O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Religiosa
  4. China
  5. AZL Architects
  6. 2014
  7. Capela Nanjing Wanjing Garden / AZL Architects

Capela Nanjing Wanjing Garden / AZL Architects

Capela Nanjing Wanjing Garden / AZL Architects
Capela Nanjing Wanjing Garden / AZL Architects, © Yao Li
© Yao Li

© Yao Li © Yao Li © Yao Li © Yao Li + 22

© Yao Li
© Yao Li

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, uma pequena capela de 200 metros quadrados, localiza-se em Wanjing Garden, junto à orla do Rio de Nanjing. Mantida por sacerdotes por seminaristas da cidade, recebe atividades religiosas como cultos e casamentos. A capela de madeira e aço possui uma forma externa gentil, assim como um espaço interno forte infundido com a misteriosa força da religião. Sua materialidade plana expressa a delicada lógica da construção.

© Yao Li
© Yao Li

As igrejas mais antigas possuem duas disposições inter-relacionadas - centralidade e profundidade. Tanto a centralidade do Panteão como o eixo profundo da Basílica foram herdados dos primórdios da Arquitetura cristã. A simetria central e axial do espaço da igreja tornou-se menos proeminente durante o período Modernista, os quais foram intimamente relacionados com a rejeição dos protestantes com a hierarquia católica.

Planta Baixa
Planta Baixa

No projeto da Capela Wanjing Garden o arquiteto, propositadamente, não rejeita a "centralidade" e a "profundidade" da sequência espacial clássica. Em planta, ela apresenta um hall central octogonal cercado por corredores quadrados. Em corte, o perfil do telhado e a longa fenda de entrada zenital amplificam a profundidade do espaço e são enfatizadas no ponto alto ao longo do espaço sagrado, onde se encontram todos os eixos.

© Yao Li
© Yao Li

O corredor de madeira conforma um duplo escudo no espaço do hall central. A casca interna é mais fechada, deixando a luz natural penetrar apenas através de aberturas na cobertura e paredes. A concha exterior, composta por delicadas tiras, serve como um filtro das vistas do lado externo, o que implica o início de uma experiência religiosa espacial. O sistema de concha dupla cria um espaço arquitetônico excepcionalmente interessante, que é diferente do "enclausuramento" da tradicional capela de pedra, ou da "abertura" da arquitetura moderna. A pequena capela tem sua planta na forma de um quadrado perfeito. Mesmo com o giro de 45 graus, conectando o espaço interno com a estrutura exterior, o quadrado permanece altamente integrado, simétrico e orientado para o centro.  O eixo diagonal escondido na planta se estende também para a estrutura da cobertura, percebendo a integridade completa do espaço, material e força.

© Yao Li
© Yao Li

"... Deus é luz, e nele não há treva alguma."

- Bíblia de João

© Yao Li
© Yao Li

"Luz" é um tema importante nas expressões religiosas de espaços de igrejas. Nesse projeto em especial, a luz cai através da claraboia logo acima do eixo do altar para o centro do salão, e também penetra por trás da santa cruz na parede do altar. A presença dessa faixa de luz de 300 milímetros de largura é o elemento definidor mais poderoso do espaço interno. Mais luz natural adentra suavemente através das tiras de madeira nas aberturas na parede.

Perspectiva Explodida
Perspectiva Explodida

A estratégia de construção leve é uma escolha sábia num cronograma apertado e orçamento limitado. A estrutura do telhado, em conformidade com o material "barato", e a luz natural, acrescenta expressividade para todo o espaço. Todas as superfícies internas são pintadas em branco, enfatizando o papel principal da luz e do espaço. As tiras externas de madeira e as telhas asfálticas foram deixadas em suas cores naturais, destacando a importância da natureza.

© Yao Li
© Yao Li

As tiras de madeira que envolvem a igreja são tão delicadas que a sua proporção é de 1:120, excedendo em grande parte a carga estrutural solicitada. Com o comprimento de 12 metros e uma área de seção de apenas 38*89 mm, as tiras são conectadas à cobertura e ao chão por partes metálicas em ambas extremidades, mantendo-as no seu estado ideal de alongamento. Tiras de madeira adjacentes também estão conectadas com peças de metal em forma de U para garantir a estabilidade. Todos esses juntoa alcançam uma estrutura de metal-madeira que é extremamente simples na seleção de materiais e instalação.

Corte
Corte

Como uma instituição religiosa com funções muito simples, essa pequena capela tem seus espaços extremamente enxutos, que não poderiam ser atribuídos a um estilo em particular, mas "à natureza, que tolera tudo."

© Yao Li
© Yao Li

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
AZL Architects
Escritório
Cita: "Capela Nanjing Wanjing Garden / AZL Architects" [Nanjing Wanjing Garden Chapel / AZL Architects] 14 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757437/nanjing-wanjing-garden-chapel-azl-architects> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários