O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Turismo
  4. Brasil
  5. Atelier O'Reilly
  6. 2014
  7. Mirante do Gavião Amazon Lodge / Atelier O'Reilly

Mirante do Gavião Amazon Lodge / Atelier O'Reilly

  • 05:00 - 15 Dezembro, 2014
Mirante do Gavião Amazon Lodge / Atelier O'Reilly
Mirante do Gavião Amazon Lodge / Atelier O'Reilly, © Thais Antunes
© Thais Antunes

© Thais Antunes © Thais Antunes © Thais Antunes © Thais Antunes + 58

  • Paisagismo e Interiores

    Clariça Lima Paisagismo
  • Instalação Elétrica e Hidráulica

    Denki Serviços Técnicos
  • Estrutura de Madeira

    Callia Estruturas de Madeira
  • Estrutura de Alvenaria

    Benedictis Engenharia
  • Gerenciamento e Construção

    Construtora Comercial Tone
  • Luminotécnica

    Ana Spina Lighting Designer
  • Área do Terreno

    27.000 m²
  • Mais informações Menos informações
© Thais Antunes
© Thais Antunes

Memória

Está localizado no município de Novo Airão, distante aproximadamente 200 km da capital do Estado do Amazonas, Manaus. Possui o visual panorâmico do Rio Negro de frente para o Parque Nacional de Anavilhanas, o segundo maior arquipélago fluvial do mundo. As acomodações amplas, rústicas e artesanais, fazem a experiência no Mirante do Gavião rica em detalhes e curiosidades sobre a imensa floresta tropical: a Amazônia.

Implantação
Implantação

Mirante Vertical - 2° Pavimento Apartamentos - Planta Vigamento Apartamentos - Elevação Leste Estratégias Sustentáveis 1 + 58

O desenvolvimento do projeto partiu da necessidade de criar uma pousada integrada ao entorno com o objetivo de estabelecer uma interligação entre as navegações no Rio Negro pelos barcos que fazem as expedições e as chegadas e saídas em terra. 

© Atelier O'Reilly
© Atelier O'Reilly

A obra empregou 60 pessoas da comunidade por 2 anos, treinadas pelo mestre local para a construção em madeira de reflorestamento e utilizando a tecnologia de construção de barcos.

© Ruy Tone
© Ruy Tone

O hotel inaugurado em agosto de 2014 emprega 20 pessoas também da comunidade treinadas que atenderão ao publico visitante, possibilitando uma inclusão social atendendo a um dos tripés da sustentabilidade. 

Sustentabilidade 

O projeto foi estruturado em um planejamento sustentável que prevê o aproveitamento do clima, materiais e tecnologias construtivas locais. A comunidade ribeirinha sempre construiu barcos em madeira passando este conhecimento de pai para filho. Com a escassez de mão de obra local, esta tecnologia deu lugar a um hotel desenhado como um barco invertido. 

© Atelier O'Reilly
© Atelier O'Reilly

O desenho primou pela integração com a paisagem e diversos estudos climáticos foram desenvolvidos para atingir o melhor resultado energético com estratégias passivas e ativas, buscando conforto térmico, renovação de ar com ventilação cruzada, iluminação natural e acessibilidade. 

Apartamentos - Planta
Apartamentos - Planta

A área da implantação foi revitalizada com espécies nativas favorecendo o bioma local. Estratégias ativas como captação e utilização de águas pluviais, energia solar elétrica e água quente e horta orgânica foram aplicadas.

Aproveitando a arquitetura vernacular, a proposta envolve palafitas conectadas por decks, deixando prevalecer uma ventilação inferior reduzindo a temperatura interna.

© Jean Dallazem
© Jean Dallazem

Desta forma, o Mirante do Gavião Amazon Lodge possui uma arquitetura que repousa sobre o terreno, mas claramente não tem impacto sobre ele, integrando arquitetura, paisagem e sociedade. 

© Thais Antunes
© Thais Antunes

Estratégias sustentáveis ativas e passivas: estudos climáticos de insolação, ventilação e analises de índices pluviométricos e umidade relativa do ar, energia solar elétrica e água quente, madeira de reflorestamento, horta orgânica, compostagem, tratamento de efluentes, treinamento de mão de obra, inclusão social, materiais naturais e utilização de águas pluviais.

© Luciano Spinelli
© Luciano Spinelli

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mirante do Gavião Amazon Lodge / Atelier O'Reilly" 15 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759046/mirante-do-gaviao-amazon-lodge-atelier-oreilly> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.