Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28

Em 30 de novembro teve início em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a COP28, a cúpula climática da ONU. O evento consiste no encontro anual de governos nacionais e tem como objetivo de estabelecer estratégias para limitar a extensão da crise climática e seus efeitos adversos. A cúpula do ano passado definiu várias medidas importantes, incluindo a promessa de um fundo global destinado a fornecer ajuda financeira a países em desenvolvimento afetados por desastres climáticos.

O propósito principal da COP é reforçar os compromissos do Acordo de Paris, assinado em 2015, que busca manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5ºC. Como a indústria da construção é responsável por 39% das emissões globais, a arquitetura desempenha um papel vital na redução da pegada de carbono, tornando a COP28 um evento crucial para os arquitetos.

Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28 - Imagem 2 de 6Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28 - Imagem 3 de 6Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28 - Imagem 4 de 6Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28 - Imagem 5 de 6Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28 - Mais Imagens+ 1

Leia mais para descobrir alguns dos principais temas relacionados à arquitetura esperados para serem discutidos durante a cúpula deste ano.

Descarbonização e Captura de Carbono

Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28 - Imagem 4 de 6
A Casa da Fazenda / Studio Precht. Imagem © Precht

A produção de combustíveis fósseis e a necessidade de acelerar os esforços de descarbonização são esperadas como alguns dos temas mais importantes nesta edição da COP, especialmente considerando que os Emirados Árabes Unidos são um importante país produtor de petróleo. A presença da indústria do petróleo pode parecer surpreendente, mas, segundo Sultan Al Jaber, presidente da COOP28 e CEO da empresa de petróleo Adnoc, trazer todos os atores para a mesa é crucial para encontrar soluções. O tema da descarbonização tem sido central para a profissão de arquitetura também, com estratégias variadas empregadas por designers, desde design passivo até evitar demolições ou favorecer materiais retentores de carbono.

Leia mais: O que é um Edifício Passivo e como ele pode contribuir para a descarbonização da arquitetura?

Produção de Alimentos

Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28 - Imagem 3 de 6
Estufa de alimentos na Bélgica. Imagem © Filip Dujardin

Apesar de ser uma grande indústria esperada para ser severamente afetada pelas mudanças climáticas, as discussões sobre a produção de alimentos têm sido um tópico amplamente ausente em edições anteriores. Estimativas colocam um terço da produção mundial de alimentos em risco no cenário de aumento de temperaturas. O setor também é um grande contribuinte para a emissão de gases de efeito estufa, especialmente se florestas, áreas úmidas e Peatlands forem sacrificadas em favor de campos agrícolas. Este ano, espera-se que os participantes assinem uma declaração especial sobre alimentos e estabeleçam estratégias para equilibrar a necessidade de alimentar uma população em crescimento com o imperativo do limite de temperatura de 1,5 graus Celsius. Formas pelas quais a arquitetura pode contribuir incluem o projeto de instalações de produção eficientes e sustentáveis e a integração de agricultura urbana e autossuficiência em ambientes urbanos.

Leia mais: Da fazenda ao prato: como a arquitetura pode contribuir para o fornecimento de alimentos mais frescos

O Sul Global e Soluções Climáticas Regionais

Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28 - Imagem 6 de 6
Ilhas flutuantes de AI-Tahla - Pueblo Ma'dan (Irak).. Image © Esme Allen

Um dos principais temas da COP27 foi a situação dos países em desenvolvimento que, após sofrerem com desastres impulsionados pelo clima, apontam para a "perda e dano" e buscam reparar a situação. Um acordo foi alcançado para criar um fundo internacional de auxílio às regiões mais vulneráveis. Embora seja um avanço significativo, espera-se que a COP28 seja o lugar onde essa ideia seja transformada em realidade. Além disso, arquitetos e designers, como Yasmeen Lari no Paquistão, estão recorrendo ao conhecimento nativo e modernizando-o para criar melhores soluções para os desafios cada vez mais complexos.

Leia mais: Como a tecnologia pode contribuir com a arquitetura vernacular?

Saúde Pública e Proteção

Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28 - Imagem 5 de 6
Casa dos Arcos / João Filgueiras Lima (Lelé). Imagem © Aarty Kalyani via Shutterstock

Este verão registrou julho como o mês mais quente já registrado em termos de temperaturas globais, subindo 1,12 graus Celsius acima da média de julho do século XX. Esses aumentos de temperatura ameaçam milhões de pessoas em todo o mundo, com os residentes urbanos enfrentando um risco aumentado devido a fatores como ilhas de calor urbanas. Além disso, este ano foi marcado por incêndios florestais se espalhando por áreas cada vez maiores, incluindo ambientes urbanos, e inundações causando devastação. Nessas condições, cidades em todo o mundo são forçadas a se adaptar e encontrar soluções para ajudar a proteger seus habitantes.

Leia mais: Como as Cidades Podem Criar Resiliência frente aos Desastres Naturais

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28" [Decarbonization and Regional Solutions: The Main Architecture-Related Themes to Look Out for at COP28] 23 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010489/descarbonizacao-e-solucoes-regionais-os-principais-temas-da-arquitetura-para-a-cop28> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.