margens do Rio Allegheny, do centro até os limites da cidade. O projeto irá conectar bairros à beira do rio, e reimaginar Pittsburgh como uma cidade de rio. O projeto está focado em cinco tarefas: integração de trens urbanos na Ferrovia de Allegheny Valle e corredor de transporte junto com um caminho multi-uso; planejamento de "área de estação" no entorno das estações propostas, bem como os projetos dessas estações; criação de um novo sistema de espaços abertos às margens do rio com pontos de acesso, melhorias ambientais e habitacionais e estabilização das margens do rio; sensibilização do público para envolver a comunidade de Pittsburgh neste processo; e gestão global do projeto.

Diagrama esquemático, Cortesia de Sasaki Associates
Diagrama esquemático, Cortesia de Sasaki Associates

Os Princípios de Habitabilidade do Departamento Americano de Desenvolvimento Urbano e Habitação (HUD, sigla em inglês) organizam   estudo do Boulevard Verde das Margens do Allegheny, que conecta transportes, usos do solo, ecologia e planejamento de desenvolvimento sustentável. A Proposta de espaços abertos de Sasaki identificam acesso ao rio a partir de uma trilha paralela, assim como de bairros do entorno através de ruas verdes. A Proposta identifica também um caminho compartilhado entre pedestres e ciclistas integrada ao direito de passagem da  Ferrovia de Allegheny Valley e inclui planos conceituais de paisagem para três bairros. Alguns elementos chave da proposta de espaços abertos são: a estabilização das margens do rio, criação de habitats ribeirinhos, e separação de águas pluviais dos esgotos que frequentemente desaguam combinados no rio. Como parte desse último esforço, três córregos atualmente enterrados estão sendo recriados como córregos regenerativos de evacuação de águas pluviais.

Cortesia de Sasaki Associates
Cortesia de Sasaki Associates

O trem suburbano é incorporado numa via ativa de transporte ferroviário de mercadorias, que irá operar à noite. O trem vai usar tecnologia Diesel Multiple Unit (DMU). A última milha do corredor é misturado com a via Leste de corredor de ônibus BRT, ligando o centro da cidade com a ferrovia de trens urbanos. Uma nova estação de BRT melhora transferências para a via Oeste de ônibus. A equipe de Sasaki também está buscando outras melhorias de mobilidade, tais como conexões à ônibus e trens através da cidade, além de melhorias para pedestres, ciclistas e também para caminhões dentro de toda a área estudada.

Perspectiva do Washington Boulevard, Cortesia de Sasaki Associates
Perspectiva do Washington Boulevard, Cortesia de Sasaki Associates

A equipe de Sasaki está estudando seis "áreas de estações", e está focada na Estação de Lawrenceville - o local de antigos galpões da indústria do aço e atual sede do Centro Nacional de Engenharia Robótica da Universidade Carnegie Mellon. Uma série de pequenas start-ups nos espaços das incubadoras estão começando a fazer crescer a demanda de residências no bairro. 

Perspectiva Strip District, Cortesia de Sasaki Associates
Perspectiva Strip District, Cortesia de Sasaki Associates

O projeto é financiado por uma doação de Community Challenge da Parceiria para Comunidades Sustentáveis, com doações individuais do Escritório HUD de Comunidades de Habitações Sustentáveis e uma adoação de Planejamento DOT TIGER II.

  • Arquitetos

  • Equipe de Projeto

    Jason Hellendrung, Brie Hensold, Alan Ward, Joel Smith, David Borden, Jeff Sprague, David Hacin, David Tabenken (Hacin + Associates in affiliation with Sasaki)
  • Consultoria de Marketing e Economia

    Partners for Economic Solutions
  • Consultoria de Engenharia Ecológica e Desenho Sustentável

    Biohabitats, Inc.
  • Consultoria de Transportes

    Michael Baker Corporation

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Rackard, Nicky. "Plano prevê reutilização do Passado Industrial de Pittsburgh para reunir a cidade e seus cidadãos. " [Plan Envisages Reusing Pittsburghs Industrial Past to Bring The City Closer Together] 07 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/112357/plano-preve-reutilizacao-do-passado-industrial-de-pittsburgh-para-reunir-a-cidade-e-seus-cidadaos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.