Shengliang Su

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

O estado da arquitetura: análise e previsão de tendências do ArchDaily para 2021

Com base nos principais acontecimentos do ano passado, o ambiente arquitetônico, as cidades e as necessidades das pessoas dentro dela parecem ter mudado. Diferentes reflexões arquitetônicas e soluções de projeto foram propostas, mostrando como os eventos globais são capazes de ultrapassar os limites da profissão, ampliando nossa responsabilidade, e também nossas oportunidades em contribuir para a melhoria da qualidade de vida de diferentes formas. No ArchDaily, continuamos a nos conectar com arquitetos e designers de todo o mundo e compartilhamos diversas obras, todas exibindo implementações relevantes e soluções arquitetônicas que tenham um impacto em nossa comunidade.

Em resposta às obras publicadas, analisamos diferentes comportamentos do leitor que indicam como a produção arquitetônica pode realmente ter um impacto sobre profisisinais da arquitetura e não profissionais em todo o mundo. Isso nos levou a criar o Relatório Anual de Arquitetura do ArchDaily, que analisa as tendências e tópicos mais populares no mundo da arquitetura no ano passado, em um esforço para compreender, discutir e prever as tendências para 2021.

Fábrica de Balsas de Bambu Wuyishan / TAO - Trace Architecture Office

© Shengliang Su© Shengliang Su© Shengliang Su© Shengliang Su+ 66

Os melhores projetos de arquitetura de 2020

© Shiromio Studio© Kevin Scott© Daici Ano© Jino Sam+ 102

Em nome de toda a equipe do ArchDaily, gostaríamos de agradecer seu apoio – a participação de vocês, leitoras e leitores, ajudou a tornar 2020 um ano melhor. Podemos dizer com satisfação que este ano, mais que em qualquer outro, alcançamos profissionais da arquitetura de todas as partes do mundo, contribuindo com ferramentas e inspiração para a criação de espaços melhores. 

Com mais de 5.500 obras diferentes publicadas ao longo do ano, nossa equipe de curadores tem o prazer de compartilhar esta seleção dos 100 projetos mais acessados de 2020. Esta lista representa o que há de melhor no conteúdo criado e compartilhado pela comunidade do ArchDaily nos últimos 11 meses.

Jardim de Infância Central de Xinchang / Atelier Deshaus

© Shengliang Su© Shengliang Su© Shengliang Su© Shengliang Su+ 15

  • Arquitetos: Atelier Deshaus
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017

Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects

© Shengliang Su© Shengliang Su© Hao Chen© Shengliang Su+ 57

  • Arquitetos: Vector Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017

A renovação dos Hutongs de Pequim: intervenções urbanas em pequena escala

Os hutongs são estruturas urbanas que atravessam séculos, preciosos exemplos da arquitetura vernacular chinesa e uma das principais testemunhas da transformação cultural e histórica do país. O nome ‘hutong’, na verdade, deriva de uma palavra em mongol que significa ‘poço d'água’. Era assim que se chamavam as pequenas vielas construídas ao longo da dinastia Yuan (1271–1368) na tentativa de traçar um tecido urbano mais regular que tanto facilitasse a gestão da propriedade da terra quando a eficiência dos fluxos.

Micro-Hutong / standardarchitecture. Image © Shengliang SuMicro-Hutong / standardarchitecture. Image © Chen SuMiniature Beijing: the Conversion of No. 28 Dayuan Hu Tong / Atelier Li Xinggang. Image © Shengliang SuMiniature Beijing: the Conversion of No. 28 Dayuan Hu Tong / Atelier Li Xinggang. Image © Shengliang Su+ 23

Renovação da Antiga Fábrica de Motores de Pingyao / Architectural Design and Research Institute of Tsinghua University

© Shengliang Su© Shengliang Su© Shengliang Su© Shengliang Su+ 26

Jinzhong, China

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura

Optical Glass House / Hiroshi Nakamura & NAP. Image © Koji Fuji / Nacasa & Partners, Inc.Ports 1961 Shanghai Façade / UUfie. Image © Shengliang SuNave Industrial RX / Emilio Alvarez Abouchard Arquitectura. Image © Camila CossioNave Industrial RX / Emilio Alvarez Abouchard Arquitectura. Image © Camila Cossio+ 36

Em 1977, um artigo do The New York Times escrito por Carter B. Horsley proclamava “o auge dos glamorosos tijolos de vidro”: antes um material “de segunda categoria”, os tijolos de vidro começavam a ganhar aceitação entre arquitetos em projetos residenciais e de restaurantes por sua translucidez, privacidade, interesse visual e senso de ordem. Após o uso breve, mas generalizado, de tijolos de vidro, muitos agora associam o material a estilos arquitetônicos desatualizados dos anos 80, uma estética que poucos parecem interessados em reviver. No entanto, arquitetos contemporâneos pioneiros começaram a usar esse material exclusivo de maneiras novas e distintamente modernas, seja para banheiros elegantes e minimalistas, bares e restaurantes industriais, janelas residenciais vintage ou até fachadas urbanas experimentais. Como Horsley afirmou, parece que os tijolos de vidro glamourosos estão no auge - de novo.

Centro de Arte e Cultura de Shou / Studio Zhu-Pei

Acesso principal. Imagem © Shengliang SuCirculação no segundo pavimento e pátio frontal. Imagem © Shengliang SuPátio Posterior. Imagem © Shengliang SuPátio suspenso e circulação. Imagem © Shengliang Su+ 38

Condado de Shou , China
  • Arquitetos: Studio Zhu-Pei
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Anhui Huacheng Concrete Co., Shandong Jinxiang Aluminum Co., Wuxi Yaopi Glass Engineering Co.

8 Soluções de projeto para criar interiores confortáveis

O design de interiores é um elemento fundamental do projeto de arquitetura, especialmente relevante quando arquitetos e designers são capazes de construir uma atmosfera própria capaz de aprazer os nossos sentidos. Você já se perguntou por que existem espaços que nos agradam e nos convidam a ficar por horas e outros que instantaneamente nos fazem querer ir embora? Essas sensações são uma consequência de como manipulamos certos elementos e parâmetros espaciais que inevitavelmente afetam a maneira como nos relacionamos com o espaço.

Fachada Ports 1961 Shanghai / UUfie

© Shengliang Su© Shengliang Su© Shengliang Su© Shengliang Su+ 18

  • Arquitetos: UUfie
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1145
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Reforma do Edifício de Escritórios Jing'an / ArchUnits

Exterior. Imagem de © Shengliang SuExterior. Imagem de © Shengliang SuInterior. Imagem de © Shengliang SuInterior. Imagem de © Shengliang Su+ 19

  • Arquitetos: ArchUnits
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Dulux, Opple, YunJiu

O céu é o limite: 26 projetos que utilizam a cobertura como espaço habitável

Cortesía de JAJA Architects© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue© John Siu© Yoshiharu Matsumura+ 28

Quando falamos em cobertura ou quinta fachada, é comum pensarmos em lajes planas. Na realidade, existe uma ampla gama de usos e possibilidades que se materializam de maneiras diferentes, dependendo das necessidades técnicas específicas de cada cobertura, bem como das possibilidades espaciais e climáticas de cada local. Coberturas também podem ser um espaço propício para o desenvolvimento de estruturas, extensões, áreas de lazer, espaços interativos e até a integração paisagística das obras.

Centro Cultural Linpan / Archi-Union

© Shengliang Su
© Shengliang Su

© Shengliang Su© Shengliang Su© Tianzhou Yang© Tianzhou Yang+ 19

O que vem causando a onda de remodelações na China?

A China parece estar no auge de uma febre de reformas e remodelações. Não apenas as ruelas (hutongs) nos centros históricos, mas também as fábricas abandonadas estão se tornando novos pólos tecnológicos ou culturais, e mesmo os edifícios com risco de colapso estão sendo reformados para prolongar sua vida útil. Por que isso está acontecendo? Quem está investindo? Como isso pode acontecer em um país onde você não pode comprar propriedades?

Nesta edição do Editor's Talk, nossas editoras do ArchDaily China compartilham o que pensam sobre essa febre de remodelações nas grandes cidades daquele país, que há anos passa por um acelerado processo de desenvolvimento.

Labirinto Nuvem / RSAA / Büro Ziyu Zhuang

© Shengliang Su© Shengliang Su© Shengliang Su© Hui Zhang+ 31

  • Arquitetos: RSAA
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

Palco da Floresta / META-Project

Panorama. Imagem © Shengliang SuInterior. Imagem © Shengliang SuLighted View. Imagem © Shengliang SuInterior. Imagem © Shengliang Su+ 40

  • Arquitetos: META-Project
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  277
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: 三雄极光

Chongqing LongFor • Hall da Cidade à Beira-Mar / Shanghai Tianhua Architecture Planning & Engineering

Passagem e Pátio. Imagem © Shengliang SuHall Central de Exibição. Imagem © Shengliang SuPercurso Leste. Imagem © Yang YuanFigura Arquitetônica. Imagem © Shengliang Su+ 34

Yubei Qu, China
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  950
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Alucobond, Parklex International S.L., Shanghai Hundred