HerCity: uma plataforma para cidades sustentáveis, equitativas e inclusivas

A HerCity é uma plataforma digital, criada pela UN-Habitat em parceira com o Laboratório de Idéias Global Utmaning, voltada à promoção da participação e inclusão de jovens mulheres nos processos de planejamento e desenvolvimento urbano de nossas cidades. Disponibilizando ferramentas que possam contribuir para a construção de cidades mais inclusivas e equitativas e delegando às mulheres um maior poder de decisão, a plataforma foi concebida com o principal objetivo de fornecer as ferramentas necessárias para se garantir o estabelecimento de processos de planejamento e desenvolvimento urbano mais inclusivos e atentos às reais demandas de todos os usuários—sem exceções.

Lançada no Dia Internacional da Mulher, no último dia 08 de Março, o guia para o planejamento e desenho urbano da HerCity é um esforço colaborativo desenvolvido entre a UN-Habitat e o Global Utmaning, um laboratório de ideias independente com sede na Suécia. Recentemente, o ArchDaily teve a oportunidade de bater uma papo com as líderes do grupo por trás desta importante iniciativa, durante o qual pudemos conversar sobre o processo de criação e as estratégias definidas pela nova plataforma HerCity.

HerCity: uma plataforma para cidades sustentáveis, equitativas e inclusivas - Imagem 2 de 18HerCity: uma plataforma para cidades sustentáveis, equitativas e inclusivas - Imagem 3 de 18HerCity: uma plataforma para cidades sustentáveis, equitativas e inclusivas - Imagem 4 de 18HerCity: uma plataforma para cidades sustentáveis, equitativas e inclusivas - Imagem 5 de 18HerCity: uma plataforma para cidades sustentáveis, equitativas e inclusivas - Mais Imagens+ 13

Embora os espaços de uma cidade devam estar a serviço de todos, eles são, em sua maioria, concebidos, projetados e construídos por homens. Pesquisas sobre os espaços urbanos nos mostram que a mulheres jovens e adultas não costumam se apropriar dos espaços públicos da mesma forma—e com a mesma liberdade—que os homens o fazem. “Desde a mais tenra infância o homem costuma dominar os espaços públicos que ocupa. A partir da idade de oito anos, em 80% dos espaços públicos analisados, meninas e jovens mulheres experimentam sensações de exclusão e insegurança”. Negar este fato é uma das principais lacunas que encontramos hoje em nossos processos de planejamento e desenho urbano participativo, algo que apenas contribui para agravar a desigualdade de gênero que permeia a nossa sociedade em diversos níveis e escalas, provocando a marginalização dos grupos mais vulneráveis—excluído-os dos processos de planejamento e desenvolvimento urbano.

HerCity: uma plataforma para cidades sustentáveis, equitativas e inclusivas - Imagem 6 de 18
Cortesia de UN-Habitat & Global Utmaning

Neste contexto, a HerCity tem como principal objetivo redefinir estes processos de forma a contribuir para o estabelecimento de estratégias de planejamento urbano mais inclusivas, onde as necessidades básicas de todas as partes sejam consideradas por igual. Criando um espaço capaz promover o engajamento de diversos profissionais em uma escala maior e mais abrangente, a plataforma HerCity opera como uma espécie de base de dados, os quais são então disponibilizado para profissionais e autoridades responsáveis pelos processos de tomada de decisão, promovendo o engajamento e a inclusão de mais mulheres jovens e adultas nos processos de planejamento urbano de nossas cidades. Resultado de um movimento lançado em 2017 pela Urban Girls Movement, a HerCity é uma iniciativa conjunta criada pelo UN-Habitat (Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas) e pelo laboratório de idéias independente Global Utmaning (Global Challenge), a plataforma HerCity conta ainda com a contribuição de outras tantas equipes de profissionais, incluíndo a Block by Block Foundation, a White Architects, a Swedish Union of Tenants e a MethodKit.

HerCity: uma plataforma para cidades sustentáveis, equitativas e inclusivas - Imagem 12 de 18
Cortesia de UN-Habitat & Global Utmaning

Como a plataforma funciona?

As diretrizes definidas pela plataforma estão baseadas em um processo relativamente simples, o qual inclui um programa de ação organizado em nove seções que abordam temas relativos ao processo de planejamento urbano integrado e participativo a partir do ponto de vista de uma cidade feita por e para as mulheres. Os nove blocos encontram-se organizados em três diferentes fases: a etapa de avaliação e orientação dos usuários (blocos 1-3), a fase de projeto (blocos 4-6) e a fase de implementação (blocos 7-9). Além disso, cada um dos blocos contém uma série de atividades e estratégias detalhadas a serem seguidas através de um checklist, o qual conta com calendários, agendas, manuais, formulários, quadros, aplicativos, templates, pesquisas e serviços de visualização.

HerCity: uma plataforma para cidades sustentáveis, equitativas e inclusivas - Imagem 17 de 18
Cortesia de UN-Habitat & Global Utmaning

Para coordenar este bate papo com a equipe por trás da plataforma HerCity, da UN-Habitat e da Global Utmaning, convidamos a nossa editora do ArchDaily Christele Harrouk, quem conversou com Tove Julin, Chiara Martinuzzi e Christelle Lahoud, responsáveis pela coordenação e desenvolvimento da plataforma. Acompanhando esta conversa exclusiva, seremos guiados através do processo de implementação das estratégias delineadas na plataforma HerCity assim como saberemos mais sobe as suas experiências pessoais de trabalho com ferramentas participativas em projetos urbanos espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Tove Julin é a gerente de projeto responsável pelo think tank sueco Global Utmaning. Dentro do seu laboratório de ideias, Tove se dedica à criação e desenvolvimento de programas para cidades sustentáveis assim como de programas dedicados à promoção da saúde e do bem-estar dos usuários. Com formação em ciências políticas, Tove é parte integral da equipe da Plataforma HerCity e coordenadora do desenvolvimento de estratégias para o planejamento urbano inclusivo, juntamente com a equipe da UN-habitat.

Chiara Martinuzzi é arquiteta e urbanista, membro do Programa Global de Espaço Público da UN-Habitat desde 2019, além de encarregada do Programa Block by Block da plataforma HerCity para a promoção de projetos de desenvolvimento urbano inclusivos e sustentáveis. Focando principalmente na igualdade de gênero e na inclusão social nos processos de projeto e planejamento urbano, Chiara trabalha fornecendo assistência técnica a uma série de parceiros locais, contribuindo para o desenvolvimento de diretrizes inovadoras que favoreçam a construção de cidades mais justas e equitativas no futuro.

A arquiteta Christelle Lahoud, por sua vez, é responsável pelo gerenciamento dos programas desenvolvidos pela UN-Habitat e diretora do programa Block by Block da plataforma HerCity. Em seu trabalho, Christelle se concentra em questões de gênero e no desenvolvimento de estratégias para incorporá-los nos processos de planejamento urbano, assim como na inclusão de grupos vulneráveis em processos participativos e de tomada de decisões. No contexto do projeto HerCity, Christelle se dedica ao desenvolvimento de estratégias inovadoras que possam levar à inclusão de novas tecnologias nos processos de planejamento urbano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "HerCity: uma plataforma para cidades sustentáveis, equitativas e inclusivas" [HerCity: Digital Toolbox for Sustainable, Equal and Inclusive Cities] 18 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958503/hercity-uma-plataforma-para-cidades-sustentaveis-equitativas-e-inclusivas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.