Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Marc Goodwin

Instagram / @archmospheres

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Escritórios de arquitetura de Istambul, pelas lentes de Marc Goodwin

O fotógrafo de arquitetura Marc Goodwin visitou recentemente Istambul para continuar sua jornada documentando os escritórios de arquitetura do mundo. Ele visitou várias cidades e países, incluindo Brasil, Cidade do Panamá, Holanda, Dubai, Londres, Paris, Pequim, Xangai, Seul, países nórdicos, Barcelona e Los Angeles. Em Istambul, Marc fotografou 10 escritórios trabalhando em diferentes tipos e escalas de projetos. Descubra os escritórios individuais e a cidade através do recurso mais recente de Marc.

© Marc Goodwin © Marc Goodwin © Marc Goodwin © Marc Goodwin + 21

Cabana Projeto Ö / Bond Creative Agency

© Marc Goodwin © Marc Goodwin © Marc Goodwin © Marc Goodwin + 29

Kimito, Finlândia
  • Arquitetos: Aleksi Hautamäki
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 75.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

Escritórios de arquitetura de São Paulo, pelas lentes de Marc Goodwin

A série de fotografias de escritórios de arquitetura de Marc Goodwin finalmente chegou ao Brasil. O experiente fotógrafo visitou vinte dos mais importantes escritórios de São Paulo, mostrando uma imagem - ou muitas - de como é o dia a dia dentro destes espaços de trabalho. Sua vasta série documental conta com registros de firmas da Cidade do Panamá, Holanda, Dubai, Londres, Paris, Pequim, Xangai, Seul, Escandinávia, Barcelona e Los Angeles. Em São Paulo, Marc visitou vinte escritórios das mais variadas escalas, dedicados a diferentes tipos de projeto. Conheça-os a seguir.

© Marc Goodwin © Marc Goodwin © Marc Goodwin © Marc Goodwin + 38

Escritórios de arquitetura do Panamá, pelas lentes de Marc Goodwin

O fotógrafo de arquitetura Marc Goodwin visitou recentemente a cidade do Panamá para continuar sua jornada documentando os escritórios de arquitetura do mundo. Ele já registrou firmas de Dubai, Londres, Paris, Pequim, Xangai, Seul, da Escandinávia, Barcelona, Los Angeles e México. No Panamá, Marc fotografou uma série de espaços de trabalho em oito escritórios, de um estúdio de cinco pessoas até uma firma de 200 funcionários. Conheça-os, a seguir.

Mallol Arquitectos. Image © Marc Goodwin SKETCH. Image © Marc Goodwin Pinzon Lozano & Asoc. Arquitectos . Image © Marc Goodwin Femur arquitectura. Image © Marc Goodwin + 17

Espaços de armazenamento em casas pequenas: soluções e exemplos úteis

Cidades densas, casas pequenas. Com cada vez mais frequência, nos vemos obrigados a nos adaptar a espaços que simplesmente não comportam certos objetos e elementos do cotidiano. Como arquitetos, estas restrições são oportunidades e nos relembram que nosso objetivo é oferecer soluções precisas a demandas específicas, e que o projeto com área e orçamento ilimitados é algo virtualmente inexistente. 

Qual é, então, a chave para acomodar tudo o que precisamos para viver? Revisemos algumas operações efetivas para armazenar em espaços mínimos.

END THE ROC / nook architects. Imagem © Yago Partal Bazillion / YCL Studio. Imagem © Leonas Garbačauskas HB6B / Karin Matz. Image Cortesía de Karin Matz Gorki / Ruetemple. Image Cortesía de Ruetemple + 33

O que as cidades africanas podem aprender com a experiência de Dubai?

Ao longo das últimas três décadas, Dubai floresceu em meio a um deserto desabitado para transformar-se em um centro urbano estratégico para o mundo dos negócios e do turismo. Como uma das diversas reações decorrentes deste novo fenômeno, várias cidades ao redor do mundo passaram a replicar esse modelo de desenvolvimento urbano - um urbanismo amplamente baseado no automóvel, arranha-céus luxuosos, centros comerciais gigantescos e tecnologias e sistemas "inteligentes" e "sustentáveis", tudo isso, à partir do zero. Surpreendentemente, estes novos empreendimentos tem se espalhado rapidamente pelo continente africano, assumindo nomes como Eko Atlantic City Nigéria, Vision City em Ruanda, Ebene Cyber City nas Ilhas Maurício; Konza Technology City no Quênia; Safari City na Tanzânia; Le Cite du Fleuve na República Democrática do Congo, entre vários outros. Ao que tudo indica, todas estas cidades parecem apenas meras tentativas de imitação daquilo que representa a cidade de Dubai.

Escritórios de arquitetura mexicanos, pelas lentes de Marc Goodwin

Oficina Frida Escobedo. Image © Marc Goodwin Oficina CC Arquitectos. Image © Marc Goodwin Oficina Rozana Montiel. Image © Marc Goodwin Oficina Productora. Image © Marc Goodwin + 28

Após ter fotografado escritórios de arquitetura na Holanda, Dubai, Londres, Paris, Pequim, Xangai, Seul, Escandinávia, Barcelona e Los Angeles, o fotógrafo de arquitetura Marc Goodwin continua sua série, registrando agora alguns dos escritórios mais reconhecidos do México. Conheça o cotidiano desses profissionais da Cidade do México, a seguir.

Escritórios de arquitetura de Los Angeles, pelas lentes de Marc Goodwin

Depois de ter fotografado centenas de escritórios de arquitetura espalhados pelos Países Baixos, Dubai, Londres, Paris, Pequim, Xangai, Seul, Escandinávia e Barcelona, chegou a hora de Los Angeles. Marc Goodwin dá continuidade a sua fantástica série temática na costa oeste dos Estados Unidos, reunindo fotos de quinze grandes estúdios de arquitetura e design da cidade, apresentando um conjunto de escritórios emergentes e de renome mundial. Seja bem vindo ao mundo dos arquitetos e designers da Cidade dos Anjos.

Brooks + Scarpa. Image © Marc Goodwin Marmol Radzinger. Image © Marc Goodwin EYRC. Image © Marc Goodwin Edward Ogosta Architecture. Image © Marc Goodwin + 31

Jávri Lodge / Arkkitehtitoimisto Teemu Pirinen

© Marc Goodwin © Marc Goodwin © Marc Goodwin © Marc Goodwin + 27

Saariselkä, Finlândia

Casas inteligentes que utilizam Domótica para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes

© Paul Finkel
© Paul Finkel

A domótica é um conjunto de tecnologias aplicadas ao controle e automação inteligente de uma obra de arquitetura. Seus diferentes sistemas permitem uma gestão eficiente do consumo de energia, segurança, acessibilidade e conforto geral do edifício, tornando-se uma questão importante a considerar ao projetar, construir e habitar.

Os sistemas domóticos são baseados na coleta de dados por sensores, que logo são processados para emitir ordens precisas aos executores, variando a qualidade ambiental de cada espaço de acordo com as necessidades do usuário. O ritmo da vida atual e os avanços tecnológicos que experimentamos nos últimos anos levaram a novas formas de viver, motivando o projeto de residências e edifícios mais humanos, multifuncionais e flexíveis.

Este artigo recolhe diferentes referências de habitação onde a domótica tem sido utilizada, o que deixou de ser um luxo para se tornar uma solução viável e eficaz para todos os tipos de projetos.

© Kingkien © Beer Singnoi © Kingkien © Günther Richard Wett + 25

Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects

Cinco pétalas de jasmim. Imagem © Yong Zhang Rampa espiral. Imagem © Marc Goodwin Entrada da galeria curva. Imagem © Marc Goodwin Opera hall. Imagem © Marc Goodwin + 40

Fuzhou, China
  • Arquitetos: PES-Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 153000.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018

Como criar conteúdo de interesse para Arquitetos (Parte 3: O título é fundamental)

Nos últimos dois artigos, mostramos uma série de dicas para apresentar seus produtos e materiais através de conteúdos que os arquitetos valorizam, gerando assim uma maior possibilidade de atraí-los para sua marca. Esta estratégia de difusão de uma empresa é chamada de Content Marketing e busca passar uma mensagem útil para os consumidores, ao invés de promover diretamente um produto ou uma empresa. Geralmente utilizam meios digitais e, através de artigos, vídeos e tutoriais, cria vínculos com os clientes reais e potenciais, que valorizam esse conteúdo.

Nesta edição, nós focaremos em importantes dicas para criar títulos que engajam as pessoas e imagens atrativas que ajudem no melhor entendimento de sua menssagem.

As 10 cidades mais inspiradoras do design em 2018, segundo a Metropolis Magazine

Na mais recente e última lista da revista Metropolis Magazine feita a partir da análise das cidades do design, o foco não está na produção ou mesmo na cultura, mas nas próprias cidades enquanto focos de inspiração. Para os designers entrevistados, as cidades listadas foram aquelas que fizeram seus corações baterem mais forte.

Eliel e Eero Saarinen: A vasta influência de pai e filho na arquitetura

St Louis Gateway Arch. Image © Flickr user jeffnps licensed under CC BY 2.0
St Louis Gateway Arch. Image © Flickr user jeffnps licensed under CC BY 2.0

É raro um pai e filho compartilharem a mesma data de nascimento. Ainda mais raro que essa dupla trabalhe na mesma profissão e mais raro ainda ambos alcançarem sucesso internacional em suas respectivas carreiras. Esta, no entanto, é a história de Eliel e Eero Saarinen, os arquitetos finlandeses-americanos cujo portfólio conjunto retrata o desenvolvimento do pensamento arquitetônico moderno nos Estados Unidos. Desde os edifícios finlandeses inspirados pela Art Nouveau de Eliel e o planejamento urbano modernista até o estilo internacional de Eero e suas estruturas neo-futuristas, a dupla pai-filho produziu um corpo incomparável de trabalho, culminando em duas medalhas de ouro individuais do AIA.

© MWAA <a href='https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:FirstChristianChurch.jpg'>Photo by Greg Hume</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5/deed.pt'>CC BY-SA 2.5</a> © <a href='https://www.flickr.com/photos/gabyu/305710396'>Ezra Stoller via Flikr user gabyu</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/'>CC BY-ND 2.0</a> © <a href='https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Helsinki_Railway_Station_20050604.jpg'>Revontuli</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en'>CC BY-SA 3.0</a> + 22

Moradia para Meninas Órfãs é considerada a melhor habitação de 2018 segundo The Architectural Review

The Architectural Review escolheu o projeto Moradia para Meninas Órfãs, no Irã, por ZAV Architectsi como a melhor habitação do ano de 2018. Uma premiação encabeçada pela publicação todos os anos, o AR House Awards identifica “originalidade e excelência no projeto das habitações”, reconhecendo casas particulares que vão além da função principal do abrigo, e se tornam “um objeto de fantasia, uma fonte de prazer, um talismã e um campo de testes.

A nona edição dos prêmios contou com seis projetos escolhidos de uma lista de 16, contendo obras do Reino Unido, Irlanda, Espanha, Escandinávia, Canadá, América Latina, Irã, Vietnã, Índia, Nepal e Japão. Os vencedores anteriores incluíram a Casa Fayland de David Chipperfield em 2015, a Cosmic House de UID Architects em 2016, e o protótipo anti-sísmico em 2017 por Edward Ng, Wan Li e Xinan Chi.

Como criar conteúdos de interesse para Arquitetos (Parte 1: Propõe um tema de interesse geral)

O marketing tradicional está em baixa e já é quase impensável que uma empresa procure chamar a atenção de seus potenciais clientes unicamente através de informes publicitários. Se pensarmos que o público alvo está composto por arquitetos, esta afirmação se torna ainda mais verdadeira.

Como vimos em artigos anteriores, além de preço e qualidade, os arquitetos escolhem os produtos com que trabalham em função das informações técnicas que conseguem obter de seus fornecedores. Essas informações são de vital importância para que eles possam entender a instalação, o desempenho no tempo, além de terem acesso a outras obras de arquitetura que já utilizaram o material em questão.

Cachorros como protagonistas de fotografias de arquitetura

Casa La Quinta / Pablo Pérez Palacios, Alfonso de la Concha Rojas, Miguel Vargas, Blas Treviño, Jorge Quiroga . Imagem © Rafael Gamo Casas Catalinas / Agustín Lozada. Imagem © Gonzalo Viramonte MK5 House / ORTRAUM. Imagem © Marc Goodwin Unleashed Dog Spa / Square One Interiors. Imagem © Ihor Pona + 33

É pouco comum encontrarmos animais nas fotografias de arquitetura, por isso, quando vemos um cachorro ou gato em alguma foto, ela rapidamente prende nossa atenção. Já realizamos uma compilação de fotografias de arquitetura com gatos, portanto, agora selecionamos algumas imagens que têm como protagonista nossos fiéis amigos caninos. Veja nossa seleção, a seguir.

Escritórios de arquitetura dos Países Baixos, pelas lentes de Marc Goodwin

O incansável fotógrafo de arquitetura, Marc Goodwin, é conhecido por suas séries fotográficas de escritórios e empresas de arquitetura ao redor do mundo. Através de suas lentes, pudemos conhecer melhor o mundo privado de uma série de arquitetos de Dubai, Londres, Paris, Pequim, Xangai, Seul, da Escandinávia e também de Barcelona. Na mais recente edição, apresentada à seguir, Goodwin viajou até os Países Baixos onde registrou o universo privado de outros dezessete escritórios. São escritórios de diferentes escalas, instalados em antigos edifícios ou espaços anteriormente utilizados como escritórios, bancos ou fábricas. Marc Goodwin nos oferece um vislumbre do cotidiano pessoal destes incríveis arquitetos e de seus ambientes de trabalho.