O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Restauro do Domo "Fly's Eye" de Buckminster Fuller

Restauro do Domo "Fly's Eye" de Buckminster Fuller

Restauro do Domo "Fly's Eye" de Buckminster Fuller
Restauro do Domo "Fly's Eye" de Buckminster Fuller, © John Warren
© John Warren

O conhecido historiador e preservacionista de arquitetura Robert Rubin adquiriu o maior dos domos "Fly's Eye" de Buckminster Fuller e planeja reabri-lo ao público neste verão pela primeira vez nos últimos 30 anos.

Um dos últimos projetos visionários de Fuller, o domo "Fly's Eye" foi projetado para ser uma habitação autônoma. Em seu livro Critical Path, Fuller descreve o projeto como o ápice de "tudo o que eu aprendi não apenas durante [os] cinquenta anos de desenvolvimento, mas em todos os meus trinta e dois anos mais jovens." Com cerca de 15 metros de altura, a estrutura recebe seu nome por causa das aberturas cilíndricas que pontuam o domo e lhe dão rigidez.

Cortesia do Festival de Arte de Toulouse
Cortesia do Festival de Arte de Toulouse

Rubin é, aparentemente, o candidato perfeito para adquirir o domo de Buckminster; ele tem paixão por trabalhos inquietantes, assim como um impressionante histórico quando se trata de estudar, restaurar e compartilhar conhecimentos sobre a arquitetura moderna. Atualmente Rubin está escrevendo um livro sobre sua própria casa, uma modernista Maison De Verre. Também há em sua coleção uma das Maison Tropicales pré-fabricadas de Jean Prouvé.

Sua nova aquisição é um dos apenas três domos projetados por Fuller. Os outros dois também se encontram em boas mãos; a versão de aproximadamente 3,6 metros pertence a ninguém menos que Norman Foster, enquanto que o empresario do ramo imobiliário Craig Robbins possui uma réplica de cerca de 7,3 metros. Quanto ao seu domo, Rubin pretende restaurá-lo e colocá-lo em exibição no Festival de Arte Contemporânea de Toulouse, na França, entre 24 de maio e 23 de junho deste ano.

Cortesia de Explorations Architecture
Cortesia de Explorations Architecture

Já iniciado na Califórnia, o restauro do domo está sob responsabilidade de Daniel Reiser, da DR Design, e John Warren - ambos já trabalharam no domo original, assim como no restauro da versão de Craigs Robins. Uma vez completo, o domo será colocado na Orla de Toulouse, criando um contraste com os edifícios históricos. De acordo com Rubin: "A ideia é tornar o domo um evento pedagógico, envolver os estudantes de arquitetura de Toulouse... É importante ver esta obra se deslocando de um lugar a outro."

Via The Architect's Newspaper

Sobre este autor
Nicky Rackard
Autor
Cita: Rackard, Nicky. "Restauro do Domo "Fly's Eye" de Buckminster Fuller" [Buckminster Fuller's 50-Foot "Fly's Eye" Dome to be Restored] 31 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/106254/restauro-do-domo-flys-eye-de-buckminster-fuller> ISSN 0719-8906