O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cinema e Arquitetura: “O Quinto Elemento”

Cinema e Arquitetura: “O Quinto Elemento”

Cinema e Arquitetura: “O Quinto Elemento”
Cinema e Arquitetura: “O Quinto Elemento”

Nesta semana, o Cinema e Arquitetura nos leva para uma viagem cerca de 200 anos no futuro. Este filme, dirigido por Luc Besson, que também ajudou a escrevê-lo, mostra Nova Iorque com carros voadores e sistemas tecnológicos aplicados em todo o ambiente humano.

Aproveite e comente sobre como você imagina nossas cidades nos séculos futuros!

INFORMAÇÕES

Título original: The Fifth Element
Ano: 1997
Duração: 127 min.
País: França
Diretor: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson, Robert Mark Kamen
Trilha sonora: Eric Serra
Elenco: Bruce Willis, Gary Oldman, Milla Jovovich, Luke Perry, Ian Holm, Chris Tucker, Brion James, Inva Mula-Tchako

SINOPSE

Em 1914, na erupção da Primeira Guerra Mundial, extraterrestres conhecidos como Mondoshawans chegam a um antigo templo egípcio para pegar e resguardar a única arma capaz de derrotar o Grande Mal que aparece a cada cinco mil anos. Esta arma consiste em quatro pedras que representam os quatro elementos clássicos e um sarcófago que contém o Quinto Elemento sob a forma de um ser humano que combina o poder dos outros quatro em uma “Luz Divina”. Os Mondoshawans prometem ao seu contato humano, um sacerdote, que voltarão e trarão de volta os elementos a tempo de deter o Grande Mal, mas um acidente os obrigam a dar sua chave do templo antigo ao sacerdote e a instruí-lo de passá-la às gerações futuras até que eles retornem. Em meados do século XXIII, o Grande Mal aparece no espaço sob a forma de uma gigantesca bola de fogo negro e destrói uma nave espacial terrestre. O atual sacerdote que guarda a chave dos Mondoshawan, Vito Cornelius (Ian Holm), informa ao Presidente Lindberg (Tom Lister Jr.) sobre a história do Grande Mal e da arma que pode detê-lo. Assim que os Mondoshawans retornam à Terra, são emboscados pelos mutantes Mangalores, os sobreviventes de uma raça alienígena fora da lei contratados pelo industrial Jean-Baptiste Emanuel Zorg (Gary Oldman), que fora ele próprio contratado pelo Grande Mal para destruir as pedras elementais. A nave dos Mondoshawans é destruída e a única coisa que os cientistas terrestres conseguem recuperar é a mão do Quinto Elemento, que é utilizada para criar uma mulher humanoide, conhecida como “Leeloo” (Mila Jocovich).  Aterrorizada com o lugar onde se encontra, ela escapa do confinamento e salta para dentro do taxi voador de Korben Dallas (Bruce Willis), um ex-oficial das Forças Espaciais.

Dallas leva Leeloo até Cornelius e seu aprediz, David (Charlie Creed-Miles), onde o sacerdote toma conhecimento de que os quatro Elementos foram confiados a Diva Plavalaguna (Maïwenn Le Besco), uma cantora de ópera. Após saber que Plavalaguna possui as pedras, o General Munro (Brion James) realista Dallas nas Forças Espaciais e ordena-o a encontrar Diva em uma luxuosa nave espacial. Dallas leva Leeloo consigo, enquanto Cornelius instrui David a preparar o templo e permanecer à distância da nave.

Diva é assassinada em um ataque dos Mangalores, quando estes assumem a espaçonave, mas Dallas recupera os Elementos do corpo de Diva. Dallas, Cornelius, Leeloo e Ruby Rhod (Chris Tucker) retornam ao templo egípcio enquanto o Grande Mal se aproxima. O grupo organiza as pedras, mas Leeloo se recusa a lançar a Luz Divina após ter se desencantado com a humanidade e sua brutalidade. Dallas confessa seu amor por Leeloo e a beija. Isto faz com que a Luz Divina seja lançada contra o Grande Mal, transformando-o em uma nova lua em órbita ao redor da Terra.

TRAILER

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Victor Delaqua
Autor
Cita: Victor Delaqua. "Cinema e Arquitetura: “O Quinto Elemento”" 18 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/103620/cinema-e-arquitetura-o-quinto-elemento> ISSN 0719-8906