FGKD24: Congresso Distritos do Conhecimento de Quarta Geração 2024

O FGKD24 - Congresso Distritos de Conhecimento de Quarta Geração 2024 será a 1ª Conferência Internacional do CEUCI - Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação.

O congresso será realizado no Centro de Convenções CDC da UNICAMP, em Campinas - SP, entre 20 e 21 de maio de 2024. Tem como público alvo pesquisadores, empresas, organizações não-governamentais, agentes públicos e membros da sociedade civil interessados no tema.

Os distritos industriais tiveram uma grande influência no crescimento e no desenvolvimento das cidades latinoamericanas ao longo do século XX, porém com resultados nem sempre positivos do ponto de vista ambiental. Nas últimas décadas, os distritos de inovação surgiram como novas áreas da cidade com o potencial de contribuir para o desenvolvimento social e econômico de maneira mais sustentável. No caso brasileiro, assim como na América Latina, estes distritos, geralmente localizados nas franjas urbanas, limitam-se a exemplos de segunda ou terceira geração, que buscam promover a interação entre academia e indústria, e mais recentemente, o governo. Estas tipologias seguem o chamado modelo de inovação de tripla hélice. Mas com a evolução para o modelo de inovação de quíntupla hélice, a sociedade e o meio ambiente passam a ser esferas indissociáveis para o sucesso de distritos de inovação, naquilo que denominamos a quarta geração de territórios do conhecimento.
Existem, contudo, grandes desafios para o sucesso desses distritos, como seu financiamento, além de riscos em sua implantação, como a destruição das pré-existências, a gentrificação e a desconexão com relação a outras áreas da cidade. Este evento propõe reunir atores das três hélices tipicamente associadas aos parques tecnológicos - academia, indústria e governo - para discutir esse modelo mais amplo de territórios de produção do conhecimento, envolvendo a sociedade e o meio ambiente.
As contribuições para o evento são possíveis nos idiomas portugês e inglês, e de diversas formas diferentes: (1) contribuições científicas, na forma de artigos ou pôsteres; (2) projetos de desenho urbano e arquitetônico de parques tecnológicos e polos de inovação, na forma de pequenas apresentações ou pôsteres; (3) políticas públicas, regulamentações urbanas, incentivos fiscais e outras formas de promoção de parques tecnológicos e centros de inovação, na forma de mesas redondas; (4) oficinas práticas, antes do evento. O público em geral também pode participar como ouvinte.
A aceitação dos artigos e pôsteres científicos estará sujeita a um processo de revisão em duas etapas, que consiste em uma revisão inicial do resumo e uma posterior revisão duplo-cega por pares dos manuscritos completos. A publicação do artigo e dos resumos dos pôsteres estará sujeita à aceitação pelos revisores, ao cumprimento dos prazos de submissão e das diretrizes de formatação, e ao pagamento da taxa de inscrição no congresso. Os artigos e os resumos dos pôsteres selecionados serão publicados em anais online de acesso aberto, com DOI e ISBN. Múltiplas contribuições estão sujeitas a múltiplas inscrições.
Temáticas
Os tópicos da conferência incluem, mas não estão limitados a:
Projeto e planejamento urbano em distritos de conhecimento
Qualidades urbanas de parques e distritos bem-sucedidos – morfologia, infraestrutura, uso do solo e espaço público
Integração local e regional dos parques e distritos – o papel das redes de mobilidade e suas hierarquias
Estudos de caso de parques tecnológicos e distritos do conhecimento
Retrofit de distritos do conhecimento de 1ª, 2ª e 3ª geração – roteiros e desafios

Sustentabilidade e ecossistema em distritos de conhecimento
Resiliência e sustentabilidade como factores chave nos parques e distritos - soluções baseadas na natureza, energia limpa, neutralidade de carbono e novas tecnologias sustentáveis
Redução do impacto climático nos parques e distritos e em seu entorno
O papel da infraestrutura verde nos parques e distritos – dos parques à agricultura urbana e agroflorestas
Infraestrutura azul em parques e distritos – sistemas de água e saneamento
Promoção da serendipidade e dos ecossistemas de inovação nos parques e distritos

Desenvolvimento econômico e social nos distritos do conhecimento
Políticas públicas e estratégias para o estabelecimento de parques e distritos – incentivos financeiros, planos diretores e regulamentação urbana
Políticas de desenvolvimento econômico de base local nos parques e distritos
Economia circular e redução de resíduos nos parques e distritos
Ambiente saudável e equidade nos parques e distritos
Diversidade social e inclusão nos parques e distritos – modelos para proporcionar empregos, habitação acessível, disponibilidade de moradias e acessibilidade

Placemaking em distritos de conhecimento
Placemaking em parques e distritos – modelos para o processo de percepção ambiental
Sentido de comunidade e o papel dos coletivos urbanos nos parques e distritos
Patrimônio cultural e identidade local em parques e distritos
Datas
Artigos Científicos:
Início do período de submissão de resumos de artigos científicos: 13 de outubro de 2023
Prazo final para submissão de artigos científicos (artigo completos podem ser submetido mesmo sem envio anterior de resumos): 2 de fevereiro de 2024
Resultado da primeira rodada de avaliações: 8 de março de 2024
Resultado da segunda rodada de avaliações: 26 de abril de 2024

Pôsteres científicos
Início do período de submissão de resumos de pôsteres científicos: 2 de fevereiro de 2024
Resultado da primeira rodada de avaliações: 8 de março de 2024
Resultado da segunda rodada de avaliações: 26 de abril de 2024

Apresentações ou pôsteres de projetos urbanos/ arquitetônicos
Prazo para a submissão de propostas: 5 de abril de 2024
Resultado das avaliações: 26 de abril de 2024

Políticas públicas
Prazo para a submissão de propostas: 5 de abril de 2024
Resultado das avaliações: 26 de abril de 2024

Oficinas práticas
Prazo para a submissão de propostas: 2 de fevereiro de 2024
Resultado das avaliações: 8 de março de 2024

Para mais informações, consulte o site FGKD24:
https://sites.google.com/unicamp.br/fgkd24pt

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "FGKD24: Congresso Distritos do Conhecimento de Quarta Geração 2024" 18 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006899/fgkd24-congresso-distritos-do-conhecimento-de-quarta-geracao-2024> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.