Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Yao Li

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

O que vem causando a onda de remodelações na China?

A China parece estar no auge de uma febre de reformas e remodelações. Não apenas as ruelas (hutongs) nos centros históricos, mas também as fábricas abandonadas estão se tornando novos pólos tecnológicos ou culturais, e mesmo os edifícios com risco de colapso estão sendo reformados para prolongar sua vida útil. Por que isso está acontecendo? Quem está investindo? Como isso pode acontecer em um país onde você não pode comprar propriedades?

Nesta edição do Editor's Talk, nossas editoras do ArchDaily China compartilham o que pensam sobre essa febre de remodelações nas grandes cidades daquele país, que há anos passa por um acelerado processo de desenvolvimento.

Capela Nanjing Wanjing Garden / AZL Architects

© Yao Li © Yao Li © Yao Li © Yao Li + 22

Nanjing, China
  • Arquitetos: AZL Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 200.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014

Pavilhão Grou-da-manchúria / GBBN

© Yao Li © Yao Li © Yao Li © Yao Li + 25

Xianning, China
  • Arquitetos: GBBN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 185.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018

13 Capelas impressionantes ao redor do mundo

© Nicolás Campodónico © Yao Li © STUDIO associates © Davide Perbellini + 14

Esta semana, apresentamos uma série de fotografias de algumas das capelas mais impressionantes publicadas recentemente em nossa página. São 13 projetos de diferentes partes do mundo que revelam distintas maneiras de projetar um espaço de culto. A seguir, veja nossa seleção que inclui fotografias de Adolf Bereuter, Yao Li e João Ferrand.

Fotos da Semana: 10 espelhos d'água incríveis

Esta semana, reunimos aqui uma série de fotografias que fazem uso do reflexo de espelhos d'água como principal elemento compositivo. Nelas, a superfície da água desempenha um papel fundamental para criar efeitos na composição, seja para refletir elementos, seja para difundir a luz. Veja, a seguir, uma seleção de dez fotografias de renomados profissionais como Lu Hengzhong, Yao Li e Nico Saieh.

© Nico Saieh © Yao Li © Lu Hengzhong © Fernando Guerra + 11

As melhores fotos de arquitetura de 2017, segundo o Arcaid Awards

Arcaid Images divulgou a lista das 20 imagens concorrendo pelo título de Melhor Imagem de Arquitetura no mundo em 2017. O prêmio anual seleciona fotografias em quatro categorias - Exterior, Interior, Sentido de Lugar e Edifícios em Uso - que são julgados por um grupo de arquitetos, fotógrafos e jornalistas com base em sua qualidade atmosférica, composição, uso de escala e muito mais.

"Mais do que apenas informar as pessoas sobre a existência de tais lugares, as melhores fotos vão além disso e atraem as pessoas a aprenderem mais sobre os edifícios, cidades e paisagens. Esse sentimento já me atingiu em várias ocasiões", disse o membro do júri, John Hill, editor da eMagazine World-Architects.

Centro de conferências de internet de Shitang / AZL Architects

© Yao Li © Hou Bowen © Hou Bowen © Hou Bowen + 27

Nanjing, China
  • Arquitetos: AZL Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 3000.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016

Fotos da Semana: as 10 estruturas mais incríveis

Deixar de lado os revestimentos e trabalhar diretamente com a estrutura aparente não é fácil. Diante deste desafio, os arquitetos têm demonstrado um grande desejo de superação, projetando estruturas cada vez mais criativas. Ao retratar este tipo de obra, a fotografia se mostra uma grande oportunidade parar criar composições incríveis e surpreendentes, podendo destacar desde padrões geométricos, simetrias e ritmos até as texturas e detalhes dos materiais. A seguir, apresentamos uma seleção de imagens de reconhecidos fotógrafos como Iwan Baan, Julien Lanoo e Yao Li, entre outros, que exploram as estruturas da arquitetura. 

© ICD/ITKE University of Stuttgart © Boegly + Grazia © Courtesy of CCDI © Eric Dinardi + 12

Centro de Arte e Cultura de Weinan

Imagem © Yao Li
Imagem © Yao Li

Detalhe da Cortina de Vidro. Imagem © Yao Li Fachada Sul. Imagem © Yao Li Imagem © Yao Li Imagem © Yao Li + 15

Weinan, China
  • Arquitetos: THAD

Os melhores projetos do mundo em 2016 (sem excluir América Latina, África e Ásia)

Sabemos que a história é escrita por aqueles que vencem e impõem seu próprio relato. Também sabemos que o relato do ocidente é o da Europa e Estados Unidos, enquanto o resto dos atores são minimizados ou inviabilizados; chineses e japoneses durante a Segunda Guerra Mundial; com o Império Otomano na Europa do século XVI e com as maiorias raciais na leitura da independência latino-americana. O mesmo ocorre com a arquitetura.

Temos insistido que o boom do Hemisfério Sul não se apoia unicamente em uma obra nova, mas também no reconhecimento de uma nova arquitetura inviabilizada e aparentemente não digna de ser publicada em revistas nos anos 1990. Este cenário mundial mudou com o surgimento de uma humanidade multipolar, mais local. Globalizada mas heterogênea, acelerada mas desequilibrada. Não há países vermelhos ou azuis, mas uma ampla paleta de cores explodidas, como num quadro de Pollock.

Isto serve de preâmbulo para ponderar os melhores edifícios de 2016 de acordo com a opinião do crítico britânico Oliver Wainwright, que elaborou um mapa mundi delimitado por Nova Iorque (a oeste) e a cidade norueguesa de Utoya (a leste), com a exceção de Birzeit, na Palestina.

O Hemisfério Sul representa mais de 40% da economia global e já concentra as principais mega-cidades do mundo, e, mesmo assim, não vale a pena estudar sua arquitetura? Expandindo os limites do mapa mundi arquitetônico de um planeta em transformação, destacamos os seguintes projetos deste ano.

Centro Cultural Muçulmano Da Chang / Architectural Design & Research Institute of SCUT

Vista noturna do arco. Imagem © Yao Li Detalhe. Imagem © Yao Li Imagem © Yao Li © Yao Li + 23

  • Arquitetos: Architectural Design & Research Institute of Scut
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 35000.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

10 impressionantes imagens de espaços sacros

Ainda sob a influência do espírito de Páscoa, apresentamos uma compilação de dez espaços sacros de nosso board de Arquitetura Religiosa no Pinterest. Variando de espaços tradicionais e reverentes a capelas modernas, esses impressionantes lugares de culto são verdadeiramente inspiradores. Veja, a seguir, estas obras sagradas:

Capela Espiral / NAP Architects. Imagem © Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc Capela Nanjing Wanjing Garden / AZL Architects. Imagem © Yao Li Kirche am Hohenzollernplatz / Fritz Hoger. Imagem © Fabrice Fouillet Cobertura das Paredes da Antiga Igreja de Baños / BROWNMENESES. Imagem © Sebastián Crespo + 10

Parque cultural Lintong Zhiyang / Lacime Architectural Design

© Yao Li © Yao Li © Yao Li © Yao Li + 47

CIPEA Casa No.4 / AZL architects

© Yao Li © Yao Li © Yao Li © Yao Li + 22

Nanjing, China
  • Arquitetos: AZL architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 500.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2008

Clubhouse dos Artistas / AZL Architects

© Yao Li © Yao Li © Yao Li © Yao Li + 17

  • Arquitetos: Zhang Lei
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 4000.0 sqm
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2011