Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes?

Este mês, no dia 5, foi celebrado o dia da Amazônia. A data foi instituída em 2007 e preza pela conscientização da população sobre a importância deste bioma fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta. Em constante risco e conformando um território de disputa, o maior bioma natural da Terra é cenário constante de intervenções humanas. Como a arquitetura e o urbanismo tem se relacionado com isso?

Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 2 de 10Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 3 de 10Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 4 de 10Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 5 de 10Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Mais Imagens+ 5

A floresta está em chamas, a ocorrência de incêndios aumenta cada vez mais sobre a atual gestão do governo brasileiro, que também ameaça constantemente a população indígena, sendo alvo de denúncias da ONU. Perder a floresta, é perder o equilíbrio ambiental que rege não apenas o território amazônico como influencia os aspectos climáticos globais. Além disso, toda uma sabedoria de povos originários que ali habitam também podem virar fumaça.

Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 3 de 10
Instituto Socioambiental – ISA / Brasil Arquitetura. Foto: © Daniel Ducci

Em 2020, mestres construtores Kamayurá produziram junto com uma equipe da Escola da Cidade um Manual de Arquitetura Local, demonstrando um importante exemplo de como preservar técnicas e sabedorias ancestrais que dificilmente são ensinadas em escolas de arquitetura. Entrar em contato com esses saberes pode trazer diferentes chaves para operar um projeto e imaginar outras formas de construir e habitar. São diversos os arquitetos contemporâneos que bebem dessa fonte e as compõem com técnicas contemporâneas para criar edifícios em territórios amazônicos.

Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 6 de 10
Manual de Arquitetura Kamayurá. Cortesia de Escola da Cidade e Povo Kamayurá.

Afinal, já nos perguntamos: O que o arquiteto pode aprender com a natureza para enfrentar os desafios do futuro? Entre outras respostas, a bióloga e especialista em biomimética, Alessandra Araújo, destaca que a "floresta tropical é o ecossistema mais desenvolvido da Terra e é medida por vários parâmetros, como ciclos de energia, fluxos de materiais, diversidade de padrões, especialidades de nicho e estabilidade do sistema. É muito complexo e, na verdade, esses parâmetros ecológicos são totalmente adequados como indicadores urbanos", em outras palavras, cidades e florestas possuem uma arquitetura similar e os planejadores urbanos podem aprender muito sobre questões de equilíbrios energéticos e sociais ao analisá-las.

Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 2 de 10
Mirante do Gavião Amazon Lodge / Atelier O'Reilly. Foto: Jean Dallazem

Com isso em base, vale revisar também outros importantes casos de estudo que abordam os patrimônios amazônicos histórico, social e espacial:

- Os geoglifos do Acre: centenas de formações geométricas maciças escavadas no solo que demonstram como a Amazônia já foi habitada há milhares de anos e que a sua vegetação foi manejada, desmentindo a imagem de que a região seja um território intocado;

- A análise de como o ser humano pode conviver com a natureza, se adaptando às particularidades únicas da geografia, do clima e da vasta biodiversidade da floresta que encontramos neste guia de planejamento e desenho urbano para as cidades da Amazônia peruana;

Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 4 de 10
"Conviver na Amazônia no Século XXI: Guia de Planjeamento e Desenho Urbano para as cidades na selva baixa peruana". Imagem cortesia de Belen Desmaison.

- Ou ainda compreender um fenômeno da cidade flutuante de Manaus que surgiu da escassez de planejamento e desigualdades sociais.

Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 7 de 10
Postal de Manaus – Cidade Flutuante no Rio Negro — Foto: Arquivo Particular do Professor Dr. Otoni M. de Mesquita. Usada sob termos de "fair use"

Por fim, como é sabido, a arquitetura e paisagem ribeirinha trazem diversas soluções, das palafitas aos edifícios flutuantes, e junto de todas as técnicas criadas ali, há um cenário proeminente da arquitetura contemporânea ao redor da floresta, destacamos abaixo alguns projetos para ilustrá-lo:

Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures

Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 5 de 10
Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures. Foto: © Joana França

"Localizado em um bairro popular e industrial da cidade de Manaus, caracterizado por moradias e galpões de todo tipo, este projeto de escritório de arqueologia junto com área de lazer é uma reinterpretação da tipologia industrial para criar um manifesto da necessária reaproximação do urbano com a Natureza na capital geográfica da Amazônia."

Casa Treliça / Roberto Moita Arquitetos

Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 8 de 10
Casa Treliça / Roberto Moita Arquitetos. Foto: © Maíra Acayaba

"Uma grande cobertura de chapas metálicas térmicas tipo sanduíche com largos beirais faz a necessária proteção da chuva e do sol da Amazônia. O chão de folhas da floresta preservada faz às vezes de uma forração de baixa manutenção e de alta permeabilidade além de servir de nutrição natural para as árvores."

Casa da Floresta / Arena Arquitetura

Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 9 de 10
Casa da Floresta / Arena Arquitetura. Foto: © Joana França

"Era prioritário ao projeto aproveitar o potencial paisagístico deste ambiente, preservando a mata original, não impermeabilizando o solo, aproveitando luz e ventilação naturais. O processo de construção foi cauteloso e cuidou-se para não agredir raízes e até deixar árvores atravessarem a sala de estar."

Mirante do Gavião Amazon Lodge / Atelier O'Reilly

Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes? - Imagem 10 de 10
Mirante do Gavião Amazon Lodge / Atelier O'Reilly. Foto: © Luciano Spinelli

"O projeto foi estruturado em um planejamento sustentável que prevê o aproveitamento do clima, materiais e tecnologias construtivas locais. A comunidade ribeirinha sempre construiu barcos em madeira passando este conhecimento de pai para filho. Com a escassez de mão de obra local, esta tecnologia deu lugar a um hotel desenhado como um barco invertido."

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Como a arquitetura se relaciona com a floresta e seus habitantes?" 25 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988470/dia-da-amazonia-como-a-arquitetura-se-relaciona-com-a-floresta-e-seus-habitantes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.