O que são Distritos de Inovação?

À medida que a tecnologia e a infraestrutura evoluem rapidamente, uma palavra da moda se mostra presente nas conversas de diversas indústrias: inovação. Uma palavra que é mais relevante ainda diante de desafios futuros, como mudanças climáticas, desigualdade e crises econômicas. Como resultado do crescente interesse nesses conceitos, surgiram em todo o mundo hubs de inovação, com o objetivo de fomentar economias criativas e colaborativas para promover mudanças rápidas. Mas, afinal o que são distritos de inovação e como eles influenciam o ambiente construído?

O que são Distritos de Inovação? - Imagem 2 de 11O que são Distritos de Inovação? - Imagem 3 de 11O que são Distritos de Inovação? - Imagem 4 de 11O que são Distritos de Inovação? - Imagem 5 de 11O que são Distritos de Inovação? - Mais Imagens+ 6



Distritos de inovação são paisagens urbanas que promovem ecossistemas colaborativos e redefinem a forma como as cidades cultivam a originalidade e a vitalidade econômica. Esses distritos, conforme articulado pela Instituição Brookings, são geografias concentradas onde instituições e empresas voltadas para o futuro se encontram com startups, incubadoras de negócios e aceleradoras. Compactos e acessíveis por transporte público, esses distritos priorizam o desenvolvimento misto, mesclando moradias, espaços de escritórios e comodidades comerciais. Como modelo urbano emergente, os distritos de inovação buscam revitalizar bairros com desempenho abaixo do esperado, transformando-os em hubs que atraem empresas inovadoras e uma força de trabalho qualificada.

O que são Distritos de Inovação? - Imagem 11 de 11
Distrito de Inovação de Dubai / URB. Imagem cortesia de URB

A estratégia de desenvolvimento baseada no local cria plataformas que impulsionam a inovação em contextos regionais, oferecendo valor às comunidades locais que servem como a espinha dorsal da economia. O termo distrito de inovação passou por um desafio em sua trajetória, evoluindo de uma métrica de crescimento econômico para um conceito mais orientado para o desenho. À medida que esses distritos continuam evoluindo, eles fornecem um modelo para as cidades abordarem densidade, acessibilidade e adaptabilidade em suas paisagens construídas.


Artigo Relacionado

As empresas de arquitetura são os próximos gigantes do design thinking e da inovação?

Distritos de inovação refletem as megatendências observadas nas preferências de indivíduos e empresas, fundindo-se nas interseções entre influência econômica, urbana e conectividade social. Impulsionados por uma economia de inovação aberta que prospera com a colaboração e a troca de ideias, os distritos de inovação representam uma transformação na concepção e organização espacial de edifícios e áreas urbanas inteiras. Centralizados em torno da ideia de proximidade física, esses hubs são estabelecidos como bairros acessíveis a pé, onde moradia, empregos e comodidades se entrelaçam de forma harmoniosa. Os distritos são eficazes ao incentivar o desenvolvimento econômico produtivo, inclusivo e sustentável que atende às expectativas futuras.

Em tempos de crescimento lento, os distritos de inovação servem como catalisadores para a criação e expansão de empresas e empregos, facilitando a colaboração entre setores, universidades, pesquisadores e investidores. Eles também são eficazes ao abordar a desigualdade social, pois muitos distritos de inovação estão estrategicamente localizados perto de bairros de baixa e média renda para expandir oportunidades de emprego e educação. Ao abraçar o uso eficiente do solo e combater a expansão urbana desordenada, esses distritos apresentam o potencial de padrões residenciais e de emprego mais densos, otimização do transporte público e revitalização dos núcleos urbanos.

O que são Distritos de Inovação? - Imagem 4 de 11
Distrito de Inovação da Cidade de Ho Chi Minh / Sasaki. Imagem cortesia de Sasaki

Os distritos de inovação são uma cuidadosa combinação de ativos econômicos, como empresas, instituições e organizações que impulsionam as economias das cidades. Os impulsionadores da inovação coexistem no hub, incluindo instituições de pesquisa e medicina, grandes corporações, startups e empreendedores visionários dedicados ao pioneirismo em tecnologias, produtos e serviços de ponta. Incubadoras, aceleradoras e centros de pesquisa, juntamente com instituições educacionais e espaços de trabalho compartilhados, ajudam a moldar as habilidades necessárias para uma economia impulsionada pela inovação. As comodidades do bairro completam o ecossistema econômico, oferecendo serviços como consultórios médicos, supermercados, restaurantes, cafeterias, pequenos hotéis e comércio local. Ancorando esses ativos estão os elementos físicos, espaços públicos e privados, ruas e infraestrutura que aumentam a conectividade e a colaboração.

Na interação entre pessoas, lugares e parcerias, o ethos do projeto é crucial - os espaços devem inspirar a criatividade, promover a interação humana, refletir necessidades em constante evolução e fomentar a produtividade em sua localidade. Distritos de inovação bem-sucedidos requerem a combinação certa de ativos econômicos, físicos e de networking. Para garantir eficácia, os distritos de inovação devem priorizar a diversidade e a equidade, catalisando a diversificação das economias regionais e locais. A última década testemunhou o estabelecimento de vários desses distritos em todo o mundo, cada um destacando as forças e oportunidades únicas de sua localização no campo da inovação:

Distrito de Inovação Climática de Leeds

O que são Distritos de Inovação? - Imagem 7 de 11
Distrito de Inovação Climática de Leeds / White Arkitekter + Citu. Imagem cortesia de Citu
O que são Distritos de Inovação? - Imagem 6 de 11
Distrito de Inovação Climática de Leeds / White Arkitekter + Citu. Imagem cortesia de Citu

A empresa escandinava White Arkitekter, trabalhando em estreita colaboração com os investidores urbanos Citu, projetou o plano diretor para o novo Distrito de Inovação Climática em Leeds, no Reino Unido. Um terreno central abandonado na cidade será convertido em um bairro sustentável, resiliente e de uso misto com mais de 500 moradias. A infraestrutura verde incorporada em todo o empreendimento incentiva a interação social, a atividade física e a diversão, reduz o efeito de ilha de calor urbana, melhora a qualidade do ar e a qualidade de vida geral dos residentes.

As densidades e princípios urbanos escandinavos inspiraram o empreendimento, com um alto padrão de desempenho ambiental e serviços totalmente integrados, incluindo saúde, educação, escritórios comerciais e manufatura. O amplo acesso a uma variedade de espaços sociais e verdes também é crucial para o projeto e o movimento não veicular é uma prioridade. É levada em consideração a distância que as pessoas precisam percorrer para acessar as instalações diárias, garantindo que o complexo seja adequado para pedestres e ciclistas.

Distrito de Inovação da Cidade de Ho Chi Minh

O que são Distritos de Inovação? - Imagem 8 de 11
Distrito de Inovação da Cidade de Ho Chi Minh / Sasaki. Imagem cortesia de Sasaki
O que são Distritos de Inovação? - Imagem 5 de 11
Distrito de Inovação da Cidade de Ho Chi Minh / Sasaki. Imagem cortesia de Sasaki

Em 2019, o governo da cidade de Ho Chi Minh anunciou um concurso para conceber um distrito de inovação na parte urbana oriental. O concurso solicitava esquemas de planejamento urbano e projeto para mais de 22.000 hectares da cidade em todo o Distrito 2, Distrito 9 e Distrito de Thu Duc.

O projeto vencedor prevê o distrito de inovação como um motor econômico significativo para a cidade e região, conectando a investigação, o empreendedorismo, o meio acadêmico, a indústria e a comunidade local para criar um ecossistema de inovação diversificado. "A cidade de Ho Chi Minh tem potencial para expandir o modelo tradicional de hélice tripla da estrutura de um distrito de inovação - envolvendo academia, governo e indústria - para conectar mais diretamente as comunidades e a sociedade no centro de suas atividades de inovação, garantindo ao mesmo tempo a resiliência ambiental", compartilha Romil Sheth, diretor do escritório vencedor Sasaki.

Cidade da Ciência de Oslo

O que são Distritos de Inovação? - Imagem 9 de 11
Cidade da Ciência de Oslo / BIG + A-Lab. Imagem cortesia de BIG
O que são Distritos de Inovação? - Imagem 3 de 11
Cidade da Ciência de Oslo / BIG + A-Lab. Imagem cortesia de BIG

Um distrito de inovação na capital da Noruega que visa criar uma estrutura física para o ambiente de inovação com cerca de 150.000 cientistas, estudantes e empresários, e contribuir para a transição do país rumo às energias renováveis. O distrito pretende ser uma área líquida neutra em emissões que opera com base em energias renováveis e princípios econômicos circulares, bem como soluções de emissões zero durante o desenvolvimento e operação.

Projetado pelo Bjarke Ingels Group e pelo A-Lab, um novo plano diretor de 1,4 milhão de m² será adicionado como um primeiro passo para expandir as regiões de inovação de Oslo em 22% até 2045, aumentando seus habitantes para aproximadamente 1,6 milhão. A Cidade da Ciência de Oslo pretende promover uma abordagem holística ao planeamento, onde o uso eficiente do solo e a densificação andam de mãos dadas, aumentando a quantidade de biomassa na área. O plano diretor contará com edifícios ecológicos, soluções de adaptação climática com a ajuda de novos corredores verdes e com vegetação densa em todo o distrito, extensa plantação de árvores em todo o bairro, mobilidade livre de emissões, eficiência energética e princípios circulares.

Distrito de Inovação de Dubai

O que são Distritos de Inovação? - Imagem 2 de 11
Distrito de Inovação de Dubai / URB. Imagem cortesia de URB
O que são Distritos de Inovação? - Imagem 10 de 11
Distrito de Inovação de Dubai / URB. Imagem cortesia de URB

Um novo distrito tecnológico urbano está planejado para a área Creekside de Al Jaddaf, em Dubai. Desenvolvido pela URB, o distrito visa gerar mais de quatro mil empregos em tecnologias urbanas, educação e treinamento, ao mesmo tempo em que acolhe empreendedores para incentivar um ecossistema tecnológico colaborativo. O distrito fornecerá instalações para treinamento, pesquisa, conferências, incubações de empresas e escritórios compartilhados. Será também a sede de um instituto de tecnologia urbana, que espera impulsionar a inovação por meio do investimento em pesquisa aplicada e da viabilização de parcerias público-privadas.

O conceito por trás do empreendimento gira em torno da ideia de que centros de inovação e pesquisa como este podem colaborar com a evolução das cidades futuras. O distrito urbano capacitado para tecnologia procura fornecer soluções para desafios na disponibilidade de alimentos, produção de energia, captação de água e gestão de desperdício zero. Visa também desenvolver condições de vida mais equitativas, integrando tecnologias no planeamento das cidades, ao mesmo tempo em que aborda os desafios ambientais e as ameaças das alterações climáticas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "O que são Distritos de Inovação?" [What are Innovation Districts?] 28 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010216/o-que-sao-distritos-de-inovacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.