O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Denise Scott Brown Exige o Reconhecimento pelo Pritzker

Denise Scott Brown Exige o Reconhecimento pelo Pritzker

Denise Scott Brown Exige o Reconhecimento pelo Pritzker
Denise Scott Brown Exige o Reconhecimento pelo Pritzker, © Frank Hanswijk
© Frank Hanswijk

Durante um discurso no almoço de AJ Mulheres na Arquitetura em Londres na semana passada, Denise Scott Brown, ícone pós-moderno, exigiu ser reconhecida retrospectivamente por seu papel na premiação de Robert Venturi pelo Pritzker Prize de 1991, descrevendo a incapacidade do Pritzker em reconhecer seu envolvimento como algo "muito triste".

Embora no momento da concessão do Prêmio, Brown tinha co-parceria com o escritório Venturi Scott Brown and Associates por mais de 22 anos e tenha desempenhado um papel fundamental na evolução da teoria arquitetônica e do design juntamente com Venturi por mais de 30 anos, assim como foi co-autora do livro transformador da década de 1970, Aprendendo com Las Vegas, seu papel de "esposa" parece ter superado o papel de sócia igualitária quando o juri do Pritzker escolheu homenagear somente seu marido, Venturi.

Mais informações e uma petição online após o intervalo...

Como foi relatado pelo Architect's Journal, Brown afirmou: "Eles não me devem só um Prêmio Prtzker, mas uma cerimônia Pritzker de inclusão. Saudemos a noção de criatividade conjunta".

Não é de se espantar que depois do discuso de Brown, muitos manifestaram apoio exclamando que deveria haver dois vencedores em 1991 e exigindo que Brown fosse reconhecida como uma vencedora conjunta. Centenas de partidários de Brown assinaram uma petição em sua homenagem (assine aqui!).

Ao longo da história do Pritzker apenas dois prêmios foram conjuntos: Os arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron em 2001 e o duo Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa em 2010. No entanto, Pritzker foi criticado no ano passado (2012) por ter escolhido premiar Wang Shu e não sua mulher Lu Wenyu, que co-fundou a empresa Amateur Architecture Studio juntamente com Shu em 1997.

Cita: Rosenfield, Karissa. "Denise Scott Brown Exige o Reconhecimento pelo Pritzker" [Denise Scott Brown Demands Recognition from Pritzker] 13 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/108434/denise-scott-brown-exige-o-reconhecimento-pelo-pritzker> ISSN 0719-8906