O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Escola Flutuante em Makoko / NLÉ Architects

Escola Flutuante em Makoko / NLÉ Architects

Escola Flutuante em Makoko / NLÉ Architects
Escola Flutuante em Makoko / NLÉ Architects, Via Gizmag
Via Gizmag

O escritório NLÉ Architects, liderado pelo nigeriano Kunlé Adeyemi, está construindo uma nova escola multiníveis em Makoko, uma das regiões mais populosas de Lagos, Nigéria. Embora isso não soe improvável, é um esforço para resolver os problemas de escassez de terras e de uma má gestão de resíduos em uma área propensa à inundações, esta escola foi projetada em plataformas flutuantes.

Projetada para 100 alunos e seus professores, a escola tem 100 m² e 10 metros de pé direito. O projeto utiliza cerca de 256 barris de plástico para flutuarem na água e a estrutura é construída com madeira de origem local.

Mais informações e fotos abaixo.

Via Gizmag Via Gizmag Via Gizmag Via Gizmag + 12

Os painéis solares proporcionam eletricidade, enquanto a colheita de águas pluviais facilita o uso dos inodoros de compostagem, instalado como uma solução para o sistema de esgoto inexistente. O projeto ainda conta com um playground no térreo e dois andares de salas de aula.

Via Gizmag
Via Gizmag

Como capital comercial da Nigéria e seu centro econômico, Lagos tem uma população estimada em 15 milhões, o que a torna maior do que Londres, Buenos Aires e Pequim. A comunidade Makoko é constituída por 250 mil pessoas, que viviam em casas palafitas a várias gerações.

Via Gizmag
Via Gizmag

O estilo de vida fluvial, onde a vida desenvolve-se diariamente em canoas, o que levou os colonizadores portugueses a nomear a cidade como Lagos. No último ano os debates locais e nacionais têm levantado questões como o impacto das mudanças climáticas para as “populações aquáticas” devido ao crescente nível do mar, a erosão costeira e as chuvas tropicais que tem sobrecarregado o sistema atual.

Escola Flutuante em Makoko / NLÉ Architects, Via Gizmag
Via Gizmag

Os arquitetos do NLÉ esperam que o projeto da escola Makoko seja um protótipo para melhorar a arquitetura e o urbanismo das cidades costeiras da África e assim criar casas, centros comunitários e playgrounds flutuantes.

Via Gizmag
Via Gizmag

Kunlé Adeyemi disse que o prédio da escola é bem sucedido, sobre o pressuposto que o orçamento é consideravelmente menor do que a construção em terra, as estruturas duplicadas poderiam fornecer habitação para mais de 100 mil pessoas na região.

Corte / Diagrama
Corte / Diagrama

Via Gizmag  

Ver a galeria completa

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Franco, José Tomás. "Escola Flutuante em Makoko / NLÉ Architects" [Escuela Flotante en Makoko / NLÉ Architects] 20 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/104326/escola-flutuante-em-makoko-slash-nle-architects> ISSN 0719-8906