Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures

Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, JardimGalpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, AidoGalpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Interiores, JardimGalpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Interiores, Jardim, PátioGalpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmica Rio Negro, Di Carbone, Flora Eto, Rainbird
  • Cliente: Muiraquitã Arqueologia
  • Autor Do Projeto: Laurent Troost
  • Equipe Arquitetura: Laurent Troost, Ingrid Maranhão, Raquel Brasil
  • Paisagismo: Hana Eto Gall, Laurent Troost
  • Estrutura: Daniel Adolfs
  • Projetos Complementares: Rafaela Lima
  • Coordenação De Obra: Helena Rabello, Daniel Herzson
  • Cidade: Manaus
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um bairro popular e industrial da cidade de Manaus, caracterizado por moradias e galpões de todo tipo, este projeto de escritório de arqueologia junto com área de lazer é uma reinterpretação da tipologia industrial para criar um manifesto da necessária reaproximação do urbano com a Natureza na capital geográfica da Amazônia.

Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Joana França
Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Joana França

A releitura da tipologia industrial foi feita por uma sequência de pórticos tridimensionais, feitos de vergalhões lisos, servindo como guias para o crescimento de varias espécies de trepadeiras que, ao crescer rapidamente, definem um espaço de pé direito duplo, um “galpão”, e, ao mesmo tempo, sombreiam a área de lazer e o escritório, criando um microclima tropical, arejado e refrescante. As trepadeiras nascem de floreiras na duas laterais do lote, onde também foi preservada uma árvore pré-existente, deixando o centro do lote totalmente livre para qualquer ocupação. A velocidade com a qual as trepadeiras cresceram garantiu um rápido uso sombreado da área de lazer, mesmo sendo muito exposta ao duro sol equatorial da tarde. Além deste aspecto benéfico relativo ao uso de plantas, o paisagismo é produtivo, já que boa parte das espécies utilizadas no ambiente são PANCs (plantas alimentícias não convencionais): thunbergias grandiflora, lambari-roxo, bastão do imperador, taiobas, maracujás, maranta, etc.

Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Joana França
Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Jardim, Floresta
© Joana França
Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Jardim, Floresta
© Joana França

Pela parte da frente, a área de lazer se esconde por trás de uma fachada vazada de tijolos maciços que deixam passar os ventos predominantes e revelam discretamente a profundidade do lote sem desvendar todos seus detalhes. A área de lazer é composta de um balcão mesa com churrasqueira integrada, de uma área com ducha e redes, além de uma pequena piscina. Esta área de lazer funciona tanto para a casa do lote vizinho e interconectado onde morram as proprietárias, como antessala do escritório localizado no fundo do lote. Na prática, a mesa da área de lazer se tornou também um espaço de reunião e/ou trabalho adaptado ao “novo normal” pós-pandemia por ser arejado e ao ar livre.

Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Interiores, Jardim, Pátio
© Joana França
Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Jardim, Pátio, Aido
© Joana França

Nos fundos do lote, o escritório de arqueologia ocupa o vão central com mesas de trabalho e reuniões, enquanto uma parede de tijolos maciços serpenteia entre interior e exterior para definir nas laterais do lote os jardins e os espaços técnicos (banheiro, copa, depósitos). Esta parede de tijolos maciços serpenteando é ora vazada para garantir a ventilação cruzada de todos os ambientes e ora fechada para definir espaços fechados ou impedir as vistas cruzadas das aberturas nas laterais dos muros vizinhos. O pé direito duplo de parte do escritório permite buscar mais luz e amplitude neste lote de um pouco mais de 5m de largura. Aberturas para os jardins em ambas laterais complementam a questão da luminosidade além de permitir ventilação cruzada de todos os ambientes do escritório.

Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Mesa, Fachada
© Joana França
Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Imagem 25 de 28
Planta baixa
Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Imagem 27 de 28
Corte longitudinal leste
Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Interiores, Jardim
© Joana França

Em complemento aos aspectos de sustentabilidade low-tech descritos acima, a cobertura da área gourmet, que parece flutuar entre os pórticos de trepadeiras, recebeu um sistema de irrigação automatizada que joga a agua da chuva coletada por cima da telha sanduiche para esfriar fisicamente o espaço de lazer / trabalho. Sem calha, a cobertura deixa esta agua de irrigação cair nos canteiros laterais e, com o barulho que isso gera, acaba refrescando também psicologicamente os usuários, aprimorando a sua sensação de bem estar.

Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim, Aido
© Joana França
Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Joana França

Em poucas palavras, a reinterpretação tipológica proposta para este projeto, além de proporcionar espaços flexíveis e livres, gerou um convívio intenso com um ambiente tropical sensorial, propondo uma nova forma de se relacionar com a Amazônia em ambientes urbanos, um tema emergente já que estes últimos anos viram a maioria da população vivendo na Amazônia passar de rural a urbana.

Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Jardim
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Manaus, AM, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures" 25 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980172/galpao-tropical-laurent-troost-architectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.