OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023

Ao refletirmos sobre os acontecimentos de 2023, vemos que este foi um capítulo notável no mundo da arquitetura e do design. Assistimos à concretização de numerosos projetos inovadores que deixaram uma marca no nosso ambiente construído coletivo. Esta narrativa ocorre em torno de um ano significativo, com um compromisso renovado no combate às mudanças climáticas, com o diálogo iniciado em torno de eventos mundiais como o Congresso Mundial de Arquitetura da UIA em Copenhague ou a 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza.

Esta lista com curadoria inclui projetos que foram abertos ao público em 2023. Cada um deles foi projetado e muito aguardado para ser concluído. Os arquitetos apresentados incluem MVRDV, Zaha Hadid Architects, Snøhetta, Studio Gang e OMA em colaboração com Shohei Shigematsu. Cada uma dessas empresas é um escritório de arquitetura único com seu estilo arquitetônico específico, enquanto todos esses projetos construídos listados são públicos e comerciais.

OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023 - Imagem 1 de 7OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023 - Imagem 5 de 7OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023 - Imagem 2 de 7OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023 - Imagem 3 de 7OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023 - Mais Imagens+ 2

Continue lendo para descobrir os cinco projetos construídos abertos ao público este ano.


Artigo Relacionado

Zaha Hadid Architects inaugura hotel inspirado em Hollywood em Macau

1- Centro Feminino e Infantil de Shenzhen / MVRDV

OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023 - Imagem 4 de 7
© Xia Zhi | Centro de Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV

A renovação do Centro de Mulheres e Crianças de Shenzhen, projetado pela MVRDV, foi concluída e agora está aberta ao público. Situado no distrito de Futian, em Shenzhen, o projeto compreende uma torre de uso misto com uma série de funções públicas. O projeto de reutilização adaptativa reaproveita o edifício, trazendo cores, vegetação e uma nova camada de espaços públicos. O edifício também apresenta instalações voltadas para a comunidade, como uma biblioteca, um teatro infantil e um "salão de descobertas", além de um espaço de exposições e um salão de serviços para a família, enquanto a torre abriga escritórios e um hotel. O objetivo da torre de uso misto é oferecer instalações para o bem-estar de mulheres e crianças.

2- Ponte Jiangxi River / Zaha Hadid Architects

OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023 - Imagem 2 de 7
© Arch Exist | Jiangxi River / Zaha Hadid Architects

A Ponte do Rio Jiangxi, projetada pela ZHA, é uma passagem sobre o afluente do Rio Tuojiang na província de Sichuan, na China, com um comprimento de 295 metros. O projeto é o primeiro de uma série de pontes na West Line Road de Chengdu. A ponte atende a veículos, bicicletas e pedestres para atravessar o Rio Jiangxi, com um vão central de 185 metros e vãos auxiliares de 55 metros que se estendem até as margens do rio. Isso permite que a West Line Road configure a porção oeste do anel viário e ciclovia do Aeroporto New Town.

3 - Observatório e Planetário Orionis / Snøhetta

OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023 - Imagem 5 de 7
© Jad Sylla | Observatório e Planetário Orionis /Snøhetta

O planetário e observatório Orionis, por Snøhetta, foi projetado para criar um espaço acessível e inspirador para os visitantes. Situado entre o Rio Scarpe e o museu arqueológico Arkéos, o projeto pretende unificar esses elementos para completar a experiência do visitante. Inspirado pelo conceito de movimento contínuo, a área de recepção, os espaços de exposição, o anfiteatro e as cúpulas do edifício refletem esse valor central. O projeto de Snøhetta é um edifício unificado com curvas que envolvem as duas cúpulas ao redor do local.

4 - Museu Americano de História Natural Richard Gilder Center / Studio Gang

OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023 - Imagem 7 de 7
© Iwan Baan | Museu Americano de História Natural Richard Gilder Center / Studio Gang

Em 2017, o Studio Gang recebeu aprovação da Comissão de Preservação de Marcos Históricos da Cidade de Nova York, o que lhes permitiu iniciar a expansão do Museu Americano de História Natural. Agora aberta ao público, a expansão consiste em 22.700 m² (245.000 ft²) em seis pavimentos, 80% dos quais estarão dentro da área atual do museu. Além disso, o projeto apresenta o Gilder Center, que abrigará vários novos espaços expositivos e educacionais. Quatro do total de seis pavimentos estão abertos ao público, permitindo aos visitantes conhecer todo o campus por meio de novas entradas ao redor da estrutura.

5 - Museu de Arte Buffalo AKG / OMA/Shohei Shigematsu

OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023 - Imagem 3 de 7
© Marco Cappelletti | Museu de Arte Buffalo AKG

No seu cerne, o Museu de Arte AKG de Buffalo é tanto uma estrutura urbana quanto um museu tranquilo na natureza. Situado no extremo norte do histórico Parque Delaware, o museu em si é composto por dois edifícios históricos conectados. O projeto de expansão do OMA reconecta os museus ao local, permitindo o surgimento de uma nova abertura para atividades públicas. Além disso, ao repensar o programa e seus limites, o projeto permite a realização de novos tipos e módulos de envolvimento público.

OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023 - Imagem 6 de 7
© Xia Zhi | Centro de Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV

Explorando estes cinco projetos marcantes revelados ao público em 2023, assistimos à transformação dos espaços e à fusão do patrimônio com a inovação. Desde o Centro de Mulheres e Crianças de Shenzhen da MVRDV até a Ponte do Rio Jiangxi de Zaha Hadid Architects, o Observatório e Planetário Orionis da Snøhetta, o Richard Gilder Center do Museu Americano de História Natural do Studio Gang e o Museu de Arte AKG de Buffalo da OMA/Shohei Shigematsu, cada empreendimento redefiniu seu entorno com propostas inovadoras e um compromisso de melhorar o nosso mundo.

Este artigo faz parte de uma série com curadoria do ArchDaily que se concentra em projetos construídos de nosso banco de dados agrupados sob temas específicos relacionados a cidades, tipologias, materiais ou programas. Mensalmente, destacaremos uma coleção de projetos que encontram um ponto em comum entre contextos anteriormente incomuns, revelando a profundidade da influência em nossos ambientes construídos. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "OMA, Studio Gang e Zaha Hadid: 5 projetos icônicos concluídos em 2023" [5 Iconic Architectural Projects Completed in 2023, Featuring MVRDV, OMA, Snøhetta, Studio Gang, and Zaha Hadid Architects] 16 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008036/oma-studio-gang-e-zaha-hadid-5-projetos-iconicos-concluidos-em-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.