Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Nico Saieh

Architectural Photographer based in Santiago, Chile

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Alejandro Aravena: "A necessidade mais básica e urgente é como um template que elimina o irrelevante"

Alejandro Aravena esteve em Florianópolis na última semana, convidado pelo NCD Summit 2019 para palestrar sobre Arquitetura Social. Fundador do "do tank" ELEMENTAL, o Prêmio Pritzker de 2016 deu um panorama geral de sua obra, passando pelas mais distintas tipologias de projeto, sempre evidenciando os processos que levaram às soluções adotadas. Antes da palestra, Aravena concedeu uma entrevista exclusiva ao ArchDaily Brasil. Confira a entrevista a seguir:

Capela San Francisco / PARALELA

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 23

Capela  · 
Melipilla, Chile
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura PARALELA
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Ano Projeto Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    2019

Casa Sombreros / SAA arquitectura + territorio

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 28

Casas  · 
Puerto Río Tranquilo, Chile

Arquiteturas temporárias: 13 espaços públicos que ativam a cidade

© Sebastien Michelini © Shawn Liu © Marco Canevacci © Gijo Paul George + 14

De modo geral, os esforços na indústria da construção se voltam a projetos de espaços permanentes e duráveis. No entanto, em algumas ocasiões, a criação de espaços temporários pode ser de grande ajuda não apenas ao oferece uma opção de infraestrutura rápida em casos emergenciais, mas também ao ativar espaços residuais ou abandonados de nossas cidades. Para exemplificar o potencial dessas intervenções, apresentamos 13 espaços públicos temporários bem sucedios. 

Casa Ponte / Aranguiz-Bunster Arquitectos

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 37

Casas  · 
Puerto Varas, Chile
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Aranguiz-Bunster Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Ano Projeto Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    2010

Guia de arquitetura: 20 obras de Alvar Aalto

O arquiteto finlandês Alvar Aalto foi pioneiro em design e arquitetura modernos a partir de formas orgânicas e materiais naturais. Quando decidiu que seria arquiteto, mudou-se para Helsinque, único lugar do país onde se podia estudar arquitetura na época. Ao longo de sua carreira, ergueu obras em diversos países, deixando um amplo legado para a arquitetura moderna. A seguir, mapeamos 20 de suas obras que deveriam ser visitadas por todo estudante e profissional de arquitetura.

Como especificar o vidro correto em um projeto de arquitetura

Atualmente, a tecnologia dos vidro evoluiu para fornecer soluções específicas e eficazes para cada projeto arquitetônico. Há tantas opções disponíveis que é necessário estudar as propriedades dos diferentes produtos, bem como as condições particulares que influenciarão as janelas e portas envidraçadas que estamos projetando.

Quais variáveis devemos considerar e priorizar ao escolher os vidros de nossos projetos? Como equilibrar estética com funcionalidade e eficiência? Conversamos com os especialistas técnicos da Cristales Dialum para mergulhar no complexo mundo do vidro e, assim, entender melhor o caminho que devemos seguir para especificar corretamente e garantir a qualidade de vida das pessoas que habitarão nossos projetos.

Como evitar as principais fontes de perda de energia nos edifícios

O conforto térmico fica bastante evidenciado quando não é atendido. Isso porque quando as condições térmicas são adequadas em um local, o corpo encontra-se em equilíbrio com o ambiente e os ocupantes podem simplesmente desenvolver suas atividades normalmente. Pelo contrário, quando um espaço é quente ou frio demais, logo observamos mudanças no nosso humor e corpo. A insatisfação com o ambiente térmico ocorre quando o balanço térmico é instável, ou seja, quando há diferenças entre o calor produzido pelo corpo e o calor do corpo perdido para o ambiente.

Edifício Echeñique 46 / Talhouk + Arquitectos Asociados

© Nico Saieh
© Nico Saieh

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 20

Apartamentos  · 
Ñuñoa, Chile

30 Esquemas e Detalhes Construtivos para uma Arquitetura Sustentável

A concepção do sustentável na arquitetura é fundamentada a partir do ambiente. Os múltiplos focos que são abordados em projetos a partir do conceito de sustentabilidade permitiram configurar uma diversidade de espaços habitáveis com melhores rendimentos quando comparados com outros tipos de aproximações projetuais.

Os benefícios da incorporação de vegetação - tanto em fachadas como em coberturas - e os estudos em relação ao desenho de conforto térmico e os sistemas construtivos - respeito ao material e sua manufatura - outorgam uma série de questões que permitem considerar o desenho sustentável como um fator determinante na busca de edificações que melhoram as condições de vida e respeitam seu entorno natural.

Veja uma seleção de 30 esquemas e detalhes construtivos de projetos que se destacam por sua abordagem sustentável.

Detalhes de cozinhas de casas chilenas

Tradicionalmente, as habitações chilenas têm na cozinha um espaço central. Sendo um ponto focal dentro de cada projeto, é importante aprofundar seu desenho e ocupar cada metro quadrado disponível em favor de seu uso efetivo. Revisamos 7 cozinhas projetadas especificamente em casas chilenas; cada um com detalhes , distribuições particulares e diferentes combinações de materiais, móveis e equipamentos.

Casa Zille / Gonzalo Mardones V Arquitectos. Image © Xilofor Casa Málaga / Prietoschaffer arquitectos. Image © Roland Halbe Casa Rocas / Studio MK27 + 57STUDIO. Image © Xilofor Los Halcones / FG Arquitectos + Demaria. Image © Xilofor + 48

As possibilidades do Concreto Pigmentado: 18 edifícios impregnados de cor

Quando pensamos em concreto, a cor cinza geralmente nos vem à cabeça. O traço tradicional do concreto, que leva cimento, brita, areia e água pode apresentar variações por conta dos seus elementos compositivos, mas sempre varia entre o cinza claro e o escuro. No entanto, um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado é o de agregar pigmentos a essa mistura, para se alcançar cores variadas na aparência final da obra, já que tornam todo o concreto, por dentro e por fora, colorido. Essas tonalidades decorrem da adição de óxidos: as cores amarelo, vermelho e suas derivações (marrons) são obtidas com a adição do óxido de ferro, enquanto que o óxido de cromo e de cobalto criam o efeito de cor verde e azul, respectivamente. Para o concreto preto, geralmente inclui-se óxido de ferro preto e óxido de carbono, combinados com cimento pozolânico .

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA. Image © Luis Gallardo - LGM Studio Museu Cais do Sertão / Brasil Arquitetura. Image © Nelson Kon Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners. Image © Giorgio Marafioti Galería Solar S. Roque / Manuel Maia Gomes. Image © Fernando Guerra | FG+SG + 19

Dois brasileiros entre os escritórios emergentes eleitos pela Bienal de Arquitectura Latinoamericana 2019

Com o objetivo de internacionalizar a produção arquitetônica emergente na América Latina, a Bienal de Arquitetura Latino-Americana (BAL 2019) anunciou os escritórios que participarão da próxima edição do evento, a ser realizado em setembro de 2019 em Pamplona, Espanha. Dois escritórios brasileiros aparecem na lista.

Mercados: exemplos de arquitetura em planta e corte

Os mercados não só foram essenciais na história do comércio - transpassando tipologias, indo do tianguis ao souk - mas um elemento essencial na configuração do espaço urbano.

Muitos arquitetos já abordaram esse tipo de projeto, que se mostra desafiador tanto na escala de sua localização como de sua estrutura, em que a distribuição espacial desempenha um papel fundamental em relação à logística e circulação de pessoas.

A seguir, compilamos 20 exemplos de mercados, acompanhados de suas representações em desenhos de planta e corte. 

CASAJUVE / Gonzalo Mardones V Arquitectos

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 40

Casas  · 
Cachagua, Chile

Casatru / Gonzalo Mardones V Arquitectos

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 23

Residencial  · 
Cachagua, Chile
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Gonzalo Mardones V Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Ano Projeto Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    2017

Lareiras e fogões: 35 espaços onde o fogo é protagonista

© Ralph Feiner © Adam Gibson © Lars Petter Pettersen © Thomas Heimann + 36

Desde o início dos tempos, o ser humano se reúne em volta do fogo. Os primeiros assentamentos e cabanas primitivas incluíam em seu interior uma pequena fogueira para cozinhar e manter o calor de seus habitantes. Esta tradição continuou até o presente, com lareiras e fogões assumindo os mais variados modelos e formas e proporcionando possibilidades dentro e fora de casa.

Veja, a seguir, 35 exemplos de espaços que têm o fogo como protagonista. 

Centros culturais: 50 exemplos em planta e corte

Quantas vezes nos deparamos com o desafio de projetar um centro cultural? Embora isso possa parecer uma façanha para a maioria, muitos arquitetos já se viram diante da tarefa de projetar um programa que combina centro comunitário e cultura.

Entre os projetos publicados em nosso site, encontramos exemplos que abordam a questão a partir de diferentes abordagens, de configurações flexíveis a propostas que priorizam a centralidade, gerando espaços de encontro e atividades. Veja, a seguir, 50 exemplos de centros culturais acompanhados de suas plantas e cortes.