Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi

Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de ExteriorEdifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Exterior, OrlaEdifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Interiores, CozinhaEdifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos Responsáveis: Xiaofeng Zhu, Penghua Ding
  • Equipe De Projeto: Yao Lu, Jiajia Tang, Xue Du, Zhiyuan Liu, Jiaquan Liang
  • Consultoria Estrutural: Jianbo Miao, Tong Chen
  • Cliente: Shanghai Hangzhou Bay Economic and Technological Development Co., Ltd.
  • Projeto/Consultoria De Fachada: Shanghai Hanart Facade Specialist CO.ltd
  • Cidade: Xangai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Exterior, Fachada
exterior. Imagem © Shan Liang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos últimos anos, os escritórios corporativos tornaram-se um personagem distinto na revitalização rural do distrito de Fengxian. Como uma base rural para a sede da empresa, o Intco Center é um exemplo inovador dessa tendência. A edificação está localizada em uma área de preservação na margem sul do rio Huangpu, no distrito de Fengxian. O edifício original era uma construção de dois pavimentos com cinco vazios e um telhado chinês com duas águas, construído na década de 1990, que não estava mais em uso devido a longos anos de abandono. Os afluentes do rio Huangpu fluem pelos lados norte e oeste do local, cercado por florestas exuberantes.

Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Exterior
Vista Aérea. Imagem © Shan Liang
Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Exterior
Vista Aérea. Imagem © Shan Liang

A Intco Recycling Resources é uma fabricante de alta tecnologia de reutilização do plástico. Por meio da circulação da cadeia industrial, a empresa utiliza a reciclagem do plástico com bens de consumo da moda, para produzir produtos culturais criativos e reciclados, como porta-retratos ecológicos. A empresa nos contratou para projetar uma pequena sede no local, que deveria funcionar como uma galeria cultural corporativa e possuir espaços para reuniões de alto nível. O conceito do projeto é uma combinação de dois pontos: a residência tradicional e a cultura corporativa. O primeiro passo foi a gestão da água, ajustamos a linha costeira do afluente ao norte e introduzimos a água do rio no local, após a purificação. Desta forma, a água é recolhida em uma plataforma, sobre a qual uma nova construção foi erguida.

Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Exterior, Orla
exterior. Imagem © Shan Liang
Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Imagem 34 de 40
Axonométrica
Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Exterior
exterior. Imagem © Shan Liang

A Casa Jiaoquan é uma residência arquitetônica tradicional no distrito rural de Fengxian, formada por um pátio e cercada por quatro volumes térreos com telhados de duas águas, característicos em Xangai desde a Dinastia Qing. Diferente dos pátios do norte da China, a Casa Jiaoquan utiliza a "Sala da Porta de Entrada" (corredor de passagem) no meio, como um acesso, e o "coração do pátio" é puramente fechado pela edificação de quatro testadas. Nosso pátio também é cercado por quatro unidades, enquanto seguimos com essa forma espacial, buscamos injetar vitalidade nesse tipo de formato, por meio da organização espacial estrutural.

Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Exterior
espelho d'água e pele cinética. Imagem © Shan Liang
Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Imagem 32 de 40
Detalhe
Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Interiores
galeria. Imagem © Shengliang Su

O edifício-pátio do projeto é composto por paredes translúcidas no anel externo, quatro edificações no anel do meio e um pátio central no interior. Nos vértices, quatro colunas se ramificam para apoiar o anel externo com quatro treliças de cabos, revestidas por uma película cinética triangular. As lâminas espelhadas da grelha balançam com o vento, como folhas com a brisa. O vento penetra no pátio interno através das telas cinéticas, que também refletem a floresta e o céu circundantes, criando uma imagem vaga e sutil do pátio. No anel do meio, às quatro unidades são alocadas em plataformas e dispostas como moinhos de vento na planta, que se assemelham a quatro navios atracando na orla.

Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Interiores, Cozinha
galeria e pátio central. Imagem © Shengliang Su
Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Interiores
Corredor 2F. Imagem © Shengliang Su

Cada unidade é sustentada por duas colunas ramificadas em ambas as extremidades, conectadas por um par de vigas, que sustentam estrutura do telhado, já a laje do primeiro pavimento é suspensa por colunas atirantadas nas vigas. A estrutura suspensa configura um espaço livre no térreo, que atende perfeitamente às necessidades de diversas atividades públicas, como exposições e confraternizações. A planta assimétrica das paredes externas em cada unidade confere um status diferente às duas colunas que as sustentam, visto que uma está no vazio interno de altura total, combinada com instalações de circulação vertical, como escadas ou plataformas elevatórias, e a outra é externa e torna-se uma “árvore artificial” no pequeno pátio. Em cada unidade, 3/4 das paredes externas são projetadas com janelas do piso ao teto, para fornecer transparência ao térreo, enquanto o primeiro pavimento é mais reservado, para abrigar escritórios privativos e salas de reuniões.

Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Interiores, Fachada
galeria. Imagem © Shengliang Su
Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Interiores, Fachada
galeria. Imagem © Shengliang Su

O pátio interno é formado por duas paredes tracionadas escalonadas, sendo um par no térreo na direção norte-sul e outro no primeiro pavimento, na direção leste-oeste. Cercado pelas paredes está o coração do pátio, enquanto no exterior está localizado anel de circulação. As paredes de cisalhamento escalonadas não apenas suportam as circulações em ambos os lados (o corredor voltado para o pátio central e o corredor voltado para as unidades), mas também fornecem suportes horizontais para as estruturas das unidades através de passarelas. Todas as tubulações hidráulicas e elétricas verticais são instaladas em shafts, o que confere pureza e homogeneidade ao espaço interno das unidades.

Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Interiores
pequeno pátio. Imagem © Shengliang Su

Por meio do sistema estrutural e dos materiais, estabelecemos uma permeabilidade bidirecional entre o anel externo, o anel do meio e o interno. As paredes elevadas do pátio dão as boas-vindas às pessoas, as janelas do piso ao teto entre as unidades incorporam a paisagem, as aberturas na parte inferior das paredes externas introduzem a água e a ventilação, e a claraboia entre o anel interno e externo absorve a luz natural. No pátio, o fluxo externo-interno permite que as pessoas aproveitem a brisa, o espelho d'água e a claridade do céu, tornando-o uma experiência especial como estar em um bosque artificial. Ao mesmo tempo, os pequenos pátios no anel do meio e a pele cinética translúcida oferece um vislumbre as exposições, atividades e as imagens do pátio central, que representam a cultura corporativa de regeneração e reciclagem da Intco.

Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Imagem 23 de 40
passarela e sombra. Imagem © Shan Liang

Como a forma básica do assentamento tradicional no sul do Delta do Rio Yangtze, as casas pátio carregam ricas características culturais regionais e sabedoria de vida. Acreditamos que, com a injeção de tecnologia e funções contemporâneas, os edifícios com pátio criarão conotações por meio da renovação contínua.

Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi - Fotografia de Exterior, Fachada
exterior. Imagem © Shengliang Su

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yuli Village, Zhuangxing Town, Fengxian District, Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Sede da Intco / Scenic Architecture Office + Doarchi" [Intco Center / Scenic Architecture Office + Doarchi] 24 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967294/edificio-sede-da-intco-scenic-architecture-office-plus-doarchi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.