Capela Nanjing Wanjing Garden / AZL Architects

Capela Nanjing Wanjing Garden / AZL Architects - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: AZL Architects; AZL Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yao Li
  • Líder Do Projeto: Zhang Lei
  • Equipe De Projeto: Zhang Lei, Wang Ying, Jin Xin, Cao Yongshan, Hang Xiaomeng, Huang Longhui
  • Colaborador: ADI-NJU
  • Cidade: Nanjing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Yao Li

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, uma pequena capela de 200 metros quadrados, localiza-se em Wanjing Garden, junto à orla do Rio de Nanjing. Mantida por sacerdotes por seminaristas da cidade, recebe atividades religiosas como cultos e casamentos. A capela de madeira e aço possui uma forma externa gentil, assim como um espaço interno forte infundido com a misteriosa força da religião. Sua materialidade plana expressa a delicada lógica da construção.

© Yao Li

As igrejas mais antigas possuem duas disposições inter-relacionadas - centralidade e profundidade. Tanto a centralidade do Panteão como o eixo profundo da Basílica foram herdados dos primórdios da Arquitetura cristã. A simetria central e axial do espaço da igreja tornou-se menos proeminente durante o período Modernista, os quais foram intimamente relacionados com a rejeição dos protestantes com a hierarquia católica.

Planta Baixa

No projeto da Capela Wanjing Garden o arquiteto, propositadamente, não rejeita a "centralidade" e a "profundidade" da sequência espacial clássica. Em planta, ela apresenta um hall central octogonal cercado por corredores quadrados. Em corte, o perfil do telhado e a longa fenda de entrada zenital amplificam a profundidade do espaço e são enfatizadas no ponto alto ao longo do espaço sagrado, onde se encontram todos os eixos.

© Yao Li

O corredor de madeira conforma um duplo escudo no espaço do hall central. A casca interna é mais fechada, deixando a luz natural penetrar apenas através de aberturas na cobertura e paredes. A concha exterior, composta por delicadas tiras, serve como um filtro das vistas do lado externo, o que implica o início de uma experiência religiosa espacial. O sistema de concha dupla cria um espaço arquitetônico excepcionalmente interessante, que é diferente do "enclausuramento" da tradicional capela de pedra, ou da "abertura" da arquitetura moderna. A pequena capela tem sua planta na forma de um quadrado perfeito. Mesmo com o giro de 45 graus, conectando o espaço interno com a estrutura exterior, o quadrado permanece altamente integrado, simétrico e orientado para o centro.  O eixo diagonal escondido na planta se estende também para a estrutura da cobertura, percebendo a integridade completa do espaço, material e força.

© Yao Li

"... Deus é luz, e nele não há treva alguma."

- Bíblia de João

© Yao Li

"Luz" é um tema importante nas expressões religiosas de espaços de igrejas. Nesse projeto em especial, a luz cai através da claraboia logo acima do eixo do altar para o centro do salão, e também penetra por trás da santa cruz na parede do altar. A presença dessa faixa de luz de 300 milímetros de largura é o elemento definidor mais poderoso do espaço interno. Mais luz natural adentra suavemente através das tiras de madeira nas aberturas na parede.

Perspectiva Explodida

A estratégia de construção leve é uma escolha sábia num cronograma apertado e orçamento limitado. A estrutura do telhado, em conformidade com o material "barato", e a luz natural, acrescenta expressividade para todo o espaço. Todas as superfícies internas são pintadas em branco, enfatizando o papel principal da luz e do espaço. As tiras externas de madeira e as telhas asfálticas foram deixadas em suas cores naturais, destacando a importância da natureza.

© Yao Li

As tiras de madeira que envolvem a igreja são tão delicadas que a sua proporção é de 1:120, excedendo em grande parte a carga estrutural solicitada. Com o comprimento de 12 metros e uma área de seção de apenas 38*89 mm, as tiras são conectadas à cobertura e ao chão por partes metálicas em ambas extremidades, mantendo-as no seu estado ideal de alongamento. Tiras de madeira adjacentes também estão conectadas com peças de metal em forma de U para garantir a estabilidade. Todos esses juntoa alcançam uma estrutura de metal-madeira que é extremamente simples na seleção de materiais e instalação.

Corte

Como uma instituição religiosa com funções muito simples, essa pequena capela tem seus espaços extremamente enxutos, que não poderiam ser atribuídos a um estilo em particular, mas "à natureza, que tolera tudo."

© Yao Li

Originalmente publicado em 14 Dezembro, 2014

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nanjing, Jiangsu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela Nanjing Wanjing Garden / AZL Architects" [Nanjing Wanjing Garden Chapel / AZL Architects] 02 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757437/nanjing-wanjing-garden-chapel-azl-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.