Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Tim Griffith

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

AIA divulga os vencedores do seu prêmio de arquitetura de interiores 2020

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) premiou sete projetos na edição de 2020 de seu Interior Architecture Awards. O programa voltado à arquitetura de interiores reconhece os espaços internos mais inovadores, "interiores de edifícios que deixam sua marca nas cidades, lugares e espaços em que vivemos e trabalhamos."

© Connie Zhou © James Ewing/OTTO © Tim Griffith © Michael Moran Photography + 10

Uma viagem pela Califórnia através de sua arquitetura residencial

Martis Camp 506 / Blaze Makoid Architecture. Image Cortesía de Blaze Makoid Architecture C-Glass House / Deegan Day Design. Image © Taiyo Watanabe Off-Grid Guest House / Anacapa. Image © Erin Feinblatt McElroy House _ Ehrlich Architects / Ehrlich Yanai Rhee Chaney Architects. Image © Miranda Brackett + 26

Localizada no extremo oeste dos Estados Unidos, a Califórnia é o estado mais populoso do e o terceiro em extensão territorial. Ao longo de seus quase quinhentos mil quilômetros quadrados encontram-se algumas das cidades mais populosas do país como é o caso de Los Angeles, San Diego, San Francisco, Long Beach e Oakland.

Quais materiais mantêm os edifícios frescos (substituindo o ar condicionado)?

O ar condicionado não é apenas algo caro; também é terrível para o meio ambiente. Contabilizando 10% do consumo global de energia atualmente, o resfriamento dos ambientes foi responsável, somente em 2016, pela emissão de 1.045 toneladas de CO2. Espera-se que este número aumente, com a Agência Internacional de Energia estimando que o resfriamento atingirá 37% da demanda total de energia do mundo até 2050.

Renzo Piano's California Academy of Sciences. Image © Tim Griffith A-cero's Concrete House II. Image © Luis H. Segovia Ambrosi I Etchegaray's Spa Querétaro é um exemplo contemporâneo de um recurso de água centralizado e pátio. Image © Luis Gordoa Cooper Scaife Architects' Leura Lane, que apresenta um telhado de habilidade refletivo e levemente colorido projetado para sombra de verão. Image © John Wilson + 10

KPF conclui o terceiro maior edifício de Shenzhen com 400 metros de altura

A Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) acaba de inaugurar seu mais novo edifício, o terceiro arranha-céu mais alto da cidade de Shenzhen. Sede da China Resources, a torre de escritórios de 400 metros de altura é um enorme complexo multi-uso, abrigando espaços comerciais, residenciais além dos já mencionados escritórios da empresa.

Implantado em uma área de 2.000 metros quadrados de espaços públicos, o mais novo arranha-céu da cidade de Shenzhen teve seu projeto inspirado na forma de um broto de bambu. Muito mais do que um ícone urbano, o majestoso edifício projetado pela Kuhn Pedersen Fox procura "resgatar a urbanidade da região central de Shenzhen, ao mesmo tempo em que atende a demanda de uma das principais empresas do país, criando um ícone que reflete tanta a história quanto o atual momento de crescimento e pujança da empresa".

© Kohn Pedersen Fox Associates © Tim Griffith © Tim Griffith © Tim Griffith + 5

Os melhores arranha-céus de 2018

1: Lotte World Tower / Kohn Pedersen Fox Associates with Baum Architects. Image © Tim Griffith
1: Lotte World Tower / Kohn Pedersen Fox Associates with Baum Architects. Image © Tim Griffith

A Emporis anunciou os resultados do seu prêmio Emporis Skyscraper, que reconhece os melhores edifícios em altura construídos no ano anterior. Nesta edição, o prêmio principal foi concedido à Lotte World Tower em Seul, Coreia do Sul, projetada por Kohn Pedersen Fox Associates e Baum Architects. A torre mais alta da Coreia do Sul também conta com o deck de observação com piso de vidro mais alto do mundo, oferecendo uma vertiginosa vista de 555 metros de altura.

Edifícios culturais e corporativos: 15 átrios e seus cortes

Cortesía de 3XN Cortesía de Paul de Ruiter Architects Cortesía de Renzo Piano Building Workshop + Payette Cortesía de Renzo Piano Building Workshop + 31

Edifícios culturais e corporativos oferecem a oportunidade perfeita para projetar grandes átrios. Esses espaços centrais, projetados para possibilitar o encontro de pessoas ou para ajudar na orientação dentro do edifício, são geralmente amplos e oferecem muita liberdade na etapa de concepção. Escala imponente, escadarias esculturais, materiais nobres e vegetação interna são apenas alguns dos recursos usados para dar vida a esses espaços. Para ajudá-lo com seu projeto, compilamos a seguir 15 átrios e seus desenhos de corte.

AIA divulga os melhores projetos educacionais de 2018

O Comitê de Arquitetura para a Educação do Instituto Americano de Arquitetos anunciou os vencedores do prêmio Education Facility Design Awards deste ano. Os oito vencedores e duas menções honrosas foram premiados como as melhores instalações educacionais deste ano, que não apenas demonstram excelência no projeto arquitetônico contemporâneo, mas também promovem a educação de maneiras inovadoras e servem como um espaço de aprendizado inspirador. Os projetos deste ano são projetados para estudantes de todas as idades, desde creches a edifícios de ensino superior.

“A educação continua a evoluir, e os projetos do programa Education Facility Design Awards deste ano - apresentados pelo AIA e pelo Comitê de Arquitetura para Educação - representam os ambientes de aprendizagem de última geração que estão sendo desenvolvidos nos espaços de hoje. Esses projetos mostram inovação em todo o processo de aprendizagem, mostrando como os arquitetos estão criando espaços de ponta que aprimoram a pedagogia moderna”.

Leia mais sobre os vencedores abaixo.

© Hank Mardukas Photography © Bruce Damonte © Tom Arban © Lara Swimmer + 50

Quando se trata de construir um aeroporto melhor, "nunca vale a pena usar materiais baratos"

O projeto de um aeroporto é tanto uma arte quanto uma ciência: os melhores terminais não são apenas espaços funcionais, mas também belos e inspiradores. Milhões de pessoas passam por esses terminais todos os dias, mas poucos entendem seu funcionamento interno tão bem quanto Roger Duffy e Derek A.R. Moore - líderes de projeto do SOM que concebem alguns dos projetos de aeroportos mais ambiciosos de todo o mundo, incluindo o Terminal 2 do Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji, em Mumbai. Nesta entrevista, Moore, diretor, e Duffy, o sócio de projeto, refletem sobre os complicados desafios do projeto de aeroportos e como essas restrições podem alimentar soluções criativas.

Changi International Airport - Terminal 3. Image © Tim Griffith Chhatrapati Shivaji International Airport – Terminal 2. Image Courtesy of SOM / Robert Polidori © Mumbai International Airport Pvt. Ltd. Toronto Pearson International Airport Terminal 1. Image © Timothy Hursley Washington Dulles Internation Airport - Automated People Mover Station. Image Courtesy of SOM / © Jeff Goldberg | Esto + 15

Em foco: Renzo Piano

“Arquitetura é arte, mas arte bastante contaminada por muitas outras coisas. Contaminada no melhor sentido da palavra - alimentada, fertilizada por muitas outras coisas.” - Renzo Piano

Renzo Piano, o vencedor do Prêmio Pritzker nascido em Gênova, Itália, completa hoje 76 anos. A tradição da família de Piano levava a crer que ele seria mais um construtor, no entanto, Renzo optou por estudar arquitetura em Milão. Contudo, até hoje, Piano se mantém cético quanto a academia; de fato, os processos artesanais e a experimentação são os pilares da Renzo Piano Building Workshop. Veja mais algumas citações inspiradoras e as obras de Renzo Piano publicadas no ArchDaily Brasil, a seguir...

AIA seleciona os 10 projetos mais sustentáveis de 2017

O Instituto Americano de Arquitetos (American Institute of Architects - AIA) e seu Comitê de Meio Ambiente (COTE) nomearam os escolhidos do Prêmio Top Ten de 2017, celebrando edifícios que melhor exemplificam a integração de grandes projetos, grandes desempenhos e excelência em sustentabilidade.

Agora em seu 21º ano, o programa COTE Top Ten Awards foi criado para homenagear projetos que protegem e melhoram o meio ambiente através de uma abordagem integrada à arquitetura, sistemas naturais e tecnologia.

Centro de Pesquisas e Ciências Avançadas da CUNY / Flad Architects + KPF

© Jeremy Bittermann © Jeremy Bittermann © Tim Griffith © Tim Griffith + 34

Nova Iorque, Estados Unidos
  • Arquitetos: Bob Fitzgerald AIA, Grace Han AIA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  399460
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014

Anunciados os vencedores do AIA/ALA Library Building Award 2016

© Hedrich Blessing
© Hedrich Blessing

O American Institute of Architects (AIA) e o American Library Association (ALA) selecionaram sete projetos vencedores do AIA/ALA Library Building Awards de 2016. O prêmio foi criado para encorajar e reconhecer excelência no projeto arquitetônico de bibliotecas, refletindo e envolvendo o papel da biblioteca como espaço comunitário.

Os sete vencedores do AIA/ALA Library Building Awards são:

Campus de Pesquisa - CREATE / Perkins+Will

© Tim Griffith © Tim Griffith © Tim Griffith © Tim Griffith + 12

  • Arquitetos: Perkins+Will
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

AIA elege os 10 projetos mais sustentáveis de 2015

O AIA e sua Comissão do Meio Ambiente [Committee on the Environment - COTE] selecionaram os dez melhores exemplos de projeto sustentável e ecológico do ano de 2015. Em sua 19ª edição, o COTE Top Ten Awards reconheceu os projetos que apresentam os níveis mais altos de integração entre os sistemas naturais e a tecnologia para produzir espaços que impactam positivamente no seu entorno e minimizam os danos ambientais.

Todos os projetos serão homenageados na AIA National Convention 2015 e na Exposição de Design, em Atlanta. Confira os dez projetos mais sustentáveis deste ano, a seguir.

New Orleans BioInnovation Center / Eskew+Dumez+Ripple. Imagem © Timothy Hursley University Center / Skidmore, Owings & Merrill. Imagem © James Ewing Sweetwater Spectrum Community / Leddy Maytum Stacy Architects. Imagem © Tim Griffith Hughes Warehouse Adaptive Reuse / Overland Partners. Imagem © Dror Baldinger + 21

Centro Cívico de Justiça de Manchester / Denton Corker Marshall

© Tim Griffith © Tim Griffith © Tim Griffith © Tim Griffith + 13

Comunidade Sweetwater Spectrum / LMS Architects

© Tim Griffith © Tim Griffith © Tim Griffith © Tim Griffith + 28

Estacionamento Mission Bay Block 27 / WRNS Studio

© Tim Griffith © Tim Griffith © Tim Griffith © Tim Griffith + 14

Met / WOHA

© Patrick Bingham © Patrick Bingham © Patrick Bingham © Patrick Bingham + 23

  • Arquitetos: WOHA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2005