Mirante do Gavião Amazon Lodge / Atelier O'Reilly

Mirante do Gavião Amazon Lodge / Atelier O'Reilly

© Thais Antunes© Thais Antunes© Thais Antunes© Thais Antunes+ 58

Novo Airão, Brasil
  • Paisagismo E Interiores:Clariça Lima Paisagismo
  • Instalação Elétrica E Hidráulica:Denki Serviços Técnicos
  • Estrutura De Madeira :Callia Estruturas de Madeira
  • Estrutura De Alvenaria:Benedictis Engenharia
  • Gerenciamento E Construção:Construtora Comercial Tone
  • Luminotécnica:Ana Spina Lighting Designer
  • área Do Terreno:27.000 m²
  • Autores:Patricia O'Reilly, Armando Prieto
  • Cidade:Novo Airão
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Thais Antunes
© Thais Antunes

Memória

Está localizado no município de Novo Airão, distante aproximadamente 200 km da capital do Estado do Amazonas, Manaus. Possui o visual panorâmico do Rio Negro de frente para o Parque Nacional de Anavilhanas, o segundo maior arquipélago fluvial do mundo. As acomodações amplas, rústicas e artesanais, fazem a experiência no Mirante do Gavião rica em detalhes e curiosidades sobre a imensa floresta tropical: a Amazônia.

Implantação
Implantação

Mirante Vertical - 2° PavimentoApartamentos - Planta VigamentoApartamentos - Elevação LesteEstratégias Sustentáveis 1+ 58

O desenvolvimento do projeto partiu da necessidade de criar uma pousada integrada ao entorno com o objetivo de estabelecer uma interligação entre as navegações no Rio Negro pelos barcos que fazem as expedições e as chegadas e saídas em terra. 

© Atelier O'Reilly
© Atelier O'Reilly

A obra empregou 60 pessoas da comunidade por 2 anos, treinadas pelo mestre local para a construção em madeira de reflorestamento e utilizando a tecnologia de construção de barcos.

© Ruy Tone
© Ruy Tone

O hotel inaugurado em agosto de 2014 emprega 20 pessoas também da comunidade treinadas que atenderão ao publico visitante, possibilitando uma inclusão social atendendo a um dos tripés da sustentabilidade. 

Sustentabilidade 

O projeto foi estruturado em um planejamento sustentável que prevê o aproveitamento do clima, materiais e tecnologias construtivas locais. A comunidade ribeirinha sempre construiu barcos em madeira passando este conhecimento de pai para filho. Com a escassez de mão de obra local, esta tecnologia deu lugar a um hotel desenhado como um barco invertido. 

© Atelier O'Reilly
© Atelier O'Reilly

O desenho primou pela integração com a paisagem e diversos estudos climáticos foram desenvolvidos para atingir o melhor resultado energético com estratégias passivas e ativas, buscando conforto térmico, renovação de ar com ventilação cruzada, iluminação natural e acessibilidade. 

Apartamentos - Planta
Apartamentos - Planta

A área da implantação foi revitalizada com espécies nativas favorecendo o bioma local. Estratégias ativas como captação e utilização de águas pluviais, energia solar elétrica e água quente e horta orgânica foram aplicadas.

Aproveitando a arquitetura vernacular, a proposta envolve palafitas conectadas por decks, deixando prevalecer uma ventilação inferior reduzindo a temperatura interna.

© Jean Dallazem
© Jean Dallazem

Desta forma, o Mirante do Gavião Amazon Lodge possui uma arquitetura que repousa sobre o terreno, mas claramente não tem impacto sobre ele, integrando arquitetura, paisagem e sociedade. 

© Thais Antunes
© Thais Antunes

Estratégias sustentáveis ativas e passivas: estudos climáticos de insolação, ventilação e analises de índices pluviométricos e umidade relativa do ar, energia solar elétrica e água quente, madeira de reflorestamento, horta orgânica, compostagem, tratamento de efluentes, treinamento de mão de obra, inclusão social, materiais naturais e utilização de águas pluviais.

© Luciano Spinelli
© Luciano Spinelli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Novo Airão - AM, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mirante do Gavião Amazon Lodge / Atelier O'Reilly" 15 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759046/mirante-do-gaviao-amazon-lodge-atelier-oreilly> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.