Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV

Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCentro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de InterioresCentro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Interiores, Armário, CadeiraCentro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Mais Imagens+ 39

  • Arquitetos: MVRDV
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  57900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Xia Zhi
  • Arquiteto Responsável: Jacob van Rijs
  • Sócio: Wenchian Shi
  • Diretor Mvrdv ásia: Steven Smit, Peter Chang
  • Equipe De Projeto: Lorenzo Mattozzi, Marco Gazzola, Giuseppe Mazzaglia, Daehee Suk, Fredy Fortich, Chi Zhang, Bertrand Tan, Siyi Pan, Albert Parfonov, Andrius Ribikauskas, Enrica Perrot, Martina Franco, Jiameng Li, Agnieszka Dabek, Paula Vargas Torres, Elisa Paneni, Peter Chang, Luca Xu, Hong Yang, Echo Zhai, Zhang Ruochen, Leo Zhang, Huang Cai, Peilu Chen, Xiaoliang Yu, Americo Iannazzone, Yihong Chen, Kefei Yan, Edvan Ardianto
  • Interiores E Paisagismo: Lorenzo Mattozzi, Fokke Moerel, Pim Bangert, Giovanni Nardi, Daehee Suk, Jiameng Li, Bertrand Tan, Paula Vargas Torres, Luca Xu
  • MVRDV NEXT: Boudewijn Thomas, Yayun Liu, Changqing Ye
  • Coordenação De Projetos: Shenzhen Women & Children's Building Operation and Management Co.,Ltd.
  • Visualizações: Antonio Luca Coco, Angelo La Delfa, Pavlos Ventouris, Francesco Vitale, Luana La Martina, Jaroslaw Jeda, Emanuele Fortunati
  • Texto: MVRDV Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries
  • Co Arquiteto Paisagista E Engenharia Mecânico Elétrico E Hidrossanitário: SZAD
  • Cidade: Shenzhen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Xia Zhi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção do Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen, China, projetado pela MVRDV, está completa, transformando uma antiga torre de uso misto em um arranha-céu vibrante e colorido que abriga um hotel e uma ampla variedade de instalações para o bem-estar de mulheres e crianças: uma biblioteca, um auditório, um teatro infantil e uma "sala de descobertas", além de salas de terapia e escritórios para os funcionários. Com sua fachada colorida, o prédio é uma presença refrescante no distrito de Futian; e mais importante ainda, com 100 metros de altura, ele estabelece um importante precedente para a reutilização de edifícios em uma cidade que em breve verá uma "grande onda de reutilização adaptativa".

Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Urbano
© Xia Zhi
Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Xia Zhi

A torre foi originalmente concluída em 1994, como parte do primeiro período de crescimento explosivo de Shenzhen. A abordagem apressada do projeto original era imediatamente clara: devido à preocupações persistentes com a segurança contra incêndios, as unidades comerciais no térreo não foram abertas até 2002, e a própria torre permaneceu vazia indefinidamente.

Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Xia Zhi
Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Xia Zhi

Com as necessidades dos usuários do prédio em constante mudança, ele não atendeu aos requisitos ambientais e, em 2019, ficou claro que não era mais adequado para o propósito. Devido ao compromisso da China em atingir o pico de carbono até 2030 e a neutralidade até 2060, o prédio foi selecionado como um dos 24 exemplos de revitalização pelo Comitê Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Imagem 30 de 44

Para corrigir os problemas do prédio, a MVRDV projetou uma transformação abrangente que permitiria a reutilização da estrutura - uma abordagem muito mais sustentável do que demolir e reconstruir. O elemento mais visível dessa transformação é a nova fachada: uma grade de molduras exteriores multicoloridas aumenta a profundidade da fachada para um metro inteiro. Essas molduras fornecem sombreamento adicional para reduzir o ganho de calor térmico e também incorporam painéis abertos no interior que permitem a ventilação natural - aumentando assim o conforto dos ocupantes e reduzindo a dependência do prédio em relação ao ar condicionado.

Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Interiores, Fachada
© Xia Zhi

O projeto também transforma vários elementos da edificação. A coroa imponente cobre um amplo terraço acessível que oferece uma vista panorâmica de 360 graus do bairro abaixo. O pátio, que originalmente era usado para estacionamento de carros, foi convertido em um espaço público com uma praça de alimentação. A entrada do metrô, que anteriormente ocupava a calçada, foi movida para dentro do prédio para melhor conectá-lo às redes de transporte público e reforçar a independência em relação aos carros.

Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Xia Zhi
Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Xia Zhi

A transformação do prédio foi realizada enquanto se economizava aproximadamente 24.000 metros cúbicos de concreto da estrutura original, e a reutilização resultou em uma economia de carbono equivalente a 11.800 voos de Amsterdã para Shenzhen. Também foram feitas pequenas adições à estrutura, preenchendo parte da geometria desajeitada do projeto original para criar plantas simples e eficientes.

Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Xia Zhi

As cores da fachada - amarelo, laranja, rosa e verde - ajudam a comunicar o layout do prédio. A base multicolorida claramente anuncia sua função como um centro de serviços para mães e seus filhos; na torre que abriga o hotel, essas cores dão lugar a um branco mais neutro. No térreo, as quatro entradas principais do complexo são destacadas por uma concentração de cores diferentes, tornando o prédio fácil de ser percorrido e acolhedor para os visitantes.

Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Xia Zhi
Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Xia Zhi

Essa abordagem colorida e comunicativa continua no hall principal. Aqui, uma estrutura de nove "salas" abriga funções diversas que juntas formam um espaço semelhante a um parque infantil para as crianças se divertirem durante a visita. As cores alegres dessa estrutura reforçam o propósito do prédio como um espaço onde as crianças têm prioridade.

Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Xia Zhi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shenzhen, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro para Mulheres e Crianças de Shenzhen / MVRDV" [Shenzhen Women & Children’s Center / MVRDV] 06 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007576/centro-para-mulheres-e-criancas-de-shenzhen-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.